Quatro Amigas Numa Fria | Crítica: O título já dá a dica: uma fria.

E finalmente Quatro Amigas Numa Fria desembarca nos cinemas nacionais depois de algum tempo de sua produção. Ter ficado na geladeira, guardado ali no friozinho dos cofres dos estúdios, parece que não fez muito bem para o longa nacional, vou dizer. Como o título já diz: uma fria.

As situações e piadas datadas, um texto bem fraco, onde nem com boas reviravoltas o roteiro se salva, e as atuações de Fernanda Paes Leme e Micheli Machado que se destacam no grupo, deixam claro que é difícil justificar o que é enfrentar as horas geladas que Quatro Amigas Numa Fria oferece.  

quatro amigas
Foto: Buena Vista Internacioal

Dei risada com algumas piadas e momentos? Sim, mas foram tão poucas passagens que no final só ficava de olho no relógio para ver o quanto tempo faltava para o filme acabar enquanto eu focava no meu nome e email gigante na tela do arquivo que eu assistia para fazer esse texto.

Quatro Amigas Numa Fria até deve ter seu público quando os estúdios diferentes decidirem em qual plataforma de streamings que eles possuem, o filme partirá depois do que eu imagino uma breve (e contratual) passagem pelos cinemas. É um filme sessão da tarde nacional anos 2000 e que entrega aquilo que se vende: quatro amigas em viagem onde as mais diversas confusões e peripécias se desenrolam. Já posso ouvir a chamada na Globo daqui alguns anos quando o filme for para a TV aberta.

Com quatro personalidades distintas e completamente diferentes uma das outras, esse grupo de amigas tenta esquentar a trama com alguns arcos narrativos até que moderadamente interessantes, alguns melhores do que outros, mas que no final precisa de muita lenha para acender algum tipo de fogo que chame atenção.

Dani (Maria Flor), Karen (Fernanda Paes Leme), Ludmila (Micheli Machado) e Josie (Pri Assum) partiram para Bariloche e esperavam esquiar na neve, tomar um bom vinho e ficar na frente da lareira. Claro elas encontram isso, só que em uma cabana no meio do nada depois que uma delas esquece de reservar o hotel para esse encontro das garotas. Passado o perrengue inicial e descoberta que uma delas é alérgica à gelo (até fui pesquisar a condição no meio do filme para vocês verem o nível de empolgação) e um bonitão (o argentino Pablo Bellini), que elas conhecem no meio da viagem, e que ganha o apelido de Thor dos Vingadores (é um filme da Disney!), o grupo começa a revirar o passado e tem as famosas discussões de amizade.

Como falei algumas histórias são mais interessantes do que as outras, mas o texto de Quatro Amigas Numa Fria (por Paulo Cursino e Taisa Lima) peca por trabalhar alguns (os mais ruins aliás) em prol dos outros e deixa algumas personagens presas em piadas únicas. É o caso de Josie (Pri Assum) com sua condição inusitada, onde a atriz passa boa parte enfiada num conjunto de roupas de frio e tenta conhecer uma outra pessoa na mesma situação só que por meio de mímica.

quatro amigas
Foto: Buena Vista Internacional

Ou até mesmo o caso da atriz Micheli Machado que parece ganhar um spin-off dentro do próprio filme quando Ludmila conhece um hóspede ricaço (Charles Paraventi) e aproveita as mordomias do local em que está hospedado e finalmente consegue um tempo para si longe do marido (Babu Santana em participação especial) e dos filhos. Acho que o humor de Machado, uma típica carioca, é o que mais se aproxima do público e a atriz faz realmente milagres com texto e transforma gelo em água aqui. Machado tem boas cenas e se destaca em boa parte das cenas.

O mesmo vale para a hilária Fernanda Paes Leme, figurinha global conhecida por seu timing cômico que aqui acerta novamente. Karen poderia ser uma Karen mas é ácida na medida certa, debochada sem perder a classe e com certeza administraria um perfil de fofoca no instagram se a trama fosse atualizada se passasse nos anos 2022. É o destaque do longa, sem dúvidas.

Maria Flor, parece que suga a energia que o filme tem com uma personagem tão sem graça e batida que aqui não sei dizer se a atriz acertou em transmitir essa energia para baixo que Dani passa ou se realmente foi uma combinação de tudo que deu errado. Uma pena.

No meio de telhados que caem cheio de neve, aparições surpresas de namorados, e cenas externas em locais muito bonitos convenhamos, fica claro que Quatro Amigas Numa Fria acaba mal e mal consegue entregar uma produção com cara de streaming.

A competição já estava acirrada quando o filme foi aprovado e gravado, agora então com uma pandemia e uma guerra dos streamings comendo solta, não posso descrever a produção como nada mais que uma fria. 

Avaliação: 2 de 5.

Quatro Amigas Numa Fria chega em 19 de maio nos cinemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.