Destaques Reviews Séries & TV 

Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado | Primeiras Impressões: Série foca em fraco drama teen e esquece o slasher

Eu sei o que vocês, executivos da Sony Pictures TV e da Amazon Studios, fizeram no verão passado. Durante uma chamada de Zoom, claramente por causa da pandemia, tentaram pegar uma das franquias de terror mais conhecidas da década de 90 e rebutar em formato de série para os tempos modernos. Mas adivinhem o quê? Esqueceram que uma das principais vertentes da produção de terror nos 1990 era ser um slasher despretensioso. Ou ser slasher propriamente dito. Aqui em Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado (I Know What You Did Last Summer, 2021), a série de TV que chega no Prime Video no dia 15, pelo menos nos 4 primeiros episódios liberados para a imprensa, o foco é muito mais em termos um drama teen do que efetivamente ser uma série que penda para o gênero que popularizou os filmes originais. 

Madison Iseman em cena de Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado
Foto: Michael Desmond / Amazon Studios

Claro, a justificativa aqui dos produtores é que o seriado vai seguir mais a linha dos livros e não dos filmes. Mas o que fez sucesso e atraiu a atenção do espectador lá nos anos 90? Os filmes ou os livros? Pois bem. Ao tentar pegar carona nos sucessos das séries adolescentes mais recentes como Pretty Little Liars, MTV Scream e até mesmo Euphoria, o seriado Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado tenta colocar esses personagens jovens, alguns descolados, outros não, na mira de um assassino misterioso da forma mais real possível, mas esquece que a essência dessas histórias, e desse tipo de produção, é ser o oposto disso. São projetos que brincam com as diversas possibilidades que uma pessoa maluca conseguiria entrar, sem ser notada, nos diversos lugares, mudar combinações de portas para invadir casas, colocar surpresas em armários (temos uma cabra decapitada no primeiro episódio), ou até mesmo pintar com tinta espelhos com ameaças.

Fora as ameaçadoras mensagens de texto que sempre aparecem e são clássicas. Assistimos essas produções para claro, tomar sustos, mas também sabemos que aquilo é um pouco fora do que veríamos realmente. O grande problema para mim, com Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado é que eu até compraria essa história se o drama teen fosse aceitável ou minimamente interessante. Os personagens acabam que se apoiam em pequenos fiapos de personalidades que soam como um amontoado de clichês de séries teen que não combinam e não clicam com A) a proposta da série B) com a história que é contada aqui que já não tem boa parte dela com o gênero slasher evolvido.

Acontecem mortes misteriosas? Sim. Temos mensagens misteriosas e pistas para tentarmos descobrimos quem está por trás daquilo tudo? Sim. Temos sustos? Poucos. Mas tudo em Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado é envolvido com um desinteressante e até chato arco narrativo que envolve a troca de lugares entre as gêmeas Alison e Lennon (Madison Iseman da franquia Jumanji). 

É sério Prime Video, gêmeas? Inovador. Mesmo que a premissa de Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado seja a mesma dos filmes, um grupo de adolescentes atropela uma pessoa no meio de uma estrada deserta, a noite, e resolvem se livrar do corpo. Um ano depois, já em outro momento de suas vidas, alguém começa a mandar mensagens para eles dizendo que sabe desse segredo. Ou de algum outro segredo. A série parece que fica por rodar nas mesmas coisas e nunca sai do lugar para onde ela quer ir. E pelo menos nesse começo, eles pouco desenvolvem esse mistério principal das gêmeas Paola e Paulina (ai sério, eu to rindo escrevendo esse texto) e também pouco focam nos ataques do tal assassino misterioso (seria um só?) que quando acontecem são tão rápidos e sem a carga emocional, dramática e de assustar que deveriam ter. Afinal, o seriado parece que nem tinha orçamento para isso.

Do grupo principal, a atriz Madison Iseman acho que é mais tem experiência e se destaca. A trama da gêmea boa que toma o lugar da gêmea ruim (depois de literalmente atropelar ela e deixar o corpo em uma caverna) é desenvolvida no primeiro episódio, onde você quando percebe que elas são gêmeas já saca o que vai acontecer logo de cara, é só você somar 1+1, mas o pior disso são os flashbacks que pegam na mão do espectador para explicar as cenas da tal festa do primeiro episódio que é a chave para tentarmos colocar algum pingo de saldo positivo que esses primeiros 4 episódios possam ter.

Cena de Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado
Foto: Michael Desmond /Amazon Studios

Se a série vai melhorar nos próximos episódios não sabemos, vamos ter que acompanhar para ver, mas se depender da trama do jovem Dylan (Ezekiel Goodman) que teve um caso com a gêmea ruim achando que era a gêmea boa, da influenciadora digital Margot (Brianne Tju) que luta contra sua imagem, sexualidade e tudo mais, do jovem Johnny (Sebastian Amoruso) e seu relacionamento com um homem mais velho e da jovem Riley (Ashley Moore) que tem um arco que envolve tráfico de drogas e tudo mais, a série precisa dar um salto violento de qualidade depois desses 4 episódios. Isso sem falar nos personagens adultos que são completamente avulsos, seja a faz tudo da região Courtney (Cassie Back), da policial Fionna (Fionna Rene), ou o pai das gêmeas dono do bar local, o atormentado Bruce (Bill Hack) que resolveu apoiar a filha na decisão da troca de lugares e tudo mais. É tudo tão mal construído que realmente fica difícil se empolgar nesse começo, e olha que precisou de quatro episódios para a trama avançar hein?

O possível envolvimento de um culto, que é citado de forma casual “Ah tem um culto aqui na cidade…” ou até mesmo de outros moradores da cidade no que de fato aconteceu naquele, ou do passado da gêmea que morreu e das coisas que escondia dos outros (ela tinha um OnlyFans, risos!), não criam a dose de curiosidade e de instigação que serviria para movimentar a trama já que os outros aspectos do seriado não compensam.

As expectativas para Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado já não eram das maiores, mas realmente fui pego de surpresa com o quanto não me conectei com nada, com nenhum personagem, ou com nenhuma das tramas, seja as principais ou as paralelas. Em 2022, tenho certeza que vou me pegar pensando que no ano passado, Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado foi uma decepção.

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado terá os primeiros quatro episódios lançados em 15 de outubro.