Filmes Notícias 

Brasil seleciona longa Deserto Particular que passou no Festival de Veneza para tentar vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar

O comitê nacional formado pela Academia de Cinema Brasileiro anunciou hoje (15) que o longa Deserto Particular será o representante do Brasil para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2022.

O longa é dirigido por Aly Muritiba, mesmo diretor de O Caso Evandro, e discute a afeição masculina no Brasil contemporâneo, afirma a Pandora Filmes, que lançará o longa por aqui.

Aly Muritiba e Henrique Dos Santos cuidaram do roteiro.

O filme fez sua première mundial no Festival de Veneza, na mostra Venice Days, em setembro, e tem previsão de chegar nos cinemas nacionais em Novembro.

Confira lista de filmes que podem representar o Brasil no Oscar 2022

O filme é protagonizado por Antonio Saboia (Bacurau) como Daniel, um policial afastado do trabalho depois de cometer um erro. Ele mora em Curitiba, com um pai doente, de quem cuida com devoção. Taciturno, Daniel fala pouco e sorri menos ainda. Seu único motivo de alegria é a misteriosa Sara, uma moça que mora no sertão da Bahia e com quem se corresponde por aplicativo de celular. O desaparecimento súbito de Sara faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca de seu amor.

“Foi uma escolha difícil. Ficamos entre alguns filmes, considerando cinematografia, temas. Por fim, chegamos a um consenso. É sempre uma escolha difícil quem representa o Brasil pro mundo. Tivemos excelentes filmes inscritos, com uma representação muito diversa da cinematografia brasileira, de diferentes estados, e todos eles muito engajados. Deserto Particular traz uma tema muito importante: como o amor pode ser um agente de transformação. É disso que o mundo precisa hoje”, afirma Leonardo Edde que presidiu o comitê.

O comitê tem até o dia 1º de novembro de 2021 para inscrever o longa escolhido na categoria na Academia americana.

shortlist de filmes para a categoria de Melhor Filme Internacional será anunciada em 21 de dezembro contará com 15 filmes.

Anúncio dos indicados ao Oscar, com os 5 filmes escolhidos na categoria de Melhor Filme Internacional acontece em 08 de fevereiro.

A 94ª edição do Oscar acontece em 27 de março de 2022.