Artigos Filmes 

4 filmes inspirados em esportistas da vida real

Os Jogos Olímpicos mal acabaram (lembrando que temos ainda os Jogos Paraolímpicos), mas certamente muitos já estão com saudades de acompanhar as diversas modalidades e torcer por medalhas para os nossos atletas brasileiros. Outro ponto que certamente marca os Jogos de Tokyo 2020 é o fato de que, a cada edição, novas histórias inesquecíveis são contadas – afinal, quem vai esquecer da nossa jovem brasileira Rayssa Leal, uma menina de apenas treze anos, que subiu ao pódio?

O esporte, de uma forma geral, é uma verdadeira máquina de contar histórias, e muitas delas naturalmente chegam aos cinemas ou às plataformas de streaming, em formato de filme ou documentário.

Existem inúmeros bons filmes baseados em esportistas da vida real ao longo das últimas décadas, mas escolhemos separar 4 que com certeza são ótimas escolhas – além de serem homenagens póstumas, pois seus protagonistas já faleceram.

Confira!

1. Ali (2009)

Começando a lista com um filme que conta a história de um dos maiores boxeadores da história, Cassius Clay, ou simplesmente Muhammad Ali – eleito o esportista do século XX pela revista Sports Illustrated em 1999. Dirigido por Michael Mann e Eric Roth, o longa traz ninguém menos que Will Smith no papel principal, além de nomes como Jamie Foxx, Jeffrey Wright e Jon Voight.

Ali conta não apenas a trajetória esportiva do lutador no circuito mundial de boxe, como a famosa luta contra George Foreman pelo cinturão dos pesados, mas também aborda questões de cunho político, como o posicionamento do lutador contra a Guerra do Vietnã, e religioso, com sua conversão ao Islã. Além, é claro, de abordar profundamente a questão racial norte-americana com a relação entre Ali e Malcom X (Mario Van Peebles).

Para quem prefere um documentário, outra dica para mergulhar na história do lutador norte-americano é Facing Ali, lançado no mesmo ano e dirigido por Pete McCormack. O longa traz a trajetória de Ali sob a perspectiva de seus adversários, como George Foreman, Joe Frazier, George Chuvalo, entre outros.

2. Garrincha – Estrela Solitária (2003)

Uma dica de filme nacional é o longa que conta a história de Manoel Francisco dos Santos, o saudoso Mané Garrincha (ou “Anjo das Pernas Tortas”, como era conhecido), lendário do jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira. Dirigido por Milton Alencar, o filme é inspirado no livro de mesmo nome assinado pelo jornalista Ruy Castro.

O grande foco do filme está na vida pessoal do ex-jogador, interpretado por André Gonçalves, trazendo contornos de drama à sua luta contra o alcoolismo, que eventualmente causaria sua morte. O longa traz ainda Taís Araújo no papel da cantora Elza Soares, considerada o grande amor da vida de Garrincha.

Para quem gosta mais da parte futebolística, uma dica é assistir ao documentário Garrincha, a Alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade, lançado em 1962, ou seja, no auge da carreira do atacante – afinal, foi o ano em que ele conduziu o Brasil ao bicampeonato mundial.

3. Rush – No Limite da Emoção (2013)

Saindo um pouco do âmbito dos esportes olímpicos, o automobilismo também é uma fábrica de ótimas histórias. Dirigido por Ron Howard, Rush – No Limite da Emoção é um ótimo exemplo disso. O longa traz a rivalidade entre dois dos maiores pilotos da Fórmula 1 em todos os tempos: James Hunt, vivido por Chris Hemsworth, e Niki Lauda, interpretado por Daniel Brühl (curiosamente, ambos os atores estão no Universo Cinematográfico Marvel, como Thor e Barão Zemo, respectivamente).

O filme é uma ótima pedida para quem quer mergulhar nos bastidores da principal categoria de automobilismo do planeta, como foco na temporada de 1976, vencida por Hunt, mas que acabou marcada pelo trágico acidente envolvendo seu rival, que quase perdeu a vida.

4. High Roller: The Stu Ungar Story (2003)

Você pode estar se perguntando o que um filme de poker faz em uma lista sobre esportes, mas a modalidade é reconhecida há algum tempo como esporte da mente, e inclusive já pleiteia um lugar nos Jogos Olímpicos. Enquanto isso não se oficializa, conhecer algumas das lendas do jogo é uma ótima escolha, e um dos grandes filmes feitos no gênero é High Roller: The Stu Ungar Story, dirigido por A. W. Vidmer.

O longa conta a história de um dos grandes nomes da história do poker, que, não à toa, está incluso no hall da fama do esporte da mente. Stu Ungar é interpretado pelo ator Michael Imperioli, que retrata não apenas a trajetória do jogador na modalidade, mas também os detalhes de sua conturbada vida pessoal que acabou levando Ungar à morte.

Dicas Extras

Se apenas 4 dicas sobre filmes de esportes baseados em fatos reais não são suficientes, existem outras opções. Uma delas é Coach Carter, do diretor Thomas Carter (não se trata de uma autobiografia, apenas uma coincidência de nome), que traz Samuel L. Jackson no papel do treinador de basquete em uma escola norte-americana que exige de seus alunos um comportamento íntegro e dedicação aos estudos antes do esporte.

Uma outra dica é Invictus, de Clint Eastwood, que traz o rugby como plano de fundo para luta racial que tomou conta da África do Sul, após a liberação de Nelson Mandela (interpretado por Morgan Freeman, indicado ao Oscar) da prisão. Também conta com Matt Damon no elenco.

Lembra de mais filmes sobre esportistas? Comente aí os que deveriam estar em nossa lista.