Twitch registra crescimento de 5% no início de 2022 e se mantém como a casa dos fãs de games

O domínio da Twitch TV no universo dos games é antigo, algo que começou antes mesmo desse mercado mover bilhões de dólares anualmente no Brasil e em todo o mundo. Entretanto, isso não quer dizer que a plataforma parou de crescer, pois os números mostram exatamente o oposto. Nos primeiros dois meses de 2022, por exemplo, a alta foi de quase 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Ou seja, a casa dos streamers de jogos eletrônicos continua chamando a atenção do público alvo.

Esses números foram divulgados recentemente, como mostra a reportagem da Betway Insider, e apontam para um futuro otimista na plataforma. Foram mais de 230 bilhões de horas assistidas entre janeiro e fevereiro deste ano, além da manutenção dos mais de 7 milhões de streamers com perfil ativo. Ou seja, estamos falando de um site que supera o YouTube e o Facebook com certa tranquilidade. A Twitch possui mais de 70% do mercado de transmissão ao vivo de games.

A parte mais curiosa é que esse domínio não vem apenas com as lives de jogos atuais ou populares, mas também com as conversas entre o criador de conteúdo e os seguidores. Isso pode ser melhor explicado pelo relatório de 2021, onde a categoria “just chatting”, que representa a interação apenas de conversa na transmissão, foi responsável por 13% das lives na plataforma. É uma porcentagem alta, principalmente em um universo que respira jogos eletrônicos 24 horas. O diálogo e a troca de ideias, inclusive de diferentes temas, ainda têm espaço por ali.

O resultado disso é que a Twitch vai se consolidando no mercado, e os criadores de conteúdo começam a enxergar o site como uma carreira profissional. Esse é o caso de Casimiro Miguel, que estourou na internet com as lives realizadas na plataforma. Durante uma transmissão que contou com a participação de Neymar, ele juntou mais de 540 mil espectadores. Um recorde na plataforma, mesmo sem jogar nenhum game durante o tempo que ficou transmitindo.

Games ainda dominam

Apesar dessa variedade de conteúdos disponíveis na Twitch, os jogos eletrônicos continuam aparecendo como protagonistas. A maioria dos criadores de conteúdo da plataforma são focados neste nicho, até mesmo quem não está sempre nos games nas transmissões. O popular Alexandre “Gaules” Borba, por exemplo, saiu do universo do Counter-Strike para brilhar com as livestreams. Ele já realizou a transmissão de vários conteúdos, mas sempre volta para os games.

Outros grandes nomes, como mostra o artigo publicado pelo site de eSports bets Betway, também possuem histórias parecidas. É o caso do Alessandro “The Darkness” e da BelaBM, ambos vieram dos jogos eletrônicos, inclusive dos eSports, para se destacar também nas lives. Isso é explicado pela quantidade de fãs desse nicho na plataforma, que como falamos é líder do mercado com grande folga. Uma consolidação que não acontece apenas no Brasil, mas também em todo o mundo.

Tudo que envolve o mercado dos games atualmente é quase uma garantia de sucesso. Além de movimentar bilhões de dólares, como mostram os estudos da NewZoo, também garante milhões de pessoas como audiência. Só no Brasil, o terceiro maior mercado do mundo, as competições e os jogos de eSports reúnem mais de 21 milhões de pessoas todos os anos. É uma tendência real, e cada vez mais forte.

Um trabalho fixo

Esse papel de streamer pode parecer um sonho fácil para muitas pessoas, mas é uma carreira complicada para se consolidar e ter sucesso. Isso acontece pela alta concorrência, inclusive na Twitch. São muitas pessoas buscando audiência, e nem todos os perfis conseguem chamar a atenção. É nisso que entra a criatividade e o todo mais complicado para atrair seguidores.

Alguns nomes, como o Gaules, conseguiram isso apelando para os games. Transmitir alguns torneios, por exemplo, pode ser uma forma de agregar inscritos no canal da plataforma. Entretanto, isso não é uma garantia total, pois a forma com que o streamer lida com as transmissões também conta muito neste sentido.

A Twitch causou um grande impacto no mundo dos conteúdos digitais, inclusive desbancando algumas redes sociais maiores. É uma plataforma dinâmica que não para de crescer, mesmo em 2022, e deve continuar ganhando a atenção dos fãs de games e também dos apaixonados por live streaming.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.