Reviews Séries & TV 

5x Comédia | Primeiras Impressões: Comédia nacional que discute a pandemia com texto reflexivo

A nova produção Original nacional Prime Video, 5x Comédia desembarca na plataforma gravada e idealizada durante a pandemia do coronavírus. Para vocês verem quanto tempo que já vivemos com esse vírus.

 E aqui, já acostumados a viver nesse mundo onde as palavras pandemia, distanciamento social e cadê a vacina? estão presentes na boca dos brasileiros em boa parte do tempo, temos aqui um olhar um pouco mais reflexivo para essa situação caótica que o Brasil, e o mundo, vive já tem algum tempo. Assim, 5x Comédia une atores de peso com um bom texto para entregar histórias sobre os dilemas da quarentena (outra palavra que entrou de vez no nosso vocabulário). 

O longo dos 5 episódios, vimos 2 antecipadamente, comediantes como Gregório Duvivier, Katiuscia Canoro, Rafael Portugal, Samantha Schmütz e Gabriel Godoy contam essas pequenas histórias de quarentena que focam em alguns aspectos e situações que devem soar similar ao que boa parte dos brasileiros vivem, e viveram, ao longo desses mais de 12 meses enclausurados (alguns mais outros menos).

E é no humor, na habilidade de fazer o humor como uma chave para tratar de assuntos espinhosos, sem deixar de ser divertido, que 5x Comédia se destaca. O lado exagerado das situações apresentadas, e o tom mais serializado, menos com cara de humorístico global, ou até mesmo, de esquete de programa de sábado à noite ajuda muito em nos fazer comprar a proposta e se divertir com as histórias apresentadas (pelo menos nas duas que pudemos ver). O primeiro episódio chamado de Hipocondríaco (escrito por Monique Gardenberg) tem um tom mais cômico, galhofa, mesmo que os atores Duvivier e Canoro seguram bem as pontas e estão naquela linha tênue entre o pastelão e genuinamente engraçado e aqui entregam boas atuações. Informação: nenhum deles esteve no set juntos e todas as cenas foram gravadas de forma separada uma da outra e editada no pós-produção.

5x Comédia – Crítica
Foto: Reprodução/YouTube/Prime Video

O trabalho de utilização de câmera, a utilização das chamadas de vídeo para compor as interações entre os personagens, e tudo mais usado pela produção do programa é louvável. O episódio se passa inteiramente dentro de uma grande casa onde uma família vive em quarentena e o pai (Duvivier) se tranca em um dos quartos com um medo surreal do vírus e mãe (Canoro) não aguenta mais ficar presa em casa cuidando da casa e dos afazeres. Claro, 5x Comédia aposta que público entenda que boa parte da situação aqui apresentada é extremamente exagerada e descabida, afinal, basta seguir as recomendações de saúde de distanciamento com o uso máscara e álcool em gel para se prevenir, mas Duvivier entrega um personagem tão amalucado e interessante que é extremamente comprável seu surto e seu pânico de não querer sair de casa e que cada suspiro mais forte levanta a dúvida: será que to com Covid? Nessa pandemia aposto que boa parte das pessoas teve esse sentimento.

Outra personagem que se destaca no episódio que realmente rouba as cenas fica com a atriz veterana Guida Vianna, que faz a mãe do personagem de Duvivier que está cansada de ficar em casa e está louca para ir para o bingo com as amigas. Justamente aquela que faz parte do grupo de risco e que no final é a grande trama do episódio, mesmo isolados essas pessoas se encontram unidas para superarem esse momento juntas. O capítulo ainda consegue em meio a seu tom mais surtado entregar uma conclusão um pouco mais dramática sem deixar de entregar uma pitada de comédia bem fluida de se assistir.

5x Comédia – Crítica
Foto: Reprodução/YouTube/Prime Video

E se o episódio 1 se apoia um pouco mais no humor, o episódio 2 (Colapso escrito também por Gardenberg e pelo roteirista Rafael Primot) se diferencia ao criar uma trama um pouco mais robusta para contar realmente uma história interessante e que realmente acerta muito mais que o primeiro ao trazer uma crítica social, e uma reflexão, super importante. Aqui, 5x Comédia usa o humor para combater as atitudes egoístas e dizer pera lá, TODOS estamos vivendo em uma pandemia, o seu desconforto também é o meu desconforto. Na trama, o foco fica com um businessman, um FariaLimers, um topzeira o “Seu Ed” (Gabriel Godoy  que acerta perfeitamente o tom do personagem) vive fechado fazendo suas calls (vamos chamar de ligações?) e trabalha remotamente enquanto o porteiro Zé (Rafael Portugal um mestre do humor físico) tenta fazer seu trabalho físico e presencial de cuidar da portaria e de uma série de outros apartamentos além do morador de Godoy.

Enquanto lida com tudo isso, e os afazeres do dia-a-dia, ele também conversa com sua esposa (Samantha Schmütz, hilária) e o episódio mostra a forma como eles lidam com a pandemia, e a quarentena, é bem diferente da forma como os moradores do prédio luxuoso que Zé trabalha. Novamente, nenhum dos atores estavam em cena juntos, mas 5x Comédia consegue novamente fazer parecer que eles estão presentes juntos em cena e nem parece que está cada um em outro cenário completamente diferente e separado um do outro.

Diferentemente do episódio 1, esse segundo episódio amplia um pouco a história em questão tanto de escopo, em vez de uma única casa temos outros ambientes, e até mesmo um hospital é colocado na história, quanto de como as situações apresentadas tem uma repercussão maior e fora da bolha que um ou outro participante vive, e realmente mostra como a pandemia afeta diferentes tipos de pessoas e que o vírus não tem seletividade e pega todo mundo sem distinção nenhuma. Claro que algumas pessoas têm mais condições para se proteger do que as outras. E isso fica claro ao longo do episódio enquanto Zé tem que lidar com as diversas encomendas que o pessoal do prédio recebe, com o negócio de máscaras da esposa, e uma confusão que envolve dinheiro no elevador e cartão de crédito em envelopes.

No final, 5x Comédia entrega em seu começo, bons 25 minutos que fazem uma diversão interessante e com atuações de seus atores principais que fazem a diferença. Espero que o nível dos outros 3 episódios fiquem na mesma altura, afinal, nos próximos temos nomes de comediantes como Victor Lamoglia e Thati Lopes envolvidos. Um triunfo no meio da pandemia, e um avanço nas produções originais nacionais que realmente dá um novo passo em termos de como contar uma boa história sem depender de clichês e temas batidos de sempre. Recomendo 5x.

5x Comédia chega no Prime Video no dia 26 de março.