Humor, aventura e representatividade em quadrinhos: Adri A. lança crowdfunding de novo livro do Cara-Unicórnio

0
362

Um jovem enfrenta um acidente em um laboratório, desenvolve novas habilidades, passa por um processo de redescoberta e assume a responsabilidade de zelar por sua vizinhança. A sinopse é comum e já faz parte do imaginário dos fãs da cultura pop, mas um quadrinista gaúcho reinventou essa narrativa numa HQ em 2018 e, agora, Cara-Unicórnio, o protagonista metade homem e metade unicórnio criado por Adri A., chega em uma nova publicação. Para viabilizar Cara-Unicórnio – Vol. 2, Adri recorre novamente ao Catarse em campanha a partir de 16 de março de 2020.

O primeiro volume da saga Cara-Unicórnio foi lançado há dois anos também através de uma campanha de financiamento coletivo. A arrecadação alcançou quase o dobro da meta inicial e o apoio de mais de 300 pessoas. A publicação apresentou o personagem em quatro capítulos que contavam sua origem, sua atrapalhada estreia no panteão dos super-heróis de quadrinhos e introduziu alguns dos conflitos que movimentam seu universo narrativo. O segundo volume apresenta novos personagens, como seu ajudante mirim, e novas aventuras, além de aprofundar os leitores sobre o passado e as relações do divertido protagonista. Ainda assim, o novo livro mantém a principal proposta da série: tratar de diversidade com protagonistas LGBTQIA+ e dar visibilidade para pessoas que se percebem pouco representadas em narrativas de super-heróis.

A HQ continua zoando e desconstruindo clichês de super-heróis e da cultura pop, e ainda é um quadrinho de humor com momentos sensíveis e tensos, mas abordar e dar protagonismo à diversidade, ainda mais nesses dias loucos que a gente vem vivendo, tem uma importância cada vez maior“, explica o autor.

As aventuras do personagem metade rapaz, metade unicórnio, exploram o que há de humano em todos nós; por isso, suas histórias são voltadas a todos que buscam uma narrativa sobre crescimento, transformação e autodescoberta.

O humor é uma ferramenta bem eficiente para acessar as pessoas e esse aspecto no Cara-Unicórnio contribui para o seu alcance. Mas acredito que não seja só isso que atrai os leitores. Mesmo se tratando de uma série fantástica de super-herói com um protagonista metade unicórnio, eu tenho uma preocupação bem grande em desenvolver os aspectos humanos dos personagens e mostrá-los vulneráveis e falhos, o que os torna relacionáveis, e acho que quem dá uma chance ao Cara-Unicórnio e lê uma de suas histórias acaba se identificando e querendo saber o que vai acontecer a seguir“, reflete o autor sobre o potencial agregador e universal de sua criação.

O novo livro do Cara-Unicórnio terá uma tiragem de mil exemplares, será inteiramente colorido, terá formato de 15 x 21 cm, quase 200 páginas, miolo com papel couchê de 90g, capa em papel cartão supremo de 250g, e será dividido entre os capítulos cinco, seis, sete e oito, dando continuidade à narrativa apresentada na publicação de estreia. A edição prevê ainda algumas páginas de material extra, como esboços, estudos de personagens e textos sobre o processo de criação. Todos os exemplares disponibilizados pela campanha de financiamento serão autografados por Adri.

As categorias de contribuição se estendem de R$ 30 a R$ 830 e as recompensas vão de versão impressa e digital da obra, além de artigos como bolsa, ímã de geladeira, sketch e postal, entre outros, e a possibilidade de tornar-se um personagem em alguma futura edição do Cara-Unicórnio.

Para contribuir com a publicação de Cara-Unicórnio – Vol. 2, acesse a campanha no Catarse: http://catarse.me/caraunicornio2.

Sobre o autor

Adri A. é ilustrador e quadrinista. Aborda em suas produções questões ligadas à diversidade e ao universo LGBTQIA+. Desde 2012, publica seus trabalhos nas redes sociais e em fanzines editados por ele mesmo. É criador e autor do Cara-Unicórnio, série em quadrinhos que satiriza super-heróis e promove representatividade LGBTQIA+. Em 2019, a primeira coletânea da série, Cara-Unicórnio – Vol. 1, concorreu ao Troféu HQ Mix na categoria humor. Também já teve ilustrações e quadrinhos publicados em diversas publicações de outras editoras e coletivos.