Animações Entrevistas Filmes Notícias 

Produtores de Ron Bugado falam sobre como a animação lida com a importância da tecnologia e da amizade

O Arroba Nerd foi convidado pela Disney e a 20th Century Studios para participar de um evento com os produtores e diretores da animação Ron Bugado que o estúdio lança nos cinemas no próximo mês.

Além de vermos 20 minutos do filme, participamos de um bate-papo com a roteirista e diretora do filme Sarah Smith, o co-diretor Jean-Phillipe Vine, o também co-diretor Octavio Rodriguez, o co-roteirista Peter Baynham e ainda a produtora Julie Lockhart.

Nessa parte do evento eles falaram um pouco sobre como a animação lida com a importância da tecnologia e da amizade.

RGW-O_mktg_print_b2000_0250_lighting_comp_v001_dcip3.1137_R2.jpg
Foto: 20th Century Studios

A sinopse diz que em Ron Bugado vamos acompanhar a história de Barney, um garoto socialmente desajeitado, e Ron, seu novo amigo que fala e anda, e é um dispositivo conectado digital que deveria ser seu Melhor Amigo Fora da Caixa. Os erros de configuração e mau funcionamento de Ron durante essa época de redes socais vão colocar o garoto e seu robô em uma aventura cheia de ação onde os Termos de Serviço vão se mesclar com os de uma verdadeira amizade.

Jean-Philippe Vine comenta que Ron Bugado é um projeto que o time está envolvido tem quase 5 anos e que todos que trabalharam no projeto tem uma grande conexão emocional com ele. “Sim, massivamente importante [ter esse tipo de conexão], afinal, caímos de cabeça durante os 5 anos que fizemos esse filme.”  

Ele diz “Para o nosso filme, que realmente é um que fala sobre amizade e o que é, uma boa e saudável amizade, e como ela pode ser complicada, eu realmente me conectei, principalmente como um pai, afinal, meu filho mais velho realmente estava tendo dificuldades para fazer amizades quando ele era um pré-adolescente e realmente tendo dificuldades para encontrar um grupo na qual ele faria parte. E isso realmente me ajudou a trabalhar em Barney como o protagonista. E isso me deu essa ideia que aparece no filme que em uma boa amizade pode ter conflitos e que isso é ok. E que isso é uma coisa boa, isso é uma amizade saudável. Eu acho que é uma ideia linda e eu me conectei com isso sim.

Já o co-diretor Rodriguez diz: “Eu totalmente concordo. E como contadores de histórias, eu e JP nos conhecemos há anos desde que estivemos na Pixar. E esse filme é a primeira coisa que podemos fazer juntos e isso é definitivamente o coração da história e de sua trama.”

Ele completa: “No final, temos a esperança que quando vocês assistirem [o filme completo] vocês vão ter todas essas perguntas como “O que é uma amizade verdadeira?” Para nós é muito importante mostrar esses relacionamentos e todos os sentimentos (…).”

Já Smith, como produtora fala sobre seu envolvimento no filme: “Como uma produtora de filmes, minha paixão é querer fazer filmes que realmente fale com questões que realmente importam para as crianças e que dê para eles experiências cinematográficas que falem com suas vidas como crianças contemporâneas.

A produtora diz que os problemas de encaixar e de relacionamentos ficou um pouco mais difícil para todos mas principalmente para as crianças. “Nós temos que fazer um filme para crianças [sobre isso] afinal as crianças não entendem que talvez as experiências que eles têm online podem ser diferentes das nossas. Não é necessariamente e completamente certeiro ou verdadeiro.”

Ela completa: “E assim se tornou um tipo de jornada [para os produtores] em tentar e procurar uma forma de “Como vamos colocar essa ideia de nossas relações onlines em um formato divertido e animado?” E a resposta veio com essa ideia de que existe um dispositivo disponível por aí que todas as empresas estão tentando criar para substituir nos celulares e tablets, mas que te acompanha e fala com você e que realmente é uma caixinha de som que nos permitiu tentar dramatizar tudo que isso que falamos.

Bayham também comenta sobre sua frustração com a tecnologia e como isso ajudou a escrever o roteiro do filme. “E vem muito também da nossa frustração com a tecnologia. Ultimamente eu vivo querendo socar alguma coisa! Se tornou minha obsessão… pois toda vez que você compra alguma coisa que seria para fazer sua vida se tornar melhor.. você se torna instantaneamente dependente dela e quando não funciona você quer… É tão terrível depender de um dispositivo para amizades, pois no momento que ele não funciona, eu poderia derreter de raiva em algum lugar.”   

O filme foi criado pela 20th Century Studios e pela LS Animation.

Ron Bugado chega em 22 de outubro de 2021.