quinta-feira, 12 dezembro, 2024
Try Apple TV
InícioDestaques"Criamos aqui a versão definitiva do Papai Noel" afirma The Rock sobre...

“Criamos aqui a versão definitiva do Papai Noel” afirma The Rock sobre trabalhar no longa Operação Natal

Operação Natal tem os mega astros Dwayne Johnson, The Rock (dos filmes Jumanji, Moana, a franquia Velozes e Furiosos) e Chris Evans (dos filmes da Marvel Studios do Capitão América e a franquia Vingadores) juntos, no mesmo filme, e em uma aventura natalina.

É uma das grandes apostas da Amazon depois que gigante do varejo e de tecnologia comprou os estúdios MGM numa aquisição multimilionária alguns anos atrás. Além de estrelado, o longa é produzido por The Rock através da produtora Seven Bucks Productions que o ator comanda ao lado dos também produtores Hiram (que está também no longa como a voz do Urso Garcia) e Danny Garcia.

Antes de chegar no Prime Video, Operação Natal tem um lançamento nos cinemas nacionais pela Warner Bros que convidou o site para participar de um evento virtual com o elenco transmitido diretamente da Alemanha, onde rolou a pré-estreia mundial.

E no longa, depois que o Papai Noel, codinome: Das Neves, é sequestrado, o Chefe de Segurança do Polo Norte (Dwayne Johnson) deve se unir ao mais infame caçador de recompensas do mundo (Chris Evans) em uma missão internacional e cheia de ação para salvar o Natal. 

Junto com a dupla temos no elenco os atores Lucy Liu (da franquia As Panteras), Kiernan Shipka (vista em Twisters), Bonnie Hunt (Doze é Demais), Kristofer Hivju (da série Game of Thrones), Nick Kroll (da série animada Big Mouth), Wesley Kimmel (da série The Mandalorian), e também o vencedor do Oscar, J.K. Simmons (por Whiplash: Em Busca da Perfeição).

Todos eles estiveram reunidos, juntamente com o diretor Jake Kasdan, que trabalhou com The Rock nos filmes Jumanji, onde comentaram as principais curiosidades sobre a produção do filme, os bastidores e tudo mais.

Confira:

Dwayne Johnson, The Rock e Chris Evans em cena de Operação Natal. Foto: Amazon MGM Studios/Warner Bros. Pictures . All Rights Reserved.

Ideias para o longa

Operação Natal meio que introduz a figura do Papai Noel e do Polo Norte para uma nova geração. E para o diretor Jake Kasdan essa era a ideia central desde de sempre para o filme: achar uma forma de contar essa história de uma nova forma empolgante para a audiência.

“A forma [que achamos para contar essa história foi] de procurávamos uma maneira de contar a história do Papai Noel que nunca vimos antes. Sempre o vimos [o Papai Noel] de uma certa maneira durante toda a nossa vida e assim pensamos que a grande e empolgante ideia para [esse filme] seria se você pudesse puxar a cortina e ver como ele realmente é. Assim, todos esses aspectos do filme vieram desse tipo de ideia inicial. E Hiram Garcia teve essa ideia, essa ideia foi dele, e ele trouxe Chris, me trouxe, e desde o início com DJ [Dwayne Johnson], e acho que essa foi a ideia que nos impulsionou desde o início. “ afirma Kasdan.

Para o produtor Hiram Garcia, que trabalhou com The Rock em diversos projetos e, que é um fã de carteirinha do Natal, essa foi a ideia desde do começo: apresentar uma nova (e quem sabe definitiva) versão Papai Noel.

Garcia comenta: “Quando começamos a trabalhar nesse projeto, um dos objetivos era e, na verdade, quando estávamos fazendo as apresentações do projeto para os estúdios, sempre terminávamos a apresentação dizendo “Nossa esperança é contar uma história que realmente inspirasse as pessoas a virar o Natal de cabeça para baixo, entregar uma boa mitologia, mas também criar o Papai Noel definitivo.”

Já houve tantos Papais Noéis bons, mas [queríamos] encontrar um que realmente tivesse uma boa conexão com o público e que levasse isso para um próximo nível ao trazer um frescor para o Papai Noel que, como grande fã do Natal, eu sempre soube que J.K. Simons era esse cara, e sinto que fizemos isso com ele, junto com a forma como Jake pensou em tudo fora das telas. A atuação de J.K. como Papai Noel é tudo o que sonhamos e muito mais.”

Como Operação Natal é diferente de outros filmes de natal por aí?

Para The Rock, o protagonista do filme, fazer parte de Operação Natal, seja atuando, ou na produção, tem tudo haver com a ideia, o roteiro e a história ser contada. E claro, quem vai ajudar a contar essa história.

Para o ator, que também tem a função de produtor no filme, Operação Natal é um filme que o agradou desde do começo realmente pela ideia que foi apresentada. The Rock afirma: “Eu acho que tudo começa mesmo com o material, e vem do cérebro do Hiram, e depois com Chris Morgan [o roteirista do filme] que o decifrou, e depois foi a vez de Jake de escolher o que colocar em tela. Portanto, acho que o material em si se prestou a entregar uma história de ação em grande escala, que normalmente não se via mais em filmes de Natal. Criamos aqui, como falaram, a versão definitiva do Papai Noel. E na real, todos esses atores, que trabalharam no filme, obviamente, são incrivelmente talentosos e adoram o Natal. Mas, na verdade, eu acho que também que todo mundo aqui é o artista perfeito para aquele papel específico.

E, além de tudo isso, acho que você acrescenta algo que Jake faz inerentemente em seus filmes. Eu já tive o privilégio de trabalhar com ele, já três vezes, nos dois primeiros filmes de Jumanji e agora em Operação Natal, e ele coloca sentimento no filme, e existem tantos sentimentos, nesse filme, tipo, isso é um exagero, acho que é um exagero na narrativa em Hollywood, mas é verdade. É algo assim. Acho que a ideia e uma das minhas partes favoritas do filme é quando o Papai Noel do J.K. me lembra que é nosso trabalho ver o melhor nas pessoas e olhar para isso, para a criança, olhar para o além. Se eles estiverem na lista dos malvados, como o personagem de Chris, olhe além. E olhe para a criança que existe em todo mundo.

Chris Evans fala sobre o mercenário Jack O’Malley e a trajetória do personagem ao longo do filme.

Evans interpreta em Operação Natal, o descrente com o Natal e com os outros seres humanos de maneira geral, mercenário Jack O’Malley que é contratado para embarcar em uma missão junto com o Chefe de Segurança do Polo Norte para encontrarem o Papai Noel que desapareceu nas vésperas do Natal.

Jack definitivamente está na lista nefasta das pessoas que aprontaram, mas o ator comenta sobre o arco narrativo do personagem, ter uma segunda chance, em realmente se tornar uma boa pessoa depois de tudo que acontece no filme.

“Definitivamente ele representa o ditado de segundas chances e tudo mais. E eu acho que esse é o centro de qualquer boa história de Natal. E isso é meio que uma fita, um fio condutor, que parece ser conduzido ao longo da trama. E é isso que esse filme faz em fazer um ótimo trabalho de explorar todos esses sentimentos, essa humanidade que você deve sentir durante as festas de fim de ano, com a boa vontade com o próximo. Também fala de que temos que lembrar de nossas prioridades, e claro oferecer perdão para as pessoas que buscam por ele. Então, [meu personagem] é sobre segundas chances.”

As versões do Papai Noel a Mamãe Noel para Operação Natal.

Temos Papai Noel maromba, temos Mamãe Noel administradora do Polo Norte! No filme, essas novas interpretações seja do Papai Noel, chamado Nick, mas codinome Das Neves, seja da Mamãe Noel, são um pouco diferente do que estamos habituados em outros filmes de Natal. Para a dupla J.K. Simmons e Bonnie Hunt a principal questão que diferenciam seus personagens de outras interações é o tom de parceria entre os personagens.

Hunt comenta: “Eu acho que é o trabalho de equipe deles.”

“Sim, trabalho em equipe.” afirma o colega.

A atriz continua: “Eles trabalham juntos, tem ação, tem humor, tem uma história por trás, um tema subjacente de que a bondade pode prevalecer e levar a coisas melhores. É isso, sabe? Foi muito fácil de dizer. Com certeza. Sim, eu quero me envolver.”

Segundo a atriz foi sua sobrinha que a convenceu a aceitar o papel. “Eu sabia que podia contar com o entusiasmo e a visão de Jake. Sua paixão era muito clara. Mas Ashley estava lá quando Jake ligou. Quando lhe contei sobre o que era o filme, ela disse: “Por favor, faça-o”. Além disso, o roteiro era muito interessante e engraçado. Tem ótimos personagens e uma história inesperada, cheia de risadas e surpresas. Isso é praticamente tudo o que eu quero em um filme de Natal.”

Lucy Liu e as cenas de ação

Lucy Liu em cena de Operação Natal. Foto: Amazon MGM Studios/Warner Bros. Pictures . All Rights Reserved.

No longa temos uma personagem que é a chefona de uma das organizações secretas que monitoram os eventos mitológicos e os seres que conhecemos desde do Coelinho da Páscoa, o Pé Grande, e claro, o Papai Noel.

E para isso, a atriz Lucy Liu foi escalada para o papel de Zoe Harlow que é quem comanda tudo e que quem lidera a missão de encontrar o Papai Noel desaparecido. Mesmo no topo da organização, e comandando outros agentes de campo, isso não impediu a Zoe de colocar a mão na massa, e claro, da atriz de ter um treinamento físico diferenciado para o papel.

Liu comenta: “Bem, as coisas foram meio que improvisadas, de certa forma. Logo no começo eu tinha falado com o Jake e perguntado: “Vamos ter algum treinamento ou você precisa que eu me prepare fisicamente para alguma coisa?” E ele disse, “Não, eu acho que não. Talvez, ela [sua personagem] vá dar um chute, ou, quem sabe, talvez, um soco. Talvez seja só isso. É isso! Você é apenas a chefona e é só isso que vai acontecer e está tudo bem.

E eu: “Ótimo, sem problemas”. Aí eu cheguei ao set para fazer os ajustes de figurino e tudo mais, e o Coordenador de dublês chegou e disse: “Só quero lhe dar uma prévia do que vamos fazer”. Ele me mostrou uma cena de ação gigantesca [que eles tavam planejando] e eu fiquei pálida e pensei: “Ok, então, tudo bem, vamos fazer isso”.

E assim que coloquei os bastões em minhas mãos, foi como se a memória muscular tivesse entrado em ação e eu simplesmente me senti viva novamente. Então, na verdade, obrigada por isso. Fazia muito tempo que eu não fazia isso, mas acabei voltando a mim. E eu adoro assistir a filmes de ação. Cresci assistindo a eles e vendo-os de fato na tela. Fazer ação é muito empolgante e acho que isso deixa as crianças empolgadas, deixa as mulheres empolgadas, as garotas empolgadas também. Então é legal saber que ainda consigo fazer.

Um mundo de fantasia, de Natal, e cheio de efeitos práticos.

Elenco em cena de Operação Natal. Foto: Amazon MGM Studios/Warner Bros. Pictures . All Rights Reserved.

Entre o mundo que Operação Natal apresenta temos um cheio de personagens que parecem terem saído de um mundo dos livros de fantasias. E não só os mocinhos, mas também os vilões como é o caso de Krampus (interpretado por Kristofer Hivju, e visto em Game of Thrones) e também Grýla (Kiernan Shipka, da série O Mundo Sombrio de Sabrina da Netflix).

Krampus é um personagem totalmente criado com efeitos práticos, já que lembra uma figura meio cabra, meio Minotauro, com chifres e dentes. Já Grýla é uma bruxa do norte da Europa que assume a figura de uma jovem feiticeira, mas sua verdadeira forma é de uma ogra gigantesca cheia de tentáculos (que sim foram feitos por efeitos especias).

Sobre sua personagem Shipka comenta: “Foi muito divertido. Quero dizer, eu adorei. Definitivamente, nunca interpretei uma vilã de verdade antes. Definitivamente, já interpretei pessoas sombrias e perversas, mas o filme meio que gira em torno desse sequestro. E foi muito, muito legal sentir que eu tinha um papel no filme que estava movendo as coisas em qualquer tipo de direção, o que foi muito divertido. Eu interpreto uma vilã novamente num piscar de olhos.”

Já o ator norueguês comenta: “Eu tentei interpretar ele de uma forma que não ficasse focado só no roupagem e maquiagem. Foi um pouco perturbador.”

Sobre escolher fazer Krampus totalmente via efeitos práticos, o diretor do longa comenta:

Nunca pensamos em fazer em computação gráfica, sempre quisemos fazer dessa forma. E acho que foi [um desafio], sabe? Eu nunca tinha feito esse tipo de trabalho. Antes, eu nunca tinha feito nada em um filme com esse nível de maquiagem. Sabe, um tipo de maquiagem de personagem complexa como essa. E, como diz o DJ, encontramos um dos caras mais incríveis do mundo para fazer o design conosco.

Foi muito gratificante ver que todos naquela sequência, uma grande sequência do filme na casa de Krampus, e ele está em um covil, e há todos os outros personagens que estão ali, então temos um monte de personagens com maquiagem muito sofisticada andando por ali.

E o efeito disso é que você entra no set e fica cercado por todos esses visuais incríveis, e eles estão realmente ali, e então esses caras entram e estamos realmente olhando para eles, e assim, muitas vezes, quando fazemos esses filmes, você sabe, há muito efeitos especiais. Há muito efeitos visuais, telas verdes, e esse filme não tem muito isso e, normalmente, quando você está fazendo esse tipo de trabalho você se surpreende.”

Assista o trailer de Operação Natal abaixo.

Operação Natal chega nos cinemas em 7 de novembro.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Try Apple TV

Últimas