Notícias Séries & TV 

The Mandalorian | Primeiras Impressões – 2ª Temporada: Chuva de easter-egg e muito fan-service

Para nós brasileiros, a segunda temporada de The Mandalorian serviu como uma grande continuação, afinal, o novo ano estreou junto com os episódios da primeira temporada ontem (17) com o lançamento da plataforma no Brasil.

Mas a diferença entre eles são gritantes igual ao som do Chewbacca nervoso. Para sua segunda temporada, pelo menos nesses três primeiros episódios iniciais, The Mandalorian retorna maior em termos do escopo das ameaças que Mando e A Criança vão enfrentar, mesmo que continue com o famoso caso isolado da semana. O seriado fica marcado também pela introdução de diversos personagens que podem ou não podem ganhar uma série spin-off no Disney+. Mas principalmente o segundo ano de The Mandalorian entrega muito easter-egg, uma chuva de participações especiais, e claro muito fan-service para os fãs de Star Wars. 

E já logo no seu começo, o episódio 2×01 – The Marshal tenta recriar a fórmula do primeiro capítulo da série com uma história aparentemente desconexa da trama principal. E em vez de The Mandalorian voltar da onde parou e já explicar a trama principal que envolve o misterioso personagem do ator Giancarlo Esposito, o imperial Moff Gideon e o motivo que ele quer tanto A Criança, e também de descobrimos mais sobre aquele sabre escuro maneiro que vimos no final de temporada. Assim, no retorno do seriado, aqui escrito e dirigido novamente por Jon Favreau, nos leva para uma localização conhecida pelos fãs da franquia: o planeta Tatooine.

Sim, é o mesmo planeta onde o jovem Anakin Skywalker nasceu e viveu e que vimos tanto nos filmes prequel nos anos 90, quanto na franquia original comandada por George Lucas. E a grande graça de The Mandalorian é que o seriado continua a apostar no simples em termos de narrativa. Esqueça a importância da Força, quem é filho de quem, ou se Rey e Kylo Ren vão ficar juntos, aqui o seriado, novamente, se livra disso tudo e coloca o Mandaloriano de Pedro Pascal (ainda com a cara coberta!) na busca por outros mandalorianos.

O episódio de retorno faz um desvio na trama principal para nos apresentar outras coisas dentro da vasta galáxia tão tão distante da franquia e é com a simplicidade narrativa, sem deixar de ser épica, que The Mandalorian entrega o seu melhor. É com Mando e o convidado da semana, juntos para enfrentar algum tipo de ameaça.

The Mandalorian
The Mandalorian | Primeiras Impressões – 2ª temporada
Foto: Disney/LucasFilm

No primeiro episódio do novo ano, temos o talentoso Timothy Olyphant que dá as caras aqui como um Xerife de uma cidade pequena no deserto que usa uma armadura super conhecida pelos fãs da franquia (mais em breve abaixo) e que pede ajuda para o nosso protagonista, e o Bebê que ele carrega, e que retorna ainda mais fofo (mais sobre isso em breve também, #polêmica) para salvar o local de um grande monstro de areia. A Disney viu que a Warner faria seu monstro de areia na nova adaptação de Duna para os cinemas e fez primeiro. A competição entre os dois estúdios é acirrada.

E assim, em The Marshall temos, Mando e o Xerife (Mais um para a carreira de Olyphant!) bolarem um plano para acabar com a gigantesca criatura com a ajuda das criaturas conhecidas como Povo da Areia. E o que Mando ganharia com isso? A armadura e o capacete que o Xerife usa que é claramente aquele que outro Mandaloriano mais famoso, o Boba Fett usou nos filmes da franquia. O que poderia ter acontecido com ele? O episódio deixa no ar essa pergunta, e se foca na batalha contra a criatura enorme conhecida como o dragão Krayt que é divertida e cheia de efeitos especiais bacanas de se acompanhar.

O episódio termina com Mando conseguindo mais uma pista sobre o paradeiro de um mandaloriano (lembra da sua busca na primeira temporada?) na busca jornada de descobrir mais sobre o que é a criança que ele carrega já tem uns bons episódios.

E claro, no meio do deserto de Tatoine, temos a revelação final do episódio, assim como, lá no primeiro episódio, que de Boba Fett está vivo e parece muito pistola por não ter sua armadura. O ator Temuera Morrison está de volta, e temos rumores que ele poderá ganhar sua série spin-off dentro do Universo de Star Wars no Disney+.

Talvez a revelação no final do 2×01 não tenha sido tão impactante do que no 1×01, mas deu o que falar nas redes sociais sim. Mas o que realmente causou um tremendo burburinho foi o episódio 2×02 – The Passenger que a internet (quase!) conseguiu cancelar o Baby Yoda. Mas mesmo assim, o episódio segue a estrutura vista no primeiro episódio do novo ano, onde Mando e a Criança, estão em viagem e param em um planeta desconhecido onde agora precisam enfrentar a grande ameaça da semana, que agora em vez de um Dragão de Areia Gigante temos uma Aranha Gigante no estilo de Aragog da franquia Harry Potter.

The Mandalorian
The Mandalorian | Primeiras Impressões – 2ª temporada
Foto: Disney/LucasFilm

A escala na segunda temporada de The Mandalorian aumentou e muito. E claro no segundo episódio temos a presença da Frog Lady e seus ovos/futuros bebês deliciosos (Ei, Baby Yoda tire os olhos e seus dedinhos nervosos deles!) que são a única esperança para ela e seu marido, o Senhor Sapo? de continuarem a espécie. Mas claro que a viagem não será tranquila para ninguém.

Para mim, esse episódio foi tão bom quanto o primeiro, temos a relação entre Mando e A Criança, e a presença da Sapa Mãe trouxe uma certa importância e justificou a ida e a viagem entre os dois planetas onde Mando ainda está na busca de outros mandalorianos. E a ameaça do episódio faz uma homenagem para os filmes como Alien – O 8.º Passageiro (1979) e também, como falamos, Harry Potter (aposto que o Rony nem conseguiu ver esse episódio) e realmente mostra que The Mandalorian se preocupa com os efeitos visuais como ninguém. O episódio ainda nos entregou nossa cota de easter-egg da semana com os pilotos dos Caças estelares Xwing da República, onde Mando usa a frase “Que a força esteja com você” para evitar uma multa galáctica?

Mas talvez a grande questão levantada é que talvez o Baby Yoda não seja tão fofo (sim, ele continua fofo!) mas não tão bonzinho como queremos que ele seja, afinal, ele devorou os embriões da moça sapo e a cara do verdinho nem tremeu né?

E falando em desenvolvimento de personagem, Mando é quem sofre o maior baque no terceiro episódio da série ,e talvez seja o capítulo, onde a trama do seriado mais avança. Em The Heiress, Mando finalmente chega no planeta onde as informações que a moça sapo deu em troca da carona, aquele que teriam outros mandalorianos no local, onde aqui é chuva de fanservice, mesmo num episódio curto (30 min) e cheio de participações especiais. 

The Mandalorian
The Mandalorian | Primeiras Impressões – 2ª temporada
Foto: Disney/LucasFilm

E depois de ser enganado por um grupo de mercenários, Mando e Baby Yoda (que perdeu sua cadeirinha especial!) encontram com outras três figuras mascaradas com armaduras mandalorianas. E quem é a líder? Sim, uma personagem querida da franquia animada, a guerreira Bo-Katan (Katee Sackhoff, numa peruca horrível) e ainda dois outros mandalorianos Koska Reeves (a lutadora Sasha Banks) e Axe Woves (Simon Kassianides).

E adivinhem o que? Juntamente com o personagem de Olyphant, e outros três personagens e atores retiraram seus capacetes em cena, e aqui é quando a gente sente dó de Pedro Pascal, afinal descobrimos que seu personagem faz parte de uma seita chamada Child of the Watch que leva a cultura mandaloriano bem a sério junto com os ensinamentos dos tempos antigos, de que não se pode tirar o capacete de outro na presença de outro ser humano. Será que em algum momento Mando vai se rebelar e Pascal terá mais tempo em tela do que apenas aquela cena que vimos no final da temporada 1?

Mas de todas essas informações, e a luta de Bo-Katan para roubar uma nave do Império, que acabou por ser a aventura do dia, o episódio também serviu como um grande teste para ver se esses personagens podem ganhar um spin-off também. Além disso, descobrirmos que agora Mando precisa ir atrás de um jedi, sim eles estão de volta na história central. E quem seria ele? No caso ela, Ahsoka Tano, a jedi que foi apresentada também na série animada Star Wars: The Clone Wars e que em algum momento vai dar as caras em The Mandalorian. Mal posso esperar para ver.

Assim, a primeira leva de episódios do segundo de The Mandalorian continuam no mesmo tom do primeiro ano, com bons efeitos especiais, cenas de ação incríveis, e claro a entrada e saída de personagens da franquia Star Wars que dão as caras pela primeira vez em live-action e que servem para movimentar a trama um pouco mais e fazer que com a série seja um veículo para testar novas produções dentro do Disney+. Por enquanto o que sabemos que apenas o jedi Obi Wan Kenobi e Ewan McGregor retornarão no Disney+ com histórias próprias.

No final, o segundo ano de The Mandalorian faz uma continuação interessante, e empolgante, e que consegue mesclar seus casos do dia com a trama principal aos poucos, assim como desenvolver seus protagonistas.

The Mandalorian disponível no Disney+. Episódios inéditos todas as sextas.

Postagens relacionadas