Destaques Reviews Séries & TV 

Falcão e o Soldado Invernal | 1×05 – Verdade: Uma respirada antes de buscar a limpeza de um legado

Com um episódio bem mais longo, Falcão e o Soldado Invernal tirou um tempo para respirar as consequências de sujar o legado de Steve Rogers, e do manto do Capitão América, mas também fez mostrar até onde o governo estava disposto a chegar para ter o soro do supersoldado funcional. Mais uma vez tiram para Sam a honra de ser tão parecido com os ideais de Steve.

Aqui a Verdade está acima de tudo, mas não acima de todos…

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio/série. Continue a ler por sua conta e risco.

A honra de John Walker foi questionada, mas não os seus feitos, como ele disse perante a cúpula, eles o criaram, e não é mentira, através dos tempos vemos o governo criando esses “monstros” esperando controlá-los, mas nunca deu certo. Steve era diferente, tinha uma visão de mundo diferente e o soro “melhorou” com base nas suas convicções, com John, que já era explosivo e Hoskins o alertou, ele só perdeu ainda mais a cabeça.

Sua batalha com Sam e Bucky foi de tirar o fôlego, e mais uma vez a Marvel Studios nos entregou algo nada menos que sensacional e a direção de Kari Skogland deixou tudo mais intenso. E tudo se divide a partir daqui…

Walker é condenado a sumir por conta de ter manchado o nome Capitão América matando uma pessoa na frente de outras centenas e com o vídeo indo para a internet, mas ele não é de baixar a cabeça. Aí entra uma figura misteriosa em cena: Valentina Allegra de Fontaine¹ (Julia Louis-Dreyfus). Ela promete entrar em contato, tem seu charme e cheia de pequenos trejeitos que são interessantes, mas o mais suspeito, ela não deixa nada em aberto sobre de onde e para quem trabalha.

Enquanto isso, Sam vai a Maryland para conversar com Isaiah, deixando com Torres suas asas quebradas, a conversa dele com Isaiah. A forma como o primeiro supersoldado negro que funcionou foi levado para uma sala de experimentos por 30 anos mostrou como o governo esperava um outro Capitão América branco, loiro de olhos azuis, sobrando para ele ser a cobaia. A forma que ele explicou da enfermeira que mentia nos relatórios e o ajudou a se livrar de tudo foi bem bacana, e queria que tivesse mostrado alguns momentos de seu passado.

Acho que o que mais pegou Sam foi Isaiah ter deixado claro que o governo nunca deixaria um homem negro assumir o papel de capitão, e vemos nas palavras de Valentina que o escudo não é do governo, não tecnicamente…

Foto: Disney+/Marvel Studios – Chuck Zlotnick

Quando somos levados para a família de Sam, como forma dele respirar e se conectar novamente com as pessoas que ele ama e Bucky aparece, aquele momento é para todos estarem mais firmes e reencontrarem o propósito de tudo o que eles fazem. Sarah e as crianças é importante para Sam e agora para Bucky, que se conecta ali como amigos, tendo o Steve como ele, mas onde eles aprenderam a se respeitar, mesmo que gostem de brincar de dar umas cutucadas um no outro.

É interessante ver o crescimento de Bucky, o Lobo Branco, não gosto de chamá-lo de Soldado Invernal, acho que essa reconstrução do personagem é legal, e eu não esperava que ele fosse devolver o Barão Zemo para a Balsa com ajuda das Dora Milajes, não sem antes pedir um favor…

Sam novamente tem suas asas e fiquei intrigado em ver o que foi feito com elas, e se são inteiramente novas, pois as antigas deixou com Torres. Acho que agora vem um novo visual (alô action figures que vazou) e ele a sua forma irá assimilar o escudo do Capitão América e seu legado.

Em Nova York com a discussão do que está sendo feito aos refugiados que voltaram do blip, Karli quer vingança e levar o plano dos Apátridas a outro nível, tanto que se uniu ao homem que Sam lutou para pegar de volta um soldado lá no primeiro episódio. Vem um novo ataque dos Apátridas e tudo vai ficar insano no episódio final!

Foto: Disney+/Marvel Studios – Eli Adé

Uma coisa que me deixou intrigado é a ligação de Sharon… Com quem ela fala? O que ela fará em dobro? Eu fiquei achando que foi com Valentina depois da forma misteriosa que apareceu, e espero que aproveitem mais desse mistério no próximo episódio.

Falcão e o Soldado Invernal | 1×04 – O Mundo Está Vendo: O poder e a mancha em um legado de honra

Falcão e o Soldado Invernal mais uma vez se prova um acerto da Marvel Studios em desenvolver estes dois personagens que foi importante em vários filmes, mas não tiveram sua história contada inteiramente. Anthony Mackie e Sebastian Stan estão incríveis!

Falcão e o Soldado Invernal tem episódios inéditos liberados as sextas no Disney+.

¹ Valentina Allegra de Fontaine: Nos quadrinhos Valentina é uma agente da SHIELD e já namorou Nick Fury, mas seu papel mais importante foi como Madame Hydra…