Westworld | 2×01 – Journey into Night

Westworld chega a ser um dos projetos mais ambiciosos da HBO, claro que além de toda a grandeza da produção da série, com cenários, figurinos e a criação do famoso parque que fazem os espectadores ficarem com brilho nos olhos o que mais diferencia o seriado de outros é a sua capacidade de contar uma boa história que instiga e faz a cada semana um pequeno filme para TV, uma experiência única.

Foto: John P. Johnson/HBO

No seu episódio Journey into Night, Westworld retorna basicamente onde a primeira temporada parou e continua a desenrolar sua trama após os eventos na reunião da DELOS dentro do parque. E não se preocupe o novo ano abre sua temporada com um episódio ainda mais pirado, grandioso, sanguinário e a série continua mais viciante do que nunca!

Partindo do pré-suposto que se você está aqui é por que acompanhou a primeira temporada inteira então detalhes do primeiro ano não farão diferença ao ler esse texto. O que importa aqui é não daremos detalhes importantes sobre o desenrolar dessa primeira hora inicial então fique com suas funções motoras tranquilas.

A melhor parte de Westworld que a principio a série pode ser uma grande pergunta aos olhos de quem não acompanha, afinal sim temos personagens a primeira vista que são divididos entre robôs e humanos e a trama às vezes parece estar desconectada e até mesmo um pouco isolada uma da outra onde vemos algumas cenas e funções de personagens que podem parecer aleatórias.

E essa é grande grande graça e um dos melhores pontos da série, pois não se engane, tudo em Westworld tem seu propósito e querendo ou não tudo acaba sendo uma peça de um quebra-cabeça gigantes.  E isso fica claro em uma das cenas quando um dos personagens afirma “Tudo aqui é um código, William” e não poderíamos concordar mais.

Foto: John P. Johnson/HBO

Westworld continua a deslumbrar pela sutileza que as cenas são sobrepostas entre as diversas timelines que o seriado apresentada e nesse segundo ano o tempo entre elas diminuiu significativamente mas agora para quem assista talvez isso fique ainda pior talvez pelo fato que agora tudo pode acontecer nesse intervalo de tempo menor e pelo nível de dramaticidade e importância de que as coisas aconteceram.

Em Journey into Night vemos o caos dominar o cenário e nenhum personagem está para brincadeiras onde tempo é o bem mais preciso seja você um anfitrião, um executivo ou um mix dos dois (Oi Arnold)! E claro, Westworld ainda consegue expandir sua própria mitologia e os roteiristas abrem sua história para uma trama ainda maior, onde eles mudam as regras do jogo novamente. Nessa nova temporada, a trama ganha novos ares e para nós é como descobrir uma passagem secreta para uma nova fase e isso faz também dos personagens como o Homem de Preto vibrar como criança em véspera de Natal.

E a série ainda continua com um trio de protagonistas ousadas, destemidas e agora não tem nada a perder. Evan Rachel Wood continua a impressionar com sua habilidade de “virar a chavinha” entre suas diversas fases de Dolores, seja ela a destemida líder da rebelião ou a fazendeira simpática que serve para deixar o convidado se sentir em casa. Thandie Newton brilha e rouba todas as cenas que parece como a robô Maeve que parece assumir muito mais uma posição de desbravadora de um novo (velho) mundo.

Foto: John P. Johnson/HBO

A nossa queridinha de Hollywood, a talentosa Tessa Thompson finalmente parece que irá ganhar mais destaque, afinal sua personagem está presa no parque cheio de robôs descontrolados. Ed Harris e Jeffrey Wright seguram as pontas agora sem Anthony Hopinks na jogada e Wright parece que terá um arco dramático maior para ser desenvolvido afinal o maior gancho que o episódio nos deixa está centrado em seu personagem.

As cartas parecem terem sido dadas com novas buscas (temos uma porta para ser encontrada! oba!) e cada vez o envolvimento da realidade nos processos da Delos com o parque (no casos parqueS) é o que deve dar o gás para Westworld fazer uma novo e ousado ano!

O primeiro episódio é marcado por excelentes atuações, uma trama interligada mas ainda muito sutil e claro muito mais perguntas. Com o comando “congelar todas as funções motoras” desativados é cada um por si. Preste atenção e siga as pistas.

Westworld estreará sua segunda temporada na HBO em 22 de Abril.

A 1ª temporada está disponível no aplicativo HBO GO aqui no Brasil, e você pode acompanhar as reviews dos episódios da série aqui.

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales