Destaques Reviews Séries & TV 

Loki | 1×02 – A Variante: Bem-vindo à TVA, Loki(s)

E depois do episódio da semana passada em que pudemos ver o Loki de Tom Hiddleston chegar na TVA e ser recepcionado pelo Agente Mobius (Owen Wilson) e pela Juíza Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) e descobrimos que quem era o responsável por causar a anomalia na linha era o próprio Loki… uma luzinha vermelha ficou acesa. Seria o Loki, o Loki mesmo? Ou um outro Loki de uma outra linha do tempo? Isso é o segundo episódio de Loki nos responde. Ou quase isso.

E ao assistir esse episódio fica claro a intenção dos roteiristas com o que eles planejaram para a série. Pelo menos até aqui. Ao longo do episódio 1, vemos que a figura  que vai para o passado na igreja da França deu para o menino uma goma de mascar, a princípio parece ser uma coisa sem muito sentido, mas isso levantou algumas suspeitas que são mostradas ao longo do segundo episódio chamado A Variante.

ALERTA DE SPOILER!

ESTE ARTIGO CONTÉM INFORMAÇÕES SOBRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DO EPISÓDIO/SÉRIE. CONTINUE A LER POR SUA CONTA E RISCO.

Foto: Marvel Studios

Num primeiro momento, achei que o responsável pela pegadinha com o chiclete seria uma versão do Loki criança até mesmo pelo fato do chiclete ser uma coisa bem infantil de se deixar em uma cena do crime né? Fiquei na expectativa que a série fosse para esse caminho em mostrar uma versão do personagem mais novo e querendo brincar com a linha do tempo como se fosse uma versão de Peter Pan de Loki. Mas pelo visto o time de roteiristas de Loki foi além. Talvez, a versão criança de Loki, vamos chamar de Kid Loki, apareça mais para frente. E só no final do episódio que vemos o que parece ser a figura responsável pelos acontecimentos: uma mulher com as mesas fisionomias de Loki e a mesma quedinha pelo caos do nosso querido personagem, vamos chamar ela de Lady Loki (Sophia Di Martino).

Mas por que eu quis contar essas minhas suspeitas já logo de cara e contar a revelação do episódio? Por que o fato de sermos apresentados para a tal da Lady Loki logo nesse segundo episódio diz muito sobre como que a série planeja contar essa história. 

O primeiro episódio acaba por servir muito para relembrar o que é, e como age a figura do Loki de Hiddleston e assim tratar o personagem que conhecemos como o personagem do paciente número 1. Ou seja, provavelmente ao longo da série veremos o Loki principal interagir com outras figuras de Loki. Seja a Lady Loki, o Loki criança ou até mesmo um Loki mais velho (lembrem que o ator Richard E. Grant está cotado para aparecer na série). Por isso que precisávamos ter todo aquele episódio da semana passada que foi a fundo no passado do personagem, para conhecermos suas motivações, e suas manias e como ele pensa, age, e o que ele quer de verdade (agora bem mais do que ser apenas o Rei de Midgard). Afinal, ao conhecemos novas figuras Loki sejam elas de qual linha do tempo fica claro para o espectador saber porque eles estão agindo dessa forma.

Será que o Loki principal vai se aliar a eles, vai ficar contra eles? Não sabemos. O que sabemos que mais uma vez o Loki de Hiddleston parece que trilha seu próprio caminho, afinal, ele diz para a figura da Loki que seu plano era esse mesmo de conquistar a confiança dos agentes e conseguir falar com os Guardiões do Tempo e assumir o controle da TVA. E isso fica claro quando ele se separa do Agente Mobius e da Agente B-15 (Wunmi Mosaku) quando eles vão para o futuro e estão no supermercado RoxyCart no meio da tempestade nos anos 2050, não é mesmo? Aliás Mosaku e Hiddleston fazem a melhor cena do episódio, quando a figura do outro Loki invade o corpo da personagem.

Os dois primeiros episódios servem para fazer o espectador entender profundamente a essência do Loki e o que é um Loki. O segundo episódio é muito mais dinâmico e ágil em sua trama que o primeiro afinal já estamos com a bagagem de quem é a figura do Loki na cabeça o que dá para os roteiristas a chance de colocar o Loki principal e o Agente Mobius no caso que a série vai focar e fazer com que o personagem de Hiddleston realmente esteja na função dentro da TVA.

O que personagem vai fazer depois que ele cruza o portal com a tal Loki mulher é uma coisa que só vamos descobrir na próxima semana. Com o caos instaurado, e as máquinas de reset da linha do tempo em diversas localizações por aí, muitas coisas podem dar errado até lá. E lá eu volto com as minhas teorias e o que aconteceu.

Loki tem episódios liberados no Disney+ todas as quartas-feiras.

DISPONÍVEL NO(S) SEGUINTE(S) STREAMING(S):