Artigos Filmes Notícias 

Se o novo filme de Christopher Nolan não é sobre viagem do tempo, é sobre o quê? Uma palavra: TENET!

O ator Robert Pattinson já tinha afirmado em entrevista que TENET não seria sobre viagem no tempo. Mas o primeiro teaser liberado no final do ano passado parecia que seria, assim como, todas as informações de bastidores que cercavam o novo filme de Christopher Nolan.

E a grande pergunta que fica depois do vídeo liberado ontem é: Se o novo filme de Christopher Nolan não é sobre viagem do tempo, é sobre o quê? Uma palavra: TENET!

Nossa cara tentando desvendar os mistérios do novo trailer.

Foto: Reprodução/Warner Bros Pictures

O novo trailer já começa com o personagem do ator Martin Donovan dizendo “Só o que tenho para você é uma palavra. Tenet.

E com isso parece que ficamos ainda mais confusos sobre o que devemos esperar para o longa. Seria Tenet uma palavra mágica, você fala “Tenet” e as coisas começam a voltar, ou avançar no tempo? Seria um código secreto da organização misteriosa que os personagens parecem trabalhar?

Tenet parece que não será sobre viagem no tempo em si, onde um personagem vai de um momento A para um momento B ao longo do espaço-tempo, e sim, sobre alterar a realidade, em tempo real, no mesmo momento e quando elas acontecem. Uma manipulação em tempo real do tempo. Confuso? Também estou.

No novo trailer do filme, o personagem do ator John David Washington, chamado pelo filme apenas de o novo Protagonista, conversa com o personagem de Robert Pattinson, onde ele afirma que o que acontece, e o que o filme pretende apresentar, é chamado de inversão.

Foto: Reprodução/Warner Bros Pictures

Uma curiosidade é que outros filmes do diretor que tratavam de alterações no tempo tinham também a letra I como A Origem (Inception no original) lançado em 2010, com os atores Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page, e Cillian Murphy, e claro, Interstellar lançado em 2014 com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, e Jessica Chastain.

Claramente que Tenet irá mexer com as noções de realidade, futuro, presente e passado. Afinal, vemos o personagem de Washington afirmar para o colega que a luta que ele participa “ainda não aconteceu”.

Foto: Reprodução/Warner Bros Pictures

Assim, de alguma forma eles precisaram voltar no passado para talvez evitar alguma coisa de acontecer no futuro, mas, talvez, ao mesmo tempo que essas coisas acontecem? O quê?.

Ou os personagens do filme tem o conhecimento do que acontecerá no futuro, e assim, começam a alterar eventos e situações no presente para evitar que as coisas no futuro aconteçam de uma certa forma?

Essa manipulação da realidade o filme tem chamado de reversão do fluxo do tempo…. conforme essa frase dita pelo o personagem do ator Kenneth Branagh, conforme imagem abaixo.

Imagem

Possivelmente Tenet não será um filme fácil de se entender logo de cara, onde desde do nome do filme formado por um palíndromo – que por definição pode ser uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita assim como – até a data de estreia nos EUA, 7.17 (no formato de data americano) que também forma uma palíndromo, deixam o mistério ainda maior como todas as produções do diretor.

Claro, não somos especialistas em física, mas é isso que ficou claro ao assistir o trailer inúmeras vezes.

O que você achou do novo trailer?

No elenco temos os atores John David Washington, Elizabeth Debicki, Robert Pattinson, Dimple Kapadia, Himesh Patel, Martin Donovan, Clémence Poésy, Aaron Taylor-Johnson, Michael Caine e Kenneth Branagh.

O longa tem direção e roteiro de Christopher Nolan.

Por enquanto TENET chega em 17 de julho nos EUA. No Brasil, o longa chega dia 23.

Postagens relacionadas