console xbos series ps5Artigos Destaques Games 

[Artigo] A Guerra dos Consoles: Xbox vs PlayStation

Os gamers que já tinham uma certa idade no final da década de 80 e início da década de 90, com certeza presenciaram a ferrenha batalha entre Sega e Nintendo na disputa pelo mercado de vídeo games.

A disputa durou anos e marcou uma geração inteira de jogadores, ficando tão famosa que virou livro: “A Guerra Dos Consoles – Sega, Nintendo e A Batalha Que Definiu Uma Geração”, escrito por Blake J. Harris.

Podemos dizer que nas últimas gerações de consoles, principalmente nas duas últimas, estamos revivendo essa “guerra”. Entretanto, os protagonistas não são mais Sega e Nintendo e sim Sony e Microsoft ou melhor dizendo, Xbox e PlayStation.

A disputa promete ser ainda mais acirrada com a chegada da nova geração de consoles e, para ajudar ou te encher ainda mais de dúvidas, nós vamos falar de alguns pontos que consideramos importantes comparando um console com o outro.

Hardware

Os componentes de hardware de ambos são bem parecidos, com o console da Microsoft levando vantagens em alguns componentes como, por exemplo, na placa gráfica. No entanto, as diferenças não são gritantes a ponto de um console ser muito superior ao outro.

Exclusivos

Talvez esse tenha sido o ponto de principal destaque da Sony e o ponto fraco da Microsoft nas gerações anteriores. Franquias como God of War, Uncharted, The Last of Us, Gran Turismo, com certeza fizeram muitos jogadores optarem pelo PS ao invés do Xbox.

No entanto, a Microsoft vem tentando se recuperar usando uma estratégia que já foi usada pela Sony, a aquisição de estúdios “menores”. Destaque pela aquisição recente da Bethesda, desenvolvedora de franquias de sucesso como Fallout e Skyrim.

Retrocompatibilidade

A retrocompatibilidade é uma aposta antiga da Microsoft, que já conta com um catálogo considerável, deixando a Sony muito para trás nesse aspecto.

A Microsoft já confirmou que tanto Xbox Series X, quanto Xbox Series S, serão retrocompatíveis com mais de mil jogos de seus antecessores Xbox One, Xbox 360 e o Xbox original, enquanto a Sony terá apenas alguns jogos do catálogo do PlayStation 4.

Serviços

Aqui, em minha opinião, não há comparação. Os pacotes de serviços oferecidos pela Microsoft são infinitamente superiores aos da Sony.

O catálogo para assinantes XBOX GAME PASS ULTIMATE é vasto e conta com muitos jogos de sucesso como The Witcher, Destiny 2 e outros. Além disso, houve a recente adição do EA Access, que expandiu ainda mais a biblioteca de jogos dos assinantes.

Para concorrer com um pacote de serviços tão forte como o da Microsoft a Sony terá que se reinventar e rever muita coisa.

Mercado

Talvez esta seja a principal desvantagem que a Microsoft tem em relação a Sony. A fabricante japonesa tem um mercado extremante consolidado desde o estrondoso sucesso do PS2, que é até hoje o console mais vendido da história. E apesar de ter tido um crescimento de sua participação no mercado, a marca Xbox tem muito menos relevância que a marca PlayStation.

Onde fica a Nintendo nessa Disputa?

A Nintendo foi, durante muitos anos, protagonista quando o assunto eram os consoles principalmente com o SNES e o N64. Apesar de ainda ter um nome muito forte já há algum tempo não compete em condições de igualdade com Xbox e PS.

Apostando claramente na nostalgia e tendo em seu catálogo franquias de muito sucesso como Super Mario (para muito o nome mais conhecido da história dos consoles), Zelda e Metroid. A Nintendo parece investir em um nicho específico e, apesar do enorme sucesso do Nintendo Switch, ainda está muito atrás das duas maiores concorrentes.

Qual console comprar? Essa deve ser a dúvida de muito gamers ao redor do mundo. E você? Te ajudamos ou te atrapalhamos na escolha do seu novo Console?

Postagens relacionadas