Destaques Entrevistas Filmes 

No Brasil para divulgar It – Capítulo 2, Andy e Barbara Muschietti falam sobre a sequência, escalações, e os desafios para o filme!

Lançado em 2017, It – A Coisa agradou o público e a crítica ao adaptar o livro de Stephen King para as telonas. Os gringos elogiaram o filme, consta com 86% de aprovação no Rotten Tomatoes, e aqui no Arroba Nerd o longa levou 4 estrelas sendo classificado como “perturbador e assustadoramente fantástico”.

E claro, para a Warner Bros, o longa se tornou a maior bilheteria para um filme de terror arrecadando mais de 320 milhões de dólares ao redor do mundo.

It: A Coisa tem bilheteria monstruosa e quebra recordes em seu fim de semana de estreia

Um dos colegas afirmou que “It – A Coisa tem um time de produção no seu auge” e com isso, o estúdio trouxe, na metade do mês, o diretor Andy Muschietti e a produtora Barbara Muschietti para Brasil, onde a dupla falou sobre o que esperar da sequência, as escalações para o elenco dos personagens do Clube dos Otários, e claro, os desafios para realizar o filme!

O ArrobaNerd conversou com eles há algumas semanas num bate-papo bastante interessante.

O formato da entrevista foi uma mesa redonda, onde tivemos 20 minutos, para falar com duas pessoas loucas para falar do filme que eles estão há 5 anos produzindo e vivendo no mundo de Stephen King, com sangue, palhaços do mal, e os desafios transformar e trazer para a realidade, novamente a cidade de Derry, e suas complexas relações.

Bill Skarsgård in It Chapter Two (2019)
It – Capítulo 2 | Foto: Warner Bros Pictures

O argentino Andy, com 46 anos, chegou primeiro, perguntando se queríamos fazer a entrevista em inglês ou espanhol. Super simpático, e vindo de uma filmografia de terror composta pelo o primeiro It – A Coisa (2017), e o longa Mama (2013), Andy parece ser um daqueles diretores que imprimem sua personalidade nos seus trabalhos. Ao ser perguntado sobre a familiaridade com o gênero ele afirma “Gosto de pensar que tenho um bom gosto para distinguir filmes de terror com boas narrativas, daqueles que são simplesmente feitos para lucrar.

Já Barbara, sua irmã e produtora dos dois projetos, afirma que filmes de terror são um dos seus gêneros preferidos. Ao falarem sobre a popularização dos filmes de terror, e suas bilheterias expressivas ao compararmos com os valores de orçamento – It A Coisa (2017) fez US$ 320 milhões de um orçamento de US$ 30 milhões – a produtora afirma “é de um gênero muito emocional e nós latinos somos um povo muito emotivos, e então acabamos sendo atraído por ele”. 

Sobre o assunto ela conclui “Nosso desejo é fazer filmes que gostaríamos de assistir.”

Desafios para a sequência 

Andy e Barbara afirmaram que It – Capítulo 2 teve os mesmos desafios de ser feito que a primeira parte. “Foi bem desafiador….” afirma o diretor “mas bastante divertido”. Ele completa “Não há passagens que não estejam lá que não são importantes. Uma coisa leva a outra e outra e outra.”

Para o segundo filme, Andy afirma que os personagens precisam recuperar as memórias dos tempos que passaram em Derry quando crianças, onde novamente eles vão precisar derrotar o palhaço Pennywise (Bill Skargard) e para isso terão ter que recorrer ao seus passados.

Assim, o diretor afirma “os flashbacks são muito importante para a trama.”

Jeremy Ray Taylor, Jaeden Martell, Finn Wolfhard, Sophia Lillis, Jack Dylan Grazer, and Chosen Jacobs in It Chapter Two (2019)
It Capítulo 2 – Foto: Brooke Palmer/Warner Bros Pictures

Já Barbara afirmou que a logística para o projeto, que foi adaptado de um livro enorme, e dividido em duas partes, foi uma dos piores pesadelos para a equipe de produção. Ela afirma “eu acredito que para nós o maior desafio mesmo foi a falta de tempo. A data de estreia de It – Capítulo 2 nos foi passada no lançamento de It – A Coisa. Isso nos dava mais dois anos, o que não é muito para um longa gigante como esse.

Ela completa “Andy trabalhou no roteiro literalmente até os últimos momentos antes de começarmos a filmagens. Mas, correu tudo bem.”

Outro momento crucial para a dupla foi tentar criar um projeto que saísse das sombras da minissérie lançada em 1990 e que marcou uma geração inteira. Assim, Andy foi categórico que a sua versão de It – A Coisa, tanto a Parte 1 quanto a Parte 2, “não se trata de um remake, mas sim de uma adaptação diretamente do livro”. 

Ele afirma que teve uma experiência mais intensa com o livro e que a minissérie não teve tanto impacto para ele. Ele completa “O que você assiste em tela é a minha interpretação emocional de quando li o livro pela primeira vez quando tinha 14 anos, junto com a visão de quando eu o li novamente 30 anos depois. É engraçado como existe um paralelo entre a minha idade e a dos personagens, esse intervalo aproximado de 30 anos.”

Sobre o assunto Andy finaliza que o grande desafio para It – Capítulo 2 foi “basicamente esse, o de projetar aquilo que eu senti.”

Escalações e trabalhar com o elenco adulto e infantil

Ao comentarem sobre o gigantesco elenco que It – Capítulo 2 apresenta, temos os sete personagens adultos e sete personagens crianças que retornam, a dupla afirmou que escalar atores em Hollywood é bem difícil. Mas que a maioria que eles tinha em mente acabaram aceitando o papel. 

A primeira pessoa que eles escalaram para a sequência foi Jessica Chastain como Beverly Marsh, e que talvez já deveria estar escalada antes mesmo do primeiro filme. A dupla disse “Jessica sempre foi a Bervely”.

Barbara afirma “inconscientemente, eu acredito que escalamos Sophia Lillis como Bervely já pensando “ela é uma mini Jessica, perfeita!”

Bill Hader, James McAvoy, James Ransone, Jay Ryan, Jessica Chastain, and Isaiah Mustafa in It Chapter Two (2019)
It Capítulo 2 – Foto: Brooke Palmer/Warner Bros Pictures

Já Andy afirma que os atores James McAvoy, como Bill Denbrough, e Bill Hader, foram duas pessoas que eles queriam muito para o filme. “Hader é o Richie perfeito” pontua o diretor. “Um cara extremamente engraçado, além de um excelente ator dramático.” Hader foi indicado ao Globo de Ouro, e ao Emmy, nas duas últimas edições, por sua atuação na série Barry da HBO. O ator levou o prêmio em 2018, e é um dos favoritos para a edição desse ano que acontece em Setembro.

Ele completa que James Ransone e Jack Dylan Grazer também fizeram uma boa parceria para o papel de Eddie Kaspbrak e que ambos “tem esse tipo de energia e uma fala rápida que poucas pessoas tem”. Ele conclui “Foi uma foi uma escolha bem certeira”.

E essa química entre o elenco adulto e o infantil foi importante, afinal, em It Capítulo 2, além de termos bons momentos de terror, o longa se aprofunda nas emoções dos membros do Clube dos Otários. 

Andy comenta que “a parte emocional tinha um grande valor para a história. Tivemos muitas conversas. Com cada um dos atores individualmente, durante os ensaios com o grupo todo e no dia das filmagens no set. No fim das contas, o trabalho é deles. Eu faço tudo o que está ao meu alcance para que eles cheguem ao ponto emocional que precisam, mas o holofote é todo deles.”

Já Barbara afirmou que “era importante que eles estivessem conectados de verdade. Eles tentavam animar uns aos outros e estavam presentes no set até quando não eram suas cenas.”

A dupla comentou ainda que para eles o grande indicativo era que eles sabiam se estavam ou não acertando no filme era prestar atenção diretamente nas reações da audiência com o filme. Andy afirma “Quando vemos público tampar os olhos e não assistindo as cenas, sabemos que está funcionando.”

4 coisas que descobrimos nas novas fotos de It – Capítulo 2 liberadas pela Warner Bros!

A cada 27 anos o mal vista a cidade de Derry, Maine e em It – A Coisa 2 os personagens estão de volta, agora adultos, e acabam se reencontrando quase 30 anos depois dos eventos do primeiro filme.

Estão no elenco Jessica Chastain e Sophia Lillis como Beverly, James McAvoy e Jeaden Liebecher como Bill, Bill Harder e Finn Wolfhard como Richie, Jay Ryan e Jeremy Ray Taylor como Ben, James Ransone e Jack Dylan Grazer como Eddie, Andy Bean e Wyatt Oleff como Stanley, Isaiah Mustafa e Chosen Jacobs como Mike, além de Bill Skarsgård como Pennywise.

IT – Capítulo 2 chega nos cinemas no dia 5 de Setembro.

Postagens relacionadas