sábado, 05 outubro, 2024
InícioFilmesComo o suspense September 5 foi de filme desconhecido para ser mais...

Como o suspense September 5 foi de filme desconhecido para ser mais uma aposta da Paramount na temporada de premiação?

Peter Sarsgaard e John Magaro em cena de September 5. Foto: Courtesy of VENICE FILM FESTIVAL

Todo ano surge um azarão na temporada de premiação. Lembram do ano que tivemos a Universal Pictures com 1917 que apareceu do nada no Oscar? E no outro ano que tivemos a Netflix com o drama Nada de Novo no Front? Então, pelo visto, parece que para a temporada de 2024-2025, o longa da vez é September 5.

Do diretor Tim Fehlbaum, o longa fez pré-estreia no Festival de Veneza, mas passou um pouco abaixo do radar por que não estreou na Mostra Principal, e sim na Mostra Orizzonti Extra. Mas não deixou de impressionar os críticos presentes no festival italiano.

Alguns dias depois, do outro lado do planeta, no Festival de Telluride, membros da imprensa e os críticos fizeram fila para assistir o longa nas poucas sessões disponíveis no festival americano. [via THR]

A produtora Republic Pictures, um braço da Paramount Pictures já tinha garantido o longa na metade do ano, mas agora a imprensa americana não para de falar e elogiar o filme que tem pouco mais de 1h e 34 minutos e conta a história da cobertura do canal ABC Sports sobre o ataque terrorista aos atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique de 1972.

No elenco temos Peter Sarsgaard, John Magaro, Ben Chaplin, Leonie Benesch, Zinedine Soualem, Georgina Rich, Corey Johnson, Marcus Rutherford, Daniel Adeosun, Benjamin Walker e Ferdinand Dörfler.

Das 9 críticas cadastradas no Rotten Tomatoes, 8 são positivas. Para o Deadline,“September 5 é bom em tudo que propõs” e “a atuação de todos os atores é excelente, com destaque para Magaro, que é sensacional como um homem que tenta desesperadamente estar à altura da ocasião contra todas as probabilidades”.

Para o IndieWare, “September 5 funciona de forma mais poderosa como um thriller a portas fechadas, em uma única sala, mesmo que o que vemos em uma parede de monitores seja quase irreal demais para acreditar.”

No Letterboxd, o longa tem uma nota 3,5/5 e temos sinopse liberada pelo estúdio! [via LaBiennale]

September 5 revela o momento decisivo que mudou para sempre a cobertura da mídia e continua a impactar as notícias ao vivo até hoje. Passado durante as Olimpíadas de Munique de 1972, o filme acompanha uma equipe americana de transmissão esportiva que rapidamente se adaptou da reportagem esportiva à cobertura ao vivo dos atletas israelenses feitos reféns.

Por meio dessa lente, September 5 oferece uma nova e poderosa perspectiva sobre a transmissão ao vivo vista globalmente por um número estimado de um bilhão de pessoas na época. No centro da história está Geoff, um jovem e ambicioso produtor que se esforça para provar seu valor ao seu chefe, o lendário executivo de TV Roone Arledge. Juntamente com Marianne, uma intérprete alemã, Geoff assume inesperadamente o comando da cobertura ao vivo. À medida que as narrativas mudam, o tempo passa e rumores conflitantes se espalham, com a vida dos reféns em jogo, Geoff enfrenta decisões difíceis ao mesmo tempo em que confronta sua própria bússola moral. Como cobrir uma situação como essa se o que os criminosos querem são os holofotes que você dá?

Em um ano e uma temporada de premiação marcada ainda pela greve dos atores e roteiristas no ano passado, September 5 tem chances de pipocar na lista de 10 filmes indicados ao Oscar com certeza. O mesmo vale para indicações em Melhor Ator para Sarsgaard e Melhor Ator Coadjuvante para John Magaro.

Claro, não será o único filme que a Paramout aposta na temporada de premiação, afinal, temos aí Gladiador 2, do diretor Riley Scott, na jogada, mas September 5 fez uma coisa importante que é fazer a rodada de festivais na temporada e definitivamente o estúdio deve bancar a campanha para a temporada de premiações.

September 5 ganhou estreia nos EUA para 27 de novembro, uma data excelente e que vai aproveitar o feriado de Ação de Graças no país. No Brasil, o estúdio marcou o longa para Janeiro de 2025.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Últimas