Artigos Filmes 

Quem é quem em King Richard: Criando Campeãs, o filme estrelado por Will Smith

Com o lançamento do trailer de King Richard: Criando Campeãs hoje (28) separamos um quem é quem do filme que é baseado na história real do pai das jogadoras de tênis Serena e Venus Williams.

Com direção de Reinado Marcus Green, e roteiro de Zach Baylin, o longa conta a história de Richard Williams (interpretado pelo ator Will Smith), o pai de duas das jogadoras de tênis mais famosas do mundo, e todos os obstáculos que ele precisou superar para pavimentar o caminho de suas filhas rumo ao sucesso.

Will Smith em King Richard: Criando Campeãs
Foto: Reprodução Warner Bros/YouTube

Compton, Califórnia não era o lugar típico para treinar campeões de tênis, mas Richard Williams era um homem com um plano. Ele varreu a decadente quadra local de agulhas de drogas e enfrentou bravamente as gangues da região que a reivindicavam a local como seu território, tudo para que pudesse treinar suas filhas Venus e Serena nas regras de uma modalidade que ele nunca jogou. Assim, Richard jogou para derrubar as barreiras de raça e de classe e incansavelmente conseguiu provar que essas garotas valiam a pena apostar, sabendo que elas estavam destinadas para o sucesso.  

Além de Smith, completam o elenco os atores Aunjanue Ellis, Saniyya Sidney, Demi Singleton, Tony Goldwyn e Jon Bernthal.

Mas quem é quem e o que o filme vai contar? Confira abaixo.

Foto: Paul Harris/Online USA

Nascido em 1942, Richard Williams (Will Smith) vinha de uma grande família do Estado da Louisiana. 

Já adulto, e morando agora em Long Beach, California, Richard um dia parou para assistir uma partida de tênis da French Open de 1978, onde a jogadora romena Virginia Ruzici levou o prêmio na categoria feminina, e claro, 40 mil dólares. Para Richard o valor era maior do que ele tinha ganhado em todo ano. Assim, supostamente a ideia de ter filhos e os colocar para praticar o esporte veio nesse momento. 

Ele trabalhava em uma empresa de segurança e tinha zero conhecimento com o esporte, mas aprendeu tudo que pode sobre tênis ao assistir programas de instruções sobre o esporte na TV, leu livros que ensinam as regras sobre o esporte, e então, treinou ele mesmo e sua esposa Oracene (no filme interpretada por Aunjanue Ellis) a jogar… tudo isso para ensinar as 5 filhas. Richard tinha sido jogador de futebol então ele tinha a disciplina e a agilidade para treinar.

Em junho de 1980, Venus nasceu e logo em seguida em Setembro do ano seguinte foi a vez de Serena. No filme elas serão interpretadas pelas atrizes Saniyya Sidney e Demi Singleton, respetivamente.

Eles começaram a treinar na quadra da cidade de Compton onde eles moravam na época. Serena tinha 4 anos. Logo em seguida a irmã Venus se juntou a eles. 

Foto: Reprodução Warner Bros/YouTube

O começo da jornada não foi fácil para eles, as gangues locais dominavam os espaços públicos da cidade, como os parques e as quadras de esporte. Segundo informações, Richard discutia com os membros das organizações para conseguir espaço no local para as filhas treinarem. Richard apanhou e vivia em constante atrito com eles, mas nada o fez recuar para treinar suas filhas. 

“Demorou mais de 2 anos e quase me destruiu. mas não importava, no final, o que importava era que as quadras eram nossas” afirma ele em seu livro de memórias lançado em 2014.

Para Venus e Serena, treinar com o pai significava passarem tempos juntos. E assim, antes e depois dos estudos, as duas iam para a quadra treinar com o pai, que tinha conseguido um segundo emprego, para poder trabalhar com elas. 

Serena jogou seu primeiro torneio com 4 anos e meio e até os 10 anos ganhou 46 dos 49 torneios que participou. Mas isso é apenas o início da carreira das duas e dessa trajetória de sucesso com o pai. Em 2016, já com 77 anos, Richard sofre diversos infartos e e é diagnosticado com demência. 

Venus e Serena Williams em 1998
Foto: Clive Brunskill/Allsport

A FASE DOS TREINADORES

Quando as jovens estavam com 7 e 6 anos respectivamente, Richard foi atrás do treinador Paul Cohen (Tony Goldwyn) para saber se ele considerava treinar as jovens.

Ao chegar na reunião agendada, onde Richard viajou com as filhas até outra cidade, Cohen ficou impressionado com as habilidades das jovens e decidiu ajudar Richard com o treinamento delas. 

No começo da década 90, as irmãs conseguiram atenção e cobertura da mídia americana com um alcance nacional, onde ganharam destaque no jornal New York Times. Mas Richard não permitiu que elas disputaram as competições juniores.

Tony Goldwyn em cena de King Richard: Criando Campeãs
Foto: Reprodução Warner Bros/YouTube

Em Setembro de 1991, Richard e a família se mudaram para Flórida para que as filhas pudessem treinar o tempo todo. Elas foram para a Rick Macci Tennis Academy, comandada pelo treinador Rick Macci (Jon Bernthal) que disse para Richard :”Sr. Williams parece que você tem o próximo Michael Jordan em suas mãos.”

E Richard respondeu: “Não, Sr. Macci, nós temos as próximas duas Michael Jordans.” 

​​Macci acreditava que poderia transformar as duas jovens em jogadoras profissionais e as melhores do mundo. Ele ofereceu bolsa de estudos e acomodação para família em troca de uma porcentagem de futuros ganhos das duas.

Durante quase 4 anos, Macci treinou as jovens durante 6 horas do dia, 6 dias por semana juntamente com Richard. 

Os dois discordavam sobre a participação das jovens nos torneios juniores. Até que , em 1994 e com 14 anos, Venus jogou sua primeira disputa profissional. E em 1995, a jogadora fechou um acordo milionário, por 5 anos, com a marca Reebok por 12 milhões de dólares.

Isso significou o fim do relacionamento entre Macci e a família Williams. Richard até queria que ele continuasse a treinar as irmãs, mas Macci queria uma compensação financeira na casa de 1 milhão de reais por conta do tempo que as jovens treinaram com ele. Nenhum dos dois fechou nenhum acordo na época.

Jon Bernthal em cena de King Richard: Criando Campeãs
Foto: Reprodução Warner Bros/YouTube

A DOMINAÇÃO MUNDIAL

Mas a carreira das irmãs não parou por aí, como sabemos, em 1997, a jovem Venus disputou o torneio de  Wimbledon. Na mesma época, Serena entrou para o Top 100 de melhores jogadores do mundo, com 16 anos, e também fechou um acordo milionário (12 milhões de dólares) com a Puma. 

Com 20 anos, Venus ganhou seu primeiro título em Wimbledon (em 2000) e venceu também o U.S. Open e ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Sydney. 

Aos 21 anos, em abril de 2002, Venus era a jogadora número 1 do mundo. 

2002 também foi um ótimo ano para sua irmã, onde ela venceu Wimbledon e venceu seu segundo US Open. Em 2003 ela completou o Serena Slam que significou ser a vencedora de quatro prêmios importantes ao mesmo tempo. 

Serena e Venus em 2017
Foto: Scott Barbour/Getty Images

Assim Richard Williams viu seu sonho se tornar realidade, afinal, entre os anos de 2000 e 2003, jogando juntas ou separadas, as irmãs Willlias dominaram o mundo do tênis feminino.

King Richard: Criando Campeãs chega em 2 de Dezembro nos cinemas nacionais.

Com informações do bleacherreport.com e do livro So you want to win Wimbledon? – How to turn the dream into reality.