Destaques Reviews Séries & TV 

Schmigadoon! | Primeiras impressões: A busca por amor verdadeiro é um grande musical

EXTERIOR. DIA. SCHMIGADOON!

Bem-vindo à cidade de Schmigadoon onde tudo é bonito, colorido e cantante. Um verdadeiro musical da Broadway antigo. Chamativo né? Venha pelo tema e fique pelas atuações. Episódios de 30 minutos, todas as semanas, por 6 semanas.

CÂMERA FOCA NA PERSONAGEM.

Mas pera lá? Não seria isso alguma coisa para atrair turistas? Se pergunta a médica Melissa (Cecily Strong, ótima) logo quando ela, e seu namorado Josh (Keegan-Michael Key) cruzam a ponte para essa cidadezinha mágica após ficarem perdidos em uma floresta após decidiram acampar para tentarem resolver e discutirem a relação.

INTERIOR. HQ DO ARROBA NERD.

A premissa de Schmigadoon! é divertidíssima para os amantes de musicais, sejam eles antigos como Amor, Sublime Amor, A Noviça Rebelde, O Rei e Eu, e por aí vai… até mesmo os mais recentes como Oklahoma!, Hamilton, e Em Um Bairro de Nova York . E por conta de prestar essa homenagem para eles, e ter um elenco afiado de comediantes, escolhidos a dedo para cada papel, é que essa série de comédia acaba por ser uma das produções mais interessantes da temporada. Claro, não esperem um humor escrachado, e sim um texto que brinca com a situação apresentada de uma forma sutil, mesmo que cercado de grandes números músicas e danças espalhafatosas.

A dupla de criadores Cinco Paul e Ken Daurio, além de claramente homenagear esse tipo de produção, ainda fazem com que Schmigadoon! toque em questões mais polêmicas da história dos musicais como a forma que mulheres foram retratadas em outras épocas e como a simplicidade de situações se desenrolavam ao longo das histórias, onde ao mesmo tempo discute as questões do relacionamento entre Melissa e Josh enquanto nos apresenta a vida dos dois médicos que ficam presos na tal cidade musical. Para sair, eles precisam encontrar o amor verdadeiro. Mas se não é um com o outro, é com quem? E no meio de um texto afiado e extremamente bem escrito, Key e Strong se destacam com suas atuações, onde eles realmente deixam de lado os papéis de coadjuvantes que sempre tiveram presentes para aqui assumirem, enfim, o protagonismo dessa história.

O mais bacana dos primeiros episódios é vermos as duas personalidades completamente opostas dos dois se apresentam, – “Você sabe que eu odeio musicais. Ninguém sai cantando na vida real “ diz Josh em um determinado ponto e Melissa responde: “Você não reclama se um martelo mágico vem quando o chamam.” –  e quando a ficha dos dois caem, de que realmente eles estão presos em Schmigadoon! e precisam olhar para a relação entre eles e para tudo que eles já passaram como um casal.

E claro, Schmigadoon! os coloca junto com essas figuras excêntricas e esvoaçantes dos moradores da cidade, e basicamente arquétipos que vemos em diversas outras produções, seja o prefeito MenLove (Alan Cumming) com um segredo (risos), a líder do grupo das beatas a sisuda Mildred (Kristin Chenoweth), o reverendo Layton (Fred Armisen), ou até mesmo a jovem Betsy (Dove Cameron) e o malandro da cidade Danny Bailey (Aaron Tveit).

Em resumo, o primeiro episódio – Schmigadoon! serve basicamente para introduzir o espectador nessa jornada cantante e dançante que a série se apresenta, com uma participação especial de Martin Short. Já os capítulos seguintes se mantêm no ritmo musical, mas focam em mostrar como Melissa e Josh lidam com as dificuldades da cidade fictícia musical (“Ninguém morre em musicais, exceto Oklahoma!,  Carousel e Amor, Sublime Amor” diz Melissa).

No final, Schmigadoon! entre primeiros episódios sólidos, faz uma série divertida e é extremamente empolgante ver os personagens da cidade começarem a cantarem seus números e vermos as reações dos personagens de fora, e claro, vermos até onde o casal vai para tentarem encontrar seus amores verdadeiros. Sem deixar de lado, a busca pela grande pergunta, o significado e o que é realmente Schmigadoon!.

Schmigadoon! exibe seus episódios todas às sextas-feiras

Disponível no(s) seguinte(s) streaming(s):