Artigos HQs & Mangás 

Quem é Shang-Chi, o Mestre do Kung Fu da Marvel?

O novo herói da Marvel Studios vem aí. A Disney liberou hoje (19) o primeiro teaser do longa Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, e claro, nosso Perfil HQ está de volta para contar um pouco do personagem para sabermos mais do que esperar do filme solo que chega em Setembro.

Nos cinemas e no MCU, o Shang-Chi será interpretado pelo ator Simu Liu, mas sua história do guerreiro chinês vem lá da década de 70, quando o personagem apareceu pela primeira vez em uma história da Marvel Comics em 1973. A editora queria capitalizar com o sucesso que os filmes de Bruce Lee como A Fúria do Dragão (1972) e Operação Dragão (1973), e ainda a série Kung Fu que foi estrelada pelo ator David Carradine e que durou 3 temporadas, estavam fazendo em Hollywood.

Assim, o personagem apareceu pela primeira vez em Special Marvel Edition (1971) n° 15.

Foto: Marvel Comics

ORIGEM

O personagem nos quadrinhos era filho do filho do famoso guerreiro, feiticeiro e lorde do crime Fu Manchu e foi treinado desde de que pequeno para ser uma arma de combate humana, quase como se fosse um exército de uma pessoa só. Quando descobre os planos malignos de seu pai, Shang-Chi se rebela contra ele e se alia com os inimigos dele. Assim, o personagem luta juntamente com os agentes do MI-6, Dennis Nayland Smith e Black Jack Tarr, onde eles juntos combatiam as ameaças.

Na década de 2010, o personagem ganha um poder especial em que ele consegue utilizar o poder da replicação, ou seja, vários dele aparecem ao mesmo tempo durante a luta. Shang-Chi ganhou essa habilidade na edição 38 de Avengers (2013). Mas tirando isso, as principais habilidades dele são lutas marciais e de combate.

Fora que Shang-Chi tem a capacidade de falar várias línguas e conhecido por ser um ótimo espião.

EQUIPES

Foto: Marvel Comics

Ao longa dos quadrinhos da Marvel, o personagem participou de vários grupos. O primeiro deles foi o Cavaleiros Marvel, um grupo formado pelo Demolidor e outros aliados.

Shang-Chi também participou do Heróis de Aluguel, ao lado de Misty Knight e Colleen Wing. E também fez parte dos Vingadores Secretos ao lado de Steve Rogers e também de uma nova formação dos Vingadores ao lado do Capitão América e do Homem de Ferro.

Nos quadrinhos também, Shang-Chi também treinou o Homem-Aranha quando ele perdeu parte dos seus poderes. Outros grupos importantes que Shang-Chi fez parte foram Os Protetores, ao lado de Hulk, Silk, Ms. Marvel, e Jimmy Woo que logo depois o levou para o time do Agents of Atlas.

[Rumor] Filme do Shang-Chi pode abrir caminho para introdução do Agentes de Atlas no MCU!

Com informações do Guia de Quadrinhos e FandomWiki.

Destin Daniel Cretton dirige o filme com roteiro de Dave Callaham.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis chega aos cinemas em 2 de Setembro.