Artigos Filmes 

E aquelas cenas pós-créditos de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, hein? Um papo com spoilers, claro!

Se você viu, e surtou, ao longo de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa sabe que o filme tinha algumas cenas pós-créditos no seu final, né? Duas para sermos mais específicos. Sendo que a última era praticamente um teaser…

E se você chegou nesse texto ainda sem tomar spoilers do longa, parabéns.

Mas a partir da imagem abaixo só teremos spoiler, então fique avisado.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa | Crítica: Maior filme de 2021 faz aquilo que promete ser: um espetáculo para os fãs do herói

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos da série/filme. Continue a ler por sua conta e risco.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa nos apresenta 2 cenas pós-créditos. Uma se conecta ao filme do Homem-Aranha propriamente dito e outra é um amontoado de cenas que levam o MCU para o futuro depois dos acontecimentos do longa que acabamos de ver.

Então vamos por partes. A primeira cena é a continuação direta dos eventos que vimos em Venom: Tempo de Carnificina.

E aquela cena pós-crédito de Venom: Tempo de Carnificina e como ela muda as coisas?

Eddie e Venom

Sim, lembram quando lá no final da sequência de Venom, vimos que Eddie Brock, e Venom, tinham sidos transportados para o Universo do MCU? Então…a cena traz a continuação disso.

Nos momentos pós-filme do Homem-Aranha, vemos Eddie conversar com o garçom de um quiosque lá do hotel que ele estava hospedado sobre os eventos que aconteceram no universo do MCU. Entre um copo e outro, o moço (interpretado por Cristo Fernández, o Dani Roja de Ted Lasso) explica algumas coisas para Eddie, com comentários de Venom, sobre os Vingadores, o ataque de Thanos e tudo mais. A piada em que é falado que Thanos é um alien que curte jóias é ótima. Até que Eddie começa a brilhar e puf… desaparece. 

Assim, como os outros personagens dos outros universos que vimos no final de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Mas tanto nas cenas pós-crédito de Venom: Tempo de Carnificina quanto de Homem-Aranha; Sem Volta Para Casa, Eddie expressa seu interesse em encontrar o Homem-Aranha e Peter Parker. E quando seu corpo retorna para o seu Universo fica claro que isso deverá ser uma prioridade do lado de lá. Mas, é claro, que estamos no MCU e numa cena pós-crédito. E por mais engraçada e divertida que seja, tem uma certa repercussão para o futuro, sim. O que acontece é que um pedaço pequeno da gosma preta alien fica no MCU, e isso abre as portas para uma futura interação de um novo Venom dentro do Universo que Peter Parker vive após os eventos do filme. Interessante.

Multiverso da Loucura

Já a segunda cena pós-crédito… bem, ela não é uma cena só como é o habitual. E sim, um conjunto de cenas… afinal a Marvel Studios colocou o teaser de Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura como a segunda cena pós-crédito Homem-Aranha; Sem Volta Para Casa.

Assim, vemos que o Doutor Estranho precisa lidar com as consequências dos feitiços que ele criou no filme. Como vimos em Homem-Aranha; Sem Volta Para Casa, ao tentar fazer com que todo mundo esquecesse que Peter Parker era o Homem-Aranha, o feitiço do Doutor Estranho trouxe visitantes de outros universos que sabiam da existência do personagem. Depois, o personagem no final do filme consegue até realizar o feitiço novamente mas causa uma abertura na fenda entre os universos e que foi fechada com um grande custo por ele. 

Nas cenas de Doutor Estranho 2, vemos o Doutor Estranho falar isso enquanto vemos as cenas dele vagando por Nova York toda destruída, dentro do Sanctum Sanctorum, e com rápidas cenas que envolvem o retorno da Dra. Christine Palmer (Rachel McAdams) vestida de noiva em um casamento com Stephen, o Barão Mordo (Chiwetel Ejiofor) e muito mais.

Os cortes nas cenas são muito rápidos, e vemos outros personagens, inclusive alguém com uma jaqueta jeans com uma grande estrela, sim é ela America Chavez (mais em breve). Até que as cenas rápidas param e a câmera nos leva para uma casinha isolada no meio do nada, onde vemos o Doutor Estranho chegar para falar com alguém que está de costas e cuida de uma grande árvore com folhas brancas. Sim, é a ela, a nossa Wanda com uma cara abatida. Stephen começa a conversar com a personagem e diz que a visita dele não tem nada haver com os acontecimentos em Westview!

Os dois trocam algumas palavras e o vídeo volta a exibir diversas cenas picotadas. Vemos o Doutor Estranho lutar com uma criatura como um grande olho, talvez seria Shuma-Gorath? Vemos Wanda sentada lendo um livro no mesmo tipo de projeção astral que vimos em WandaVision, vemos America Chavez de frente e os personagens da jovem, com o Doutor Estranho e talvez Wong em algum tipo de novo Universo. O narrador do clipe fala que o maior inimigo do Doutor Estranho é ele mesmo e a câmera foca e para na versão sombria do Doutor Estranho que vimos na versão animada lá em What If…?

E vemos nos letreiros Doutor Estranho vai retornar….

AAAAAH. Empolgados para o Multiverso da Loucura? Pois estamos. O longa chega em maio de 2022 nos cinemas.