Críticas Destaques Filmes 

Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas | Crítica

Nada como uma animação para dar certa liberdade criativa para um estúdio e assim fazer com que toque em assuntos digamos polêmicos e por que não dar a oportunidade de rir com os outros (e também dos outros). Com Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (Teen Titans Go to the Movies, 2018) é isso que a DC faz, e nos entrega uma animação mega colorida, com um texto cheio de referências para a cultura pop e um humor inebriante.

Teen Titans Go! To the Movies (2018) review
Foto: Warner Bros Pictures

Para aqueles que já conheciam os personagens da série animada, podemos garantir que Jovens Titãs Em Ação! O Filme acaba por ser uma combinação e tanta de acertos. O longa consegue manter aquele ritmo leve e bem infantil que os episódios tem mas ainda acerta em colocar pequenas piadas e easter-egg para os adultos, que com um olhar mais afiado, devem se divertir em caçar esses momentos entre uma música aqui e outra ali.

Jovens Titãs Em Ação! Nos Cinemas, é em si, um grande e prolongado episódio de tv. Afinal, temos uma trama em que Robin (voz nacional de Manolo Rey) quer ter seu filme de super-herói e como um dos personagem mesmo afirma, afinal se o Aquaman ganhou seu próprio filme por que não o Jovens Titãs não é mesmo?. E essa frase acaba por definir bem o que a produção quer passar.

O filme consegue, além de criar uma dinâmica bem bacana que envolve (e tira sarro) das produções de super-heróis da DC, acertar em fazer piada com a concorrência em momentos bastante oportunos e que não ficam por parecer picuinha de colégio. O longa acaba por ser também uma grande homenagem para outros filmes, onde a busca de Robin para ter seu próprio longa encaminha para que o personagem e o resto da sua gangue embarcarem numa aventura (em algumas partes bem musical) super engraçada.

Jovens Titãs Em Ação! Nos Cinemas, claro, é uma sequência de várias pequenas histórias dentro de uma grande trama mas que acerta no ritmo ágil e corrido para não deixar a peteca cair. A produção segue o mesmo ritmo de LEGO Batman: O Filme (2017) e, como falamos, faz diversas referências para a cultura pop (desde de Tartarugas Ninjas, outros filmes de super-heróis e até outras animações da Disney) e a cada cena e a cada piada, o filme entrega de bandeja muita coisa boa mesmo que passem numa velocidade gigante por nossos olhos.

Teen Titans Go! To the Movies (2018) movie review jovens titãs em ação! nos cinemas crítica
Foto: Warner Bros Pictures 

Além disso, Jovens Titãs Em Ação! Nos Cinemas sabe rir e apontar defeitos tão debatidos e criticados pelos chamados haters de internet sobre outras produções da DC que vão desde as falhas do estúdio como Lanterna Verde (2011), até mesmo as icônica cena da luta dos personagens Batman e Superman em Batman Vs Superman (2016). E claro, Jovens Titãs! também capitaliza em cima na popularidade da Mulher-Maravilha e dá bastante destaque para as personagens femininas da gangue como é o caso da gótica Ravena (voz nacional de Mariana Torres) com seus portais interdimensionais e da fofa mas pronta para o ataque Estelar (voz nacional de Luiza Palomanes). 

Mutano (voz de Charles Emanuel) e Ciborgue (voz nacional de Eduardo Borgherti) por mais que não tenham tanto destaque assim, roubam as cenas em diversos momentos. Talvez mais pelas falas adaptadas pela dublagem nacional que coloca no filme um tom de brasilidade gigante do que por qualquer outra coisa.

Jovens Titãs acaba por se destacar mais por seus pequenos momentos e piadas isoladas do que ter uma história boa como um todo. Chega um momento que por mais que a trama corra, te jogue uma música cativante e faça um personagem soltar um frase engraçada, o filme sofre com uma fórmula padrão, com vilões (Slaaaaaaaade!) para serem enfrentados no terceiro ato, como um bom filme de super-herói, e uma reviravolta daquelas bem batidas.

Mas no final, Jovens Titãs Em Ação! Nos cinemas acaba por ter um saldo mega positivo. A animação entrega personagens carismáticos, uma aventura multicolorida capaz de entreter todos os tipos de fãs, desde das crianças até os mais velhos, e ainda consegue passar uma mensagem super-positiva de amizade (como um bom desenho infantil que é).

A grande graça e o que acaba por ser o grande acerto de Jovens Titãs Em Ação! Nos Cinemas é que o filme sabe rir de si próprio sem perder a oportunidade de criar uma narrativa satírica, cheia de metalinguagem e fazer uma diversão completamente deliciosa.

PS: No começo temos um curta da DC Super Hero Girls
PS 2: Sim, temos uma cena pós-crédito

[yasr_overall_rating]

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas tem previsão de estreia 30 de agosto!