The AfterParty | Primeiras Impressões: Mistério Quem matou? é contado com roteiro afiado e hilárias atuações

O gênero whodunnit sempre foi bastante popular na ficção de maneira geral. Desde das obras de Agatha Christie até as de Sherlock Holmes na literatura, as tramas de novelas famosas que pararam o Brasil em diversas épocas, e nos cinemas, onde vimos um grande boom e um retorno com o longa Entre Facas e Segredos (Knives Out) lá em 2019, ao reunir um grande elenco de estrelas para contar um caso de assassinato e tentarmos descobrir quem era o assassino.

E aqui com a série The AfterParty que chega no próximo dia 28 com três primeiros episódios (o foco desse texto) na AppleTV+, o que temos é sim um mistério no estilo Quem matou?, aqui um pouco diferente do tradicional, mas que não deixa de ser muito interessante na forma que é feito e apresentado para o público.

The AfterParty conta sim uma história que envolve a morte de um dos personagens, uma investigação policial, e ainda uma grande trama de reunião de colégio. Isso tudo com um humor afiado de Christopher Miller e Phill Lord (a dupla por trás de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas e o vencedor do Oscar de Melhor animação, Homem-Aranha No AranhaVerso) e claro um elenco de comediantes, e carinhas conhecidas da comédia americana, reunidos aqui para essa tal festa.

E The AfterParty é mesmo uma festa, uma grande festa que celebra o gênero, a comédia, e o tom serial que essa trama tem. Mas o que realmente diferencia a atração dos outros whodunnit é que aqui, a história é contada de forma diferente em cada episódio. Claro, temos os mesmos personagens interagindo, a mesma trama, e a mesma questão inicial: quem matou XXX (tá bom vocês sabem que é o personagem do Dave Franco por causa dos trailers né?) ? A diferença é que nos três primeiros episódios vistos, em cada um deles temos um gênero diferente, um gênero dentro do gênero Quem matou?

Confuso? Vamos deixar mais claro.

Ben Schwartz e Sam Richardson em cena de The After Party
Foto: AppleTV+

No primeiro episódio, a trama apresenta todos os personagens, com foco no tímido e até mesmo desengonçado Aniq (Sam Richardson, aqui ótimo) e seu melhor amigo com uma aspiração musical Yasper (Ben Schwartz) que vão para a festa de reunião do colégio depois de uns 15 anos que eles se formaram. Os planos são para uma noite inesquecível… e bem é isso que esses personagens vão ter de alguma forma.

Lá Aniq finalmente quer falar para a ex-colega de turma, Zoe (Zoe Chao) que ele tinha uma quedinha por ela, agora que ela e o esquentado Brett (​​Ike Barinholtz) terminaram, Aniq acha que é o momento ideal de dar um novo rumo em sua vida amorosa que não vai muito bem. Esse é um dos arcos narrativos, o primeiro é que apresentado na história, e o fio condutor de tudo basicamente, onde The AfterParty desenvolve sua história a partir daí como se fosse uma grande comédia romântica, afinal, a história é contada pela perspectiva do apaixonado Aniq, ou seja, é a visão de como Aniq viu os fatos.

Se as coisas aconteceram mesmo daquela forma, caberá a detetive Danner (Tiffany Haddish, hilária) descobrir, afinal, todos os personagens estão presos na mansão do mega cantor Xavier (Dave Franco) que encomendou uma pós-festa e levou todos para lá. Nem todos, claro. Por exemplo, a bêbada e depressiva Chelsea (Ilana Glazer) é uma que não foi convidada.

O que faz todos serem suspeitos da morte que a policial e seu colega, o detetive Culp (John Early) investiga. Assim, a detetive Danner começa a chamar um por um os suspeitos para saber suas motivações, conexões com a vítima, e como o passado desse grupo de amigos influenciou os eventos da festa de reunião, e principalmente, da pós-festa onde tal “assassinato” aconteceu.

Danner pega sua pipoca (literalmente!) e faz os personagens contarem suas versões do que aconteceu, como ela mesmo diz: seus filmes em suas cabeças. E com cada episódio focado no depoimento de cada personagem, temos as suas narrativas do que aconteceu naquela noite contadas de diferentes formas, onde as pistas são dadas aos poucos por cada um deles, afinal, as coisas são contadas pela perspectiva de cada um. Quem fala a verdade?

Sam Richardson, Jamie Demetriou, Ben Schwartz, John Early, Tiffany Haddish, Tiya Sircar, Kelvin Yu, Genevieve Angelson, Illana Glazer, Zoë Chao e Ike Barinholtz estrelam a comédia The After Party
Foto: AppleTV+

E a forma como Miller e Lord (que escreveram boa parte dos episódios, sendo que Miller dirige todos) conduz a história, faz com que tenhamos aqui, uma tarefa que é como desatar um grande fio de lã. Em termos de história, The AfterParty sempre termina com um gancho gigante, seja quando temos uma pista nova, ou a trama apontando para alguém ser o culpado. Além disso, a estética visual de cada episódio também muda, a forma como a câmera captura cada personagem, e a forma como eles agem mudam a cada instante, num trabalho de produção muito muito bem feito.

E assim, nesse começo temos episódios com temática de comédia romântica, filme de arte, suspense de terror psicológico, filme de ação e muito mais. É tudo tão bem feito, e que combina tanto com o foco e o personagem da vez, mas sem deixar nada fora do lugar ou que não casa com a história que eles querem contar que eu fiquei surpreso como os produtores conseguiram fazer isso dar certo. E falamos isso dos atores também, afinal, em cada episódio, os que não são o foco, mudam de personalidade, mas não deixam de serem os mesmos personagens que conhecemos mas com ligeiras diferenças, e afinal todos eles são suspeitos né?

Aqui particularmente acho que Haddish,  Richardson, e Glazer roubam todas as cenas e são os grandes destaques da temporada na medida que os episódios se desenrolam. Cabe ao espectador reunir todas as pistas, os detalhes, e tudo mais para saber quem fala a verdade, e os motivos para os eventos que aconteceram nessa noite.

No final, The AfterParty faz um mistério: Quem matou? imperdível, que vai deixar o espectador ansioso para as pistas na medida que os episódios começam e terminam com perguntas, onde o elenco formado nunca deixa a peteca cair e aqui estão muito bem entrosados uns com os outros.

Em resumo, The AfterParty entrega uma reunião de fazer inveja em muito filme, num sólido e hilário começo para o line-up da Apple para 2022. 

The After Party chega com seus três primeiros episódios no dia 28 de janeiro e exibe logo depois um episódio novo por semana, todas as sextas-feiras na AppleTV+.