Filmes Notícias 

43ª Mostra SP | O Gabinete do Dr. Caligari é exibido no Ibirapuera com trilha sonora ao vivo

Um dos eventos mais aguardados pelo público da Mostra SP é a projeção ao ar livre, na área externa do Auditório Ibirapuera, de um clássico do cinema com acompanhamento musical ao vivo. Nesta edição do evento, a obra escolhida para a sessão especial foi O Gabinete do Dr. Caligari, filme centenário de Robert Wiene, importante diretor do cinema alemão.

O filme de 1919 é considerado o marco zero e uma das obras-primas do expressionismo alemão no cinema -movimento artístico que distorcia os contornos da realidade, levando um olhar mais surreal e alterado para suas obras.

A trama labiríntica de O Gabinete do Dr. Caligari mostra Francis (Friedrich Feher), um estudante que tenta resolver uma série de assassinatos. O jovem suspeita que os crimes são obra de um hipnotizador, Caligari (Werner Krauss), que se apresenta como uma atração em um parque de diversões, e de seu cúmplice, o sonâmbulo Cesare (Conrad Veidt), que age a partir das ordens de seu mestre.

Nesta edição, o acompanhamento musical da projeção fica por conta da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, regida pelo maestro João Maurício Galindo. A cópia foi cedida por cortesia da European Film Philarmonic Institute e a música fornecida por Stéphane Fromageot – uma releitura da versão original, composta por Giuseppe Becce.

Postagens relacionadas