Críticas Filmes 

Turma da Mônica: Lições | Crítica: Sequência flui melhor que primeiro filme e entrega uma explosão de emoções

Prepare-se para muita comoção e diversão com a nova aventura dos personagens do gibi mais amados do Brasil. Em Turma da Mônica: Lições (2021), a turminha precisa lidar individualmente com as consequências de um plano que dá errado, enquanto tentam manter a amizade que eles sempre tiveram e que aqui agora é testada.

Assim como o anterior Turma da Mônica: LaçosTurma da Mônica: Lições é uma adaptação da Graphic Novel homônima. Desta vez Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão terão que aprender a enfrentar seus maiores medos: Mônica vai para uma escola nova, enquanto os outros três irão para atividades extracurriculares que lidam diretamente com os principais traços de suas personalidades – Magali e sua fome interminável, Cascão e seu medo de água e Cebolinha com sua alteração de fala.

Foto: Serendipity Inc

E diferente de seu antecessor, o novo filme dos personagens flui mais facilmente. Com durações praticamente idênticas (o novo tem um minuto a mais – 97 no total), fica claro que Lições não esfria em momento algum, e consegue prender bem a atenção de adultos e crianças.

Mais uma vez, Giulia Benite mostra que nasceu para interpretar a Mônica – a jovem atriz incorpora com virtuosidade a protagonista e conduz super bem a história, enquanto Laura Rauseo, entrega uma Magali mais profunda que a do primeiro filme.

Kevin Vechiatto e Gabriel Moreira, Cebolinha e Cascão respectivamente, brilham divertidamente em cada cena que aparecem.

É muito bonito poder acompanhar o quanto o quarteto evoluiu e se conectou ainda mais com os personagens dos quadrinhos.

Entre as novidades, estão os novos personagens da Turma da Mônica que finalmente chegaram para esse novo universo. A lista é enorme: Tonhão (Marcos), Marina (Laís Villela), Nimbus (Rodrigo Kenji), Tina (Isabelle Drummond), Rolo (Gustavo Merighi), Pipa (Camila Brandão), Zecão (Fernando Mais) e Tia Nena (Eliana Fonseca).

Por último, listamos os personagens que mais se destacaram e que vão cativar muito o público: Milena (Emily Nayara) que tenta se aproximar de Magali, Humberto (Lucas Infante) que conhecerá Cebolinha em um lugar inusitado, Do Contra (Vinícius Higo) começando uma amizade com Cascão numa situação delicada para o nosso sujinho favorito e Dudu (Giovani Nicholas), primo da Magali mas que surge em um momento complicado para ajudar a Mônica.

Assim como Laços teve um ator de destaque – Rodrigo Santoro interpretando Louco – Turma da Mônica: Lições conta com Malu Mader interpretando a Professora Vânia, que irá ensinar lições valiosas para a nossa protagonista. 

Foto: Serendipity Inc.  

Novamente na direção, Daniel Rezende fez um trabalho espetacular e gracioso que transcende a tela. É perceptível a harmonia do diretor com o elenco e a equipe, que resultou em uma obra primorosa.

O que temos aqui é um longa que entrega uma combinação incrível de uma estética invejável e vividamente colorido. Turma da Mônica: Lições chama atenção visualmente mas também por seu roteiro espirituoso, repleto de pequenas piadas. O filme ainda aborda temas como bullying e ansiedade de uma forma tão sutil, que fica impossível não se sensibilizar.

No final, Turma da Mônica: Lições entrega uma explosão de emoções e ensinamentos que definitivamente vai tocar seu coração.

E – sem spoilers – espere por uma cena pós créditos surpreendente!

Avaliação: 4.5 de 5.


Turma da Mônica: Lições chega em 30 de Dezembro, nos cinemas.