Quem diria que apostar no retorno de uma franquia de terror de sucesso daria um bom retorno? Não era preciso nenhum premonição para ver que isso faria dinheiro. E é o que aconteceu com Premonição 6 (Warner Bros.) que estreou nos cinemas nacionais e americanos no começo do chamado verão americano, ou seja, a temporada de blockbusters de meio de ano, e mostrou que veio dar dinheiro.
A trajetória começou quando o longa lançou o primeiro trailer, lá em Março, bateu o recorde de visualizações e chegou 178 milhões de views em 24 horas e se torno o segundo trailer de um filme de terror mais visto de todos os tempos. E com sessões de pré-estreia e o boca-a-boca, o longa estreou meses depois como um dos filmes mais bem avaliados do ano na plataforma agregadora de críticas do Rotten Tomatoes: 93% de aprovação da crítica, 89% de aprovação do público.
E ainda recebeu um B+ no CinemaScore. E não só isso, o novo filme impulsionou os outros 5 filmes na franquia no streaming da HBO Max. Aqui no Brasil, na noite de ontem (18), 4 filmes da franquia estavam no Top 10 de filmes mais vistos na plataforma: em 3º lugar Premonição 5, em 4º Premonição, em 7º Premonição 2 e em 9º Premonição 3.
E pensar que Premonição 6 foi cogitado, aprovado e desenvolvido, lá em 2022, para ser um lançamento exclusivo para o streaming, a HBO Max. Só que o longa fez US$ 102 milhões de bilheteria em todo mundo. Imagina perder tudo isso?
Nos EUA, o longa estreou com US$ 51 milhões e nos outros mercados foram novos US$ 51 milhões arrecadados. Ficou em primeiro lugar em 53 países. Os destaques foram na América Latina (número 1 em todos os países, com destaque para o México, o maior mercado da região) e na Europa (número principalmente nos dois mais importantes mercados Reino Unido e França).
O Top 5 de melhores mercados internacionais de Premonição 6 ficam com México (US$5,5M), Reino Unido (US$5,3M), Filipinas (US$3,4M), Índia (US$3M) e França (US$3M). [via Deadline] No Brasil, Premonição 6 levou 729,32 mil pessoas para os cinemas nacionais no final de semana de estreia oficial. O longa teve sessões de pré-estreia pagas na quarta-feira e algumas outras sessões antecipadas no final de semana anterior. Arrecadou R$15,69 milhões por aqui.
É o segundo filme do estúdio, aqui no Brasil, que fica em primeiro lugar juntamente com Um Filme Minecraft. É a quarta maior estreia do ano atrás do mesmo Um Filme Minecraft, seguido de Thunderbolts* (Disney) e Capitão América: Admirável Mundo Novo (Disney).
O orçamento do filme varia entre US$ 40 e 50 milhões e definitivamente o longa vai atingir o ponto de equilíbrio (o chamado breaking even point que acaba por ser entre 2, 2,5 vezes o valor de produção sem os custos de marketing e distribuição) e dar lucro para o estúdio nas próximas semanas. E claro, quando depois chegar no formato digital e depois no streaming na HBO Max.
Confira a tabela com os dados de bilheteria e Top 10 filmes do mercado nacional (em números de pessoas no período/total acumulado).
Posição | Filme | Pessoas no Período | Bilheteria no período | Pessoas no Total | Bilheteria no total | Semanas em Cartaz |
1º lugar | Premonição 6: Laços de Sangue (Warner Bros) | 537,34 mil pessoas | R$ 11,70 milhões | 729,32 mil pessoas | R$ 15,69 milhões | ESTREIA DA SEMANA |
2º lugar | Thunderbolts* (Disney) | 219,19 mil pessoas | R$ 4,85 milhões | 1,96 milhões de pessoas | R$ 42,62 milhões | 3 semanas |
3º lugar | Karate Kid: Lendas (Sony Pictures) | 153,43 mil pessoas | R$ 3,33 milhões | 488,11 mil pessoas | R$ 10,30 milhões | 2 semanas |
4º lugar | Homem Com H (Paris Filmes/Downtown) | 77,77 mil pessoas | R$ 1,80 milhões | 436,67 mil pessoas | R$ 9,54 milhões | 3 semanas |
5º lugar | Um Filme Minecraft (Warner Bros) | 66,38 mil pessoas | R$ 1,33 milhões | 5,37 milhões de pessoas | R$ 110,59 milhões | 7 semanas |
6º lugar | Pecadores (Warner Bros) | 32,32 mil pessoas | R$ 816,02 mil | 825,73 mil pessoas | R$ 18,31 milhões | 5 semanas |
7º lugar | Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes (Paris Filmes) | 9,82 mil pessoas | R$ 239,81 mil | 12,22 mil pessoas | R$ 286,32 mil | ESTREIA DA SEMANA |
8º lugar | O Rei dos Reis (HECONT) | 5,25 mil pessoas | R$ 101,85 mil | 439,33 mil pessoas | R$ 8,84 milhões | 5 semanas |
9º lugar | Manas (Paris Filmes/Downtown) | 3,56 mil pessoas | R$ 79,94 mil | 3,57 mil pessoas | R$ 80,12 mil | ESTREIA DA SEMANA |
10º lugar | O Contador 2 (Warner) | 2,60 mil pessoas | R$ 75,38 mil | 298,27 mil pessoas | R$ 6,99 milhões | 4 semanas |
Números totais do período | 1,11 milhões de pessoas | R$ 24,33 milhões arrecadados |