Xenon Racer | Primeiras Impressões

O ano é 2030, o futuro pertence aos carros voadores e os campeonatos profissionais já estão se preparando para migrar para o novo formato. E com o objetivo de encerrar esta fase e até como uma forma de se despedir da geração anterior que está para deixar as pistas, foi organizado o Xenon Racing Championship onde pilotos amadores tem a oportunidade de dirigir carros híbridos de última geração. Estes carros são movidos a eletricidade e xenônio, o que permite que atinjam alta velocidade em segundos. O campeonato se passa em vários locais do mundo, sendo: Estados Unidos, Japão, Emirados Árabes Unidos, Canadá, França e China. Este campeonato promete ser uma disputa intensa que ficará para a história do automobilismo mundial.

E essa é a premissa de Xenon Racer, jogo distribuído pela SOEDESCO e produzido pela 3DClouds.it. Logo de início o game traz aquela sensação nostálgica de jogos como Ridge Racer ou Daytona somada a uma vibe meio WipEout. O gênero arcade anda meio apagado e novidades sempre são bem vindas. Recentemente surgiram alguns jogos neste estilo como é o caso de Dangerous Driving, da Three Fields Entertainment, e Pacer, da R8 Games, e outros que estão chegando, mas é sempre bom ter opções e variedade dentro de um gênero.

Estou jogando a versão para PC e inicialmente estava usando o controle, mas acabei experimentando jogar com o teclado também. O motivo foi a frustração inicial gerada logo nas primeiras corridas que me fizeram questionar minhas habilidades. Mas mesmo sabendo que não sou bom, notei que o problema não era o controle ou a pessoa segurando o mesmo. O jogo necessita sim de alguns ajustes de jogabilidade e na parte da I.A, ainda mais levando em consideração a mecânica deste estilo de jogo que exige drift’s calculados, uso do turbo na hora exata e no caso do Xenon Racer, rola um medidor de danos que ao atingir 100% o faz re-spawnar e obviamente perder posições e preciosos segundos de vantagem no processo. Me recordo que logo na terceira corrida no modo campeonato eu já me sentia angustiado pelas exigências impostas o que não é algo interessante logo no início de jogos como este. Afinal o lugar ao pódio deve ser recompensador e não uma experiência frustrante.

Acompanhando o fórum de discussões na Steam, encontrei vários jogadores com opiniões similares a minha e por parte da desenvolvedora a promessa que iriam balancear melhor e buscar corrigir de acordo com as sugestões realizadas pelos usuários.

Uma característica bem legal do Xenon Racer é a sua customização que oferece várias possibilidades para que você possa personalizar seu carro e deixar ele mais com a sua cara. E falando em carros, a variedade destes também é grande, o jogo atualmente conta com 9 tipos de carros que se dividem entre “Normal” e “Desempenho”. Cada um deles tem características próprias que podem ser melhoradas na área de customização, permitindo ao jogador encontrar um ponto de equilíbrio entre o tipo de direção e o manuseio do carro.

Por se passar no ano de 2030 o jogo é bem colorido, com pistas cheias de prédios que buscam deixar claro que “o futuro é agora”, mas eu confesso que senti uma espécie de mesmice quanto a algumas localizações, em alguns momentos não via diferença entre o centro da cidade e a região do porto da mesma cidade a não ser pelo trajeto do percurso. Mas é uma observação pessoal que não chega a ser algo que prejudique o que rola dentro das pistas.

Vale dizer que o jogo também conta com modo tela dividida o que permite aquela disputa presencial marota com um amigo, namorada(o), rolo, pai ou seja quem for. Caso você prefira o modo multiplayer, o modo também está disponível, mas confesso que de todas as vezes que tentei encontrar um partida online acabei por desistir pois simplesmente não encontrei uma única sala aberta durante minhas tentativas.

Xenon Racer apresenta menu e legendas em português, além de outros 26 idiomas, modo fotografia e uma trilha sonora que combina com o jogo. De modo geral e apesar das cinco horas de jogo que tive, posso dizer que Xenon Racer é uma opção interessante dentro do segmento arcade, ainda mais com a divulgação que novas pistas e carros em breve estarão presentes nas próximas atualizações assim como um devido polimento do game.

Deixo aqui meu agradecimento a SOEDESCO por disponibilizar a key para que eu pudesse escrever este texto.

Xenon Racer está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam).

Erick Cartman

Um cara comum que passa seu tempo livre conferindo animes, filmes, games, kdramas, séries, livros e HQ's distópicas