Filmes Notícias 

10 filmes para ficar de olho em 2020 que estreiam no Festival de Sundance

Festival de Sundance 2020 vem aí, e o festival sempre tem bons filmes que são lançados por lá e assim iniciando uma nova safra de produções para o ano que começa.

A edição deste ano começa dia 27 e vai até 3 de fevereiro. Assim, teremos estreias de filmes que acabaram de serem feitos, gravados e editados, onde a maioria nem tem um estúdio por trás ainda, e que as produtoras usam o evento para vender seu peixe, e claro, garantir uma longa estrada para os filmes até a próxima temporada de premiação.

Alguns dos filmes que fizeram sua estreia no festival, chegaram até o Oscar, como Me Chame Pelo Seu Nome Corra! e outros com bastante buzz chegaram aos cinemas com um hype enorme como é o caso de Buscando... e Hereditário.

Separamos alguns filmes que vale ficar de olho:

Downhill

Foto: Sundance Institute

Motivos? Julia Louis Dreyfus Will Farrell

O longa com direção da dupla Nat Faxon, Jim Rash é uma versão americana do longa sueco Force Majeure, de 2014, e que recebeu o título nacional de Força Maior.

Na trama, vamos acompanhar uma família que fica presa durante uma nevasca, depois que o pai deixa o local pensando em sua própria segurança.

Produtora: FOX Searchlight.
Chances de chegar nos cinemas do Brasil: Razoáveis. O filme já tem distribuição da FOX nos EUA. A filial brasileira não se manifestou sobre a exibição aqui.

Four Good Days

Foto: Sundance Institute

Motivos? Mila Kunis e Glenn Close.

Na trama acompanhamos Deb (Close) que deveria estar feliz em receber a visita de sua filha Molly (Kunis) em sua casa novamente. Pelo ao contrário, ela está apavorada. Vendo assim, parece que Deb é cruel, não deixando Molly ficar hopedada com ela. O que acontece que a garota é uma viciada em drogas que passou por diversas clínicas de reabilitação ao longo dos anos, dizendo que queria sempre melhorar, mas depois roubava dinheiro da família.

Depois que Deb se recusa a dar uma nova chance para a filha, ela começa a perceber pequenos flashes da criança que conhecia nessa agora mulher adulta problemática. Será que a filha realmente mudou, ou Deb apenas quer acreditar nisso?

Produtora: Indigenous Media.
Chances de chegar nos cinemas do Brasil: Grandes, por conta do elenco, e a possibilidade de destaque na temporada de premiações.

Save Yourselves!

Foto: Sundance Institute

Motivos? Parece ser uma divertida comédia.

Na trama acompanhamos Jack (John Reynolds) e Su (Sunita Mani) um casal hipster do bairro do Brooklyn que, assim como seus colegas, são completamente dependentes de seus telefones. Para mudar isso eles resolvem alugar uma cabana isolada na floresta e tentar passar alguns dias desconectados do mundo. Sem a pressão de olharem suas notificações e as redes sociais, o casal não fica sabendo que aliens atacam a Terra. Na medida que estranhos eventos acontecem eles precisam tentar voltar para a civilização… ou o que restou dela.

Chances de chegar nos cinemas do Brasil: Quase zero. No streaming no máximo.

Palm Springs

Foto: Sundance Institute

Motivos? Nomes fortes no elenco.

Presa em Palm Springs para o casamento de sua irmã mais nova, a madrinha e ovelha negra da família Sarah conhece Nyles, o divertido convidado de outra madrinha. Assim, a dupla irá se juntar ao abraçar a ideia que nada vale a pena, onde os dois irão se juntar para acabar com o espírito festivo que domina o lugar.

No elenco temos Cristin Milioti, Andy Samberg, Peter Gallagher,  J.K. Simmons, Camila Mendes, Meredith Hagner, e Tyler Hoechlin.

Chances de chegar nos cinemas do Brasil: Razoável. Talvez alguma produtora menor, como a Paris Filmes ou a Imagem Filmes se interesse se o filme se destacar no Festival.

The Father

Foto: Sundance Institute

Motivos?  Anthony Hopkins e Olivia Colman.

Na trama acompanhamos Anthony (Hopkins) um senhor com mais de 80 anos que já rejeitou todas as cuidadores que sua filha Anne (Colman) contratou. Anne está desesperada por ajuda, afinal, ela não pode visitar o pai todos os dias e a condição dele só piora. Anna se desespera a medida que a vida do pai está no final, mas será que ela deveria viver sua própria vida?

Produtora: Embankment Films.

Chances de chegar nos cinemas do Brasil: Grandes. The Father grita Oscar, e vai ser esperta a produtora que o comprar. O longa tem cara de Focus Features ou até mesmo Amazon Studios.

A Sony Classics comprou o filme nos EUA. No Brasil, o drama chega pela California Filmes.

Promising Young Woman

Foto: Sundance Institute

Na trama acompanhamos Cassie (Carey Mulligan), uma mulher traumatizada por eventos do seu passado, que procura vingança contra todos os homens que cruzam seu caminho.

No elenco temos ainda Laverne Cox, Bo Burnham, Alison Brie, Connie Britton, Jennifer Coolidge, Max Greenfield, Christopher Mintz-Plasse, Chris Lowell, Sam Richardson, Molly Shannon, e Clancy Brown.

Chances de chegar nos cinemas do Brasil: Razoáveis. O longa já tem distribuição da Universal Pictures. A filial brasileira ainda não anunciou o interesse na distribuição nacional do filme, mas deveria!

The Glorias

Foto: Sundance Institute

Motivos? Elenco de peso!

Jornalista e ícone feminista Gloria Steinem é reconhecida no mundo todo por conta de sua participação em lutas pelo direito da mulher e suas frases já impactaram gerações de mulheres. Nesta biografia não tradicional, um grupo de 5 Glorias recontam a história de Gloria Steinem durante uma viagem de ônibus. Elas passam pela trajetória de Steinem dos seu tempo na India, até a fundação da Revista Ms. em Nova York até seu envolvimento no momento feminista nos anos 60.

No elenco temos Julianne Moore, Alicia Vikander, Janelle Monáe, Timothy Hutton, e Bette Midler.

Chances de chegar nos cinemas do Brasil: Razoáveis. O longa deve chegar em alguma produtora pequena aqui no Brasil.

The Last Thing He Wanted

Foto: Sundance Institute

Motivos? Anne Hathaway!

Da diretora Dee Rees, o filme é uma adaptação de Joan Didion que acompanha uma jornalista de Washington (Anne Hathaway) que se vê com dificuldade para escrever uma história por estar muito perto dos fatos.

No elenco temos ainda Willem Dafoe, Rosie Perez e Ben Affleck.

Chances de chegar nos cinemas do Brasil: Sim. A Netflix comprou os direitos do filme e deve chegar no catálogo em 2020.

Lost Girls

Imagem
Foto: Sundance Institute

Motivos? História forte.

Inspirado em eventos reais, a diretora Liz Garbus conta a história da policial Mari Gilbert (Amy Ryan) que investiga o desaparecimento de sua filha. A busca pela jovem a leva para uma comunidade onde mais de 10 garotas de programa foram assassinadas.

Chances de chegar nos cinemas do Brasil: Sim. A Netflix comprou os direitos do filme e deve chegar no catálogo em 2020.

Nine Days

Foto: Sundance Institute

Motivos? Olha a piração! Uma mistura BBB com The Good Place.

E se nascer não é o começo da vida e sim a meta a ser atingida? Numa casa, bem longe da realidade que vivemos, um homem recluso chamado Will entrevista candidatos que são personificações de almas humanas para o privilégio que ele teve um dia: nascer. Cinco candidatos se destacam. Ao longo de nove dias, Will irá os testar, mas só pode escolher um só. O vencedor terá a oportunidade de se tornar um recém-nascido no mundo real, enquanto os outros irão desaparecer… nove dias é tudo que viverão.

No elenco temos Winston Duke, Zazie Beetz, Benedict Wong, Bill Skargard, Tony Hale e David Rysdah. A direção fica com o brasileiro Edson Oda.


Chances de chegar nos cinemas do Brasil: Sim. Se o público de Sundance embarcar no filme, e o longa ganhar um hype grande é capaz do longa chegar aos cinemas nacionais.

Você pode ler a lista de todos os filmes que estreiam em Sundance aqui.

[Atualização em 21 de janeiro]

Postagens relacionadas