12 filmes que estreiam no Festival de Sundance 2022 para ficar de olho

Festival de Sundance 2022 vem aí, e o festival sempre tem bons filmes que são lançados por lá e assim iniciando uma nova safra de produções para o ano que começa.

A edição deste ano começa dia 20 e vai até 30 de janeiro. Mais uma vez a edição será on-line por conta do coronavírus. Assim, teremos estreias de filmes que acabaram de serem feitos, gravados e editados, onde a maioria nem tem um estúdio por trás ainda, e que as produtoras usam o evento para vender seu peixe, e claro, garantir uma longa estrada para os filmes até a próxima temporada de premiação.

Alguns dos filmes que fizeram sua estreia no festival, chegaram até o Oscar, como Corra!, Meu Pai e Bela Vingança e outros com bastante buzz chegaram aos cinemas com um hype enorme como é o caso de Buscando...Hereditário, A Casa Sombria e mais.

Separamos alguns filmes que vale ficar de olho:

892

Foto: Courtesy of Sundance

Direção: Abi Damaris Corbin

Elenco: John Boyega, Michael Kenneth Williams, Nicole Beharie, Connie Britton, Olivia Washington e Selenis Leyva

Sinopse: Vivendo em um motel barato em Atlanta e separado de sua esposa e filho, o veterano da Marinha Americana Brian Easley está desperado. Levado por forças fora de seu controle, o simpático e articulado homem decide roubar um banco e fazer alguns reféns ao usar uma bomba. Na medida que a polícia, a imprensa e seus familiares chegam no local, fica claro que Brian não está ali pelo dinheiro – ele quer contar sua história, ter o que é seu por direito, mesmo que isso lhe custe a vida.

Baseado em uma história real.

Dual

Foto: Courtesy of Sundance

Direção: Riley Stearns

Elenco: Karen Gillan, Aaron Paul, Beulah Koale

Sinopse: Diagnosticada recentemente com uma rara e sem cura doença, Sara não sabe muito bem como processar a notícia. Com a vontade de diminuir o impacto da sua perda iminente para seus amigos e família, ela é encorajada a participar de um procedimento de clonagem futurista chamado Replacement na qual seus últimos dias serão gastos para ensinar esse seu clone a como viver como ela depois que partir. Mesmo que demore apenas 1 hora para o clone ficar pronto, as coisas ficarão muito mais desafiadoras para Sarah quando ela também descobre que não vai mais precisar dele.

Fresh

Direção: Mimi Cave
Elenco: Daisy Edgar-Jones e Sebastian Stan

Sinopse: O longa acompanha Noa (Edgar-Jones) que conhece Steve (Stan) em um mercado e – dada a frustração dela com aplicativos – ela resolve dar uma chance ao acaso e entrega seu número para o rapaz. Depois de um primeiro encontro, Noa fica encantada e aceita o convite de Steve para uma viagem romântica durante um final de semana. O que ela menos esperava é que seu novo parceiro esconde um apetite incomum.

Watcher

Foto: Courtesy of Sundance

Direção: Chloe Okuno

Elenco: Maika Monroe, Karl Glusman, Ciubuciu Bogdan Alexandr

Sinopse: Julia e sua família se mudam para a Romênia por conta do novo trabalho de seu marido. Ela acabou de abandonar sua carreira como atriz e se sente muito sozinha e sem ter muito o que fazer. Uma noite, olhando na janela a movimentação, ela percebe uma vaga figura em um prédio próximo que parece olhar para ela. Logo depois, durante uma sessão no cinema, em que ela está sozinha, Julia começa a sentir a sensação que alguém a observa… logo depois ela começa a ter a certeza que está sendo seguida. Poderia ser o mesmo vizinho misterioso?. Enquanto isso, um serial killer chamado The Spider aterroriza a cidade.

MARTE UM (MARS ONE)

Foto: Courtesy of Sundance

Direção: Gabriel Martins

Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião e Cícero Lucas

SInopse:

A família Martins é uma daquelas otimistas e sonhadoras que vivem suas vidas as margens de uma grande cidade brasileira após a posse decepcionante de um Presidente extremista de extrema-direita. Como uma família de classe baixa e de cor, eles sentem a tensão de sua nova realidade à medida que a poeira política baixa.

A mãe, Tércia começa a reinterpretar sua visão de mundo depois de um encontro inesperado que a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. O marido, Wellington coloca todas as suas fichas e esperanças em uma possível carreira do seu filho Deivinho no futebol. Já para o garoto, essa profissão não parece ser aquilo que ele quer. Secretamente Deivinho quer estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice se apaixona uma moça de espírito livre e começa a ponderar se é a hora de deixar sua casa.

O longa do diretor Gabriel Martins vai acontecer uma delicada e conectada história de uma família brasileira.

You Won’t Be Alone

Direção: Goran Stolevski
Elenco: Noomi Rapace, Anamaria Marinca, Alice Englert, Carloto Cotta, Félix Maritaud, Sara Klimoska

Sinopse:

O longa se passa em um vilarejo isolados nas montanhas da Macedônia do século 19, e acompanha uma jovem que é raptada e transformada em bruxa por um espírito ancestral. Curiosa sobre a vida como humana, a jovem bruxa acidentalmente mata um camponês na vila próxima e, em seguida, assume a forma de sua vítima para viver a vida em sua pele.

Sua curiosidade se acendeu, ela continua a exercer esse terrível poder para entender o que significa ser humano.

When you finish saving the world

Foto: Courtesy of Sundance

Direção: Jesse Eisenberg

Elenco: Julianne Moore, Finn Wolfhard, Alisha Boe, Jay O. Sanders, Billy Bryk

Sinopse: Do conforto do seu estúdio caseiro, o estudante Ziggy toca suas músicas de folk-rock para seus fãs. Esse conceito não entra na cabeça de sua mãe formal e tensa, Evelyn, que administra um abrigo para sobreviventes de abuso doméstico. Na medida que Ziggy gasta seu tempo para tentar impressionar uma colega de classe mais engajada, ele trabalha em criar músicas menos chiclete e mais políticas. J´á Evelyn conhece Angie e seu filho adolescente Kyle, na medida que eles pedem refúgio no abrigo. Ao observar a relação dos dois, ela percebe que sente falta do seu filho, e então decide colocar Kyle embaixo de suas asas.

Resurrection

Foto: Courtesy of Sundance

Direção: Andrew Semans

Elenco: Rebecca Hall, Tim Roth, Grace Kaufman, Michael Esper, Angela Wong Carbone

Sinopse: Margaret (Rebbecca Hall) vive uma vida regrada mas de sucesso, onde ela perfeitamente consegue balancear as demandas da sua carreira atarefada e de cuidar sozinha de sua filha super independente Abbie. Mas essa perfeita vida é abalada quando uma visão de um homem do seu passada aparece. Um período de tempo depois, ela o encontra novamente. Logo após, Margaret começa a ver David (Tim Roth) em todo lugar. E suas aparições parecem estarem longes de serem apenas coincidências. Com o medo apenas aumentando, chegou a hora de Margaret confrontar o monstro que ela deixou de lado por 2 décadas, mas que agora retornou para concluir aquilo que começou.

Emily The Criminal

Foto: Courtesy of Sundance

Direção: John Patton Ford

Elenco: Aubrey Plaza, Theo Rossi, Megalyn Echikunwoke, Gina Gershon

Sinopse: Emily (Aubrey Plaza) vive com seu débito estudantil e fora do mercado de trabalho por conta de uma ficha criminal por um delito não tão grave. Ela está desesperada por uma renda e acaba por aceitar um trabalhinho paralelo como “dummy shopper” ou seja alguém que compra coisas com cartões de créditos roubadas numa operação de Youcef (Theo Rossi) para outras pessoas.

Cansada de entrevistas que nunca dão certo, Emily se vê seduzida por esse dinheiro fácil, a ilegalidade do mercado que trabalho e também por conta do seu novo mentor.

Call Jane

Foto: Courtesy of Sundance

Direção: Phyllis Nagy

Elenco: Elizabeth Banks, Sigourney Weaver, Chris Messina, Kate Mara, Wunmi Mosaku, Cory Michael Smith

Sinopse:

Chicago, 1968. Enquanto uma cidade e a nação estão à beira de uma violenta reviravolta política, a dona de casa suburbana Joy leva uma vida comum com seu marido e filha. Mas quando Joy fica grávida novamente e essa sua nova condição ameaça sua vida, ela se vê com um problema na medida que o hospital não está disposto a ajudar. Assim, Joy embarcará numa jornada para encontrar uma solução para esse caso impossível que a fará descobrir as Janes, uma organização clandestina de mulheres que podem ajudar. E ao mesmo tempo mudar sua vida.

God’s Country

Foto: Courtesy of Sundance

Direção: Julian Higgins

Elenco: Thandiwe Newton, Jeremy Bobb, Joris Jarsky, Jefferson White, Kai Lennox, Tanaya Beatty

Sinopse: Sandra (Thandiwe Newton) está muito cansada. Foram anos que ela gastou tentando (e falhando) impressionar sua mãe, agora falecida, e ao mesmo tempo que lidava com politicagens e dinâmicas de poder na Universidade em que trabalha. Isso sem contar com o racismo, o sexismo, e a masculinidade tóxico aonde que fosse. Mas um confronto com dois bandidos que tentam invadir sua propriedade vai colocar Sandra no seu limite.