Bate-papo com o ator Wagner Moura que estrela a série Iluminadas da Apple TV+

O brasileiro Wagner Moura está em uma boa fase em sua carreira internacional. Depois de protagonizar Narcos na Netflix, Moura tem dois próximos lançamentos em 2022.

O primeiro deles é a série na Apple TV+ baseada no livro de mesmo nome chamado Iluminadas (ou Shining Girls no original). Em bate-papo com o site, Moura conta um pouco do projeto, como foi colocar um pouco do DNA brasileiro no seu personagem, e trabalhar com Elizabeth Moss (apelidada carinhosamente de Lizzie por ele) no projeto.

Confira:

Iluminadas | Crítica: Série entrega investigação sobrenatural misturada com movimento #MeToo

Wagner Moura e Elizabeth Moss em cena de Iluminadas
Foto: Apple TV+

Na série Moura é Dan Velasquez, um jornalista um pouco desacreditado e que não vive os seus melhores momentos em sua carreira no jornal Chicago Sun-Times em que trabalha. Ao longo dos primeiros episódios vemos que Velasquez sofre com problemas de bebida e encontra na colega Kirby (Elizabeth Moss) uma chance de voltar em grande estilo.

O ator afirma: “Quando eles me convidaram pra fazer a série, eles me mandaram os três primeiros episódios, eles tinham os três primeiros escritos já e eu achei bom demais. Eu achei que era assim as melhores coisas que eu tinha lido nos últimos tempos… Bem escrito, negócio bem balanceado com mistura de gêneros, difícil de você balancear…”

A atração acompanha Kirby Mazrachi (Moss), uma arquivista de jornal de Chicago, cujas ambições jornalísticas são pausadas após passar por um ataque traumático. O ator comenta sobre o seriado: “É a história de uma garota que que sofreu uma violência e essa garota tentando retomar a vida dela. Mas ao mesmo tempo com todos os elementos de ficção científica e também a história de crime, de feminicídio e acho que ela conseguia balancear isso muito bem e eu gostei muito dos personagens que elas [as produtoras] queriam que eu fizessem.”

Assim, Quando Kirby descobre que um assassinato recente é similar ao seu caso, ela se alia a um jornalista veterano e problemático, Dan Velazquez (Moura), para descobrir a identidade do assassino.

iluminadas
Wagner Moura e Elizabeth Moss em cena de Iluminadas
Foto: Apple TV+

O ator comenta: “Ambição profissional [de seu personagem querer emplacar a história] vai dando lugar a um interesse pessoal muito muito forte naquela garota, naquela relação deles. Eles são personagens que se encontram de uma forma muito bonita, muito bem escrita, a forma com que os personagens vão se aproximando. Eles se reconhecem no final das contas…”

Ele diz também no final sobre decisão de topar o projeto: “Eu fiquei muito afim de trabalhar com a Elizabeth Moss que eu achava umas das melhores atrizes americanas, ai eu topei na hora, mas eu gostei muito do que eu li.”

Moura diz: “Eu acho a coisa mais bonita da série, pra mim, é essa relação entre a Kirby e Dan.” O ator comenta também sobre como foi esse preparação para trazer o personagem para as telas.

No livro, Dan é porto-riquenho, e na série Moura tem cenas em que fala em português, que fala em espanhol. Ele comentou sobre a preparação e as mudanças: “Eu acho que sempre você pode trazer coisas, né? Assim do eu acho que é uma contribuição saudável. Você poder propor coisas, por exemplo, o fato dele ser brasileiro, dele falar português. foi uma coisa que eu trouxe porque é um se eu não me engano e essa é uma coisa importante pra a Silka Luisa [showrunner] que é dominicana. Eu tive que convencê-la de que seria muito mais orgânico eu fazer um personagem que ali, pai daquele menino, que fosse de onde eu vim, né? Que ele fosse brasileiro. Então, a princípio ela não gostou muito disso, mas acabou acabou cedendo… e quando a gente tava fazendo episódio três ela veio um dia pra mim no set de gravação, e falou: quero te agradecer. Por você ter proposto isso, é ótimo ver você falando em português.”

Elizabeth Moss e Wagner Moura são o destaque em trailer da série Shining Girls

A atração tem produção executiva de Silka Luisa que atua como showrunner. Michelle MacLaren dirige episódios da atração juntamente com Daina Reid e a própria Moss.

Completam o elenco ainda os atores Phillipa SooAmy Brenneman e Jamie Bell.

Iluminadas chega em 29 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.