Operação Maré Negra | Crítica: Drama luso-espanhol coloca luz em um fato real, mas não empolga

1
793

Estreou no Prime Video sua nova série luso-espanhola e com a participação do ator brasileiro Bruno Gagliasso. Em Operação Maré Negra (2022) vemos a travessia complicada de um submarino carregando três toneladas de cocaína comandados por um rapaz sem dinheiro e que busca realizar seus sonhos. A minissérie tem um total de 4 episódios.

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos da série/filme.
Continue a ler por sua conta e risco.

O problema do primeiro episódio para mim é o ritmo de seus momentos iniciais… O episódio foca em Nando (Álex González) buscando uma forma de ganhar dinheiro com o seu sonho, lutar boxe, mas mesmo após ganhar o campeonato de boxe amador ele recebe um banho de água fria e começa a buscar formas de ganhar dinheiro. Para isso ele vai atrás do amigo Sergio em Portugal e se mete em brigas clandestinas até ser abordado para levar drogas pela costa e ganhar muito dinheiro.

A questão fica por conta da forma como ele é abordado por seu tio e uma prima, Gema, a fazer travessias com cocaína e na primeira travessia de sucesso o encarrega de ir para o Brasil, e fazer uma travessia pelo Atlântico com um semi-submarino. A todo instante a polícia da região alerta sobre a periculosidade de fazer isso, pois os semi-submergíveis são para atravessar pequenos lugares, como ir do Caribe para os Estados Unidos, não cruzar o Atlântico.

Imagem: Prime Video

A forma como vai se desenrolando, até mesmo em como forçam Nando a aceitar, é interessante, mas até chegar a esse ponto é tudo muito lento, acredito que para entendermos e nos conectarmos mais com o personagem. Em como Nando larga seu sonho por conta de seu treinador, mas tenta manter os pés firmes por seu avô.

Quando adentramos o segundo episódio, vemos a festa em Manaus com a chegada dos galegos e conhecendo João (Gagliasso), ali roda somente em torno dos preparativos da partida, com direito a eles terem medo da travessia, mas há mais nuances, como um militar que agora é miliciano, a união dos colombianos, tudo é muito bem desenhado, enquanto do outro lado do Atlântico temos Carmo e Vasco ligando todos os pontos, e até envolvendo o DEA, órgão do “big brother” americano.

Imagem: Prime Video

Walder e Anjelito acabam indo com Nando fazer a travessia, após se livrarem de Sergio, e o desenrolar da série é em cima da relação dos 3 em um ambiente de confinamento e com riscos iminentes. Gosto da forma como o brasileiro é amigável enquanto Anjelito fica com a parte da tensão e de colocar todos contra a parede, e entender a relação deles naquele ambiente é angustiante.

Fato é que quando chegamos no quarto episódio a série continua naquela pegada lenta, isso não atrapalha o desenvolvimento, mas sempre temos aquele ritmo mais frenético de outras produções do gênero, e aqui, como é baseado em uma história real, as coisas são mais tranquilas.

O desenrolar do 4º e último episódio é todo na forma em como capturar os três tripulantes do submarino, mas infelizmente é uma correria que não vai muito longe, pois o roteiro não entrega muito. A forma como colocam até mesmo o amigo de Nando como cúmplice me deixou irritado, já que Nando pouco se importava com o amigo e ele ao ajudá-lo a noite, acaba sendo comprometido.

Operação Maré Negra é baseado em fatos reais, e no fim do episódio ele busca mostrar isso, mas infelizmente não temos uma conclusão satisfatória, pois tudo fica em aberto. A série tem alguns bons atores, mas não empolga no geral, ao menos a fotografia é bonita.

Operação Maré Negra já está disponível no Prime Video.

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.