John Romita Jr. está de volta à CCXP no Artists’ Alley

1
96
Try Apple TV

CCXP acaba de confirmar a presença de John Romita Jr. no Artists’ Alley em 2019. A 6ª edição do maior festival de cultura pop do planeta acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo.

A confirmação veio através do Twitter oficial do evento. O artista veio à CCXP18 como parte do evento dos 80 anos de Superman, agora ele estará no Artists’ Alley – espaço dedicado especialmente aos quadrinhos – em horários pré-definidos.

https://twitter.com/CCXPoficial/status/1123285894042128384

Filho de John Romita Sr., um dos artistas mais famosos de Homem-Aranha desde os anos 1960, JRJr. começou a carreira cedo. Aos 13 anos de idade propôs a criação de um personagem a Stan Lee, que posteriormente apresentou Gatuno ao lado de John Buscema na revista The Amazing Spider-Man #78(O Espetacular Homem-Aranha) em 1969. Na Marvel UK (braço britânico da Marvel Comics), começou a desenhar esboços para capas de reimpressões, até estrear com uma história de seis páginas em The Amazing Spider-Man Annual #11 em 1977.

No ano seguinte, começou a ganhar popularidade ao participar de histórias do Homem de Ferro ao lado do escritor David Michelinie e do desenhista Bob Layton, que na ocasião foram responsáveis por introduzir vários personagens à trama, como a namorada do guarda-costas de Stark, Bethany Cabe, e o rival Justin Hammer. Nessa fase, desenhou os clássicos do Homem de Ferro: A Guerra das Armaduras e O Demônio da Garrafa.

Nos anos 1980, teve participação regular nas revistas do Homem-Aranha. Ao lado do escritor Dennis O’Neil, apresentou as personagens Madame Teia e Homem Hídrico, além de cocriar Duende Macabro com o roteirista Roger Stern. Desenhou ainda Marvel Torneio de Campeões, primeira série limitada publicada pela Marvel Comics reunindo os principais personagens da editora. Em sua primeira passagem como artista regular de Uncanny X-Men, cocriou o personagem Forge.

De 1988 a 1990, Romita desenhou a revista do Demolidor, na época com roteiros de Ann Nocenti e arte-final de Al Williamson, quando participou da criação da personagem Maria Tifoide.

Na década de 1990 continuou em diversos títulos da Marvel, como: o segundo arco da história Armor Wars do Homem de Ferro; O Justiceiro: Em Zona de Guerra; a primeira minissérie do mutante Cable; e o crossover Justiceiro e Batman. Além disso, Romita Jr. colaborou com Frank Miller em Demolidor: O Homem Sem Medo, uma história sobre a origem do personagem. Foi um dos responsáveis por relançar Thor com Dan Jurgens em 1998 e Peter Parker: Spider-Man com Howard Mackie em 1999.

Já nos anos 2000, o artista retornou às histórias do Homem-Aranha, participando de uma HQ em homenagem às vítimas do ataque de 11 de setembro, em que mostrava que até mesmo o super-herói estava inconformado com tamanha destruição. Outro trabalho de destaque na época foi na série regular do Wolverine – personagem cocriado pelo seu pai – ao lado do roteirista Mark Millar.

Em 2004, sua primeira história própria em quadrinhos, The Grey Area, foi publicada pela Image Comics. Desenhou também histórias do Pantera NegraSentinela e Ultimate Vision.

Em 2008, Romita voltou a colaborar com Mark Millar, com quem cocriou Kick-Ass, personagem que já teve dois filmes no cinema.

Após 30 anos na Marvel, John Romita Jr. foi convidado pela DC Comics para ser um dos artistas exclusivos da editora, trabalhando em Superman com o escritor Geoff Johns, em 2014. Ao lado de Scott Snyder, participou do relançamento de DC Renascimento com a revista All-Star Batman, de 2016. No mesmo ano, desenhou O Cavaleiro das Trevas: A Última Cruzada, uma história do Coringa escrita por Frank Miller e Brian Azzarello que integra a cronologia do clássico O Cavaleiro das Trevas.

No ano seguinte, ele e o escritor Dan Abnettlançaram a série The Silencer, como parte da linha Dark Metal da DC Comics. Atualmente, o artista está trabalhando com Frank Miller em Superman: Year One, série que mostrará as origens do Homem de Aço e será lançada ainda neste ano.

Em 2018, o evento recebeu de 262 mil visitantes, batendo recorde de público e se posicionando mais uma vez com o maior festival de cultura pop do mundo. A CCXP já faz parte do calendário cultural do país e este ano acontecerá entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo. Saiba mais em www.ccxp.com.br.

Try Apple TV

Comentários estão fechados.