Por que Você Não Chora?Filmes Notícias 

Por que Você Não Chora?, drama com Bárbara Paz sobre suicídio e depressão, ganha data de estreia

O aguardado drama sobre suicídio e depressão, intitulado Por que Você Não Chora?, ganhou data de estreia. A produção, estrelada por Bárbara Paz e Carolina Monte Rosa, faz parte da seleção oficial do 48° Festival de Cinema de Gramado e será o primeiro longa a abrir o evento, no dia 18 de setembro, às 20h30, logo após a exibição do curta Receita de Camarão. O filme será exibido no Canal Brasil, ao lado de toda a programação desta edição do festival.

Estamos empolgados por poder fazer parte desta experiência única, que será a 48ª edição do Festival de Gramado, que de maneira histórica será realizada no formato on-line. É uma honra compor a seleção oficial e poder disputar na categoria de Longas Brasileiros, com uma narrativa poderosa e autêntica sobre um dos assuntos mais polêmicos que existe. Unimos a ousadia e um cuidado categórico para construir essa história, a fim de não apenas abordar com delicadeza e genuinidade questões como o suicídio, a depressão e transtornos como o Borderline, como também apresentar um lado ainda mais versátil e autoral que a cineasta Cibele Amaral já possui. E o cinema foi feito com essa finalidade, a de encontrar o seu público e ser encontrado por ele. Creio que ‘Por que Você Não Chora?’ vai se comunicar com muitas pessoas, muitas famílias e muitas histórias e estamos esperançosos com os reflexos que poderá surtir em nossa sociedade“, afirmou Patrick de Jongh, produtor do filme. 

Feito pela cineasta brasiliense Cibele Amaral – que usou sua própria expertise como psicóloga para construir toda a dramaticidade do filme, Por que Você Não Chora? se comunica de maneira única e particular com o público feminino, ao trazer à luz o atual cenário de aumento de casos de suicídio entre as mulheres. 

Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 50% na taxa de suicídio em meio as mulheres, entre os anos de 2009 e 2019. E essa foi uma percepção muito forte que tive durante o meu período de estágio como psicóloga no Instituto de Saúde Mental de Brasília. Desenvolvi este filme justamente para que possamos abordar, de forma mais aberta e honesta, aquelas questões que se apresentam pelo menos uma vez na vida de cada mulher, como a maternidade, a busca por autoconhecimento, a dúvida e a necessidade de encontrar a nossa força interior para sobreviver num mundo que nem sempre nos enxerga. Espero que ‘Por que Você Não Chora?’ promova uma discussão sadia e produtiva sobre como podemos lidar melhor com esses complexos e tão delicados cenários“, pontuou.

48º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO SERÁ TODO NO CANAL BRASIL

Na trama, ao receber a missão de acompanhar e orientar a Bárbara – uma mulher diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, a estudante de Psicologia Jéssica gradativamente vai descobrir que os extremos de sua “paciente” revelam de fato um obscuro e sombrio lado de sua própria alma – que sempre calada, aprendeu a ignorar os seus sofrimentos mais íntimos. Para a atriz Carolina Monte Rosa, dar vida à essa complexa personagem exigiu de si um outro nível de auto descoberta.

Por Que Você Não Chora? estreia no Festival de Gramado dia 18 de setembro.

Postagens relacionadas