Westworld | 1×09 – The Well-Tempered Clavier

ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.

Com um roteiro mais ágil em seus momentos finais, Westworld quebra diversos paradigmas e põe por chão inúmeras teorias ao contar a origem de Bernard… Novamente Anthony Hopkins rouba a cena e ao seu lado Jeffrey Wright, que segura as pontas na emoção e entrega um anfitrião com emoções reais, sem perder seu lado robótico.

Maeve, a sempre incrível Thandie Newton, foi o ponto de partida para o drama de Bernard e as conexões necessárias para descoberta de seu passado. A frieza com que ela age controlando-o é ótima, e o melhor é ela acordando Hector (Rodrigo Santoro) para a realidade deles na busca de ajudá-la a escapar do parque.

Voltando a Bernard, ele faz buscas no escritório de Ford e descobre mais informações sobre seu passado e usa Clementine para confrontar o seu criador. É nesse ponto que ele vai voltando sua mente e compreendendo a profundidade da dor que precisará se lembrar para encontrar Arnold.

Westworld

Nessa jornada só vamos descobrindo como Ford é manipulador e compreendemos o seu desejo e ego. Sua ambição o fez tomar inúmeras atitudes, como mandar Bernard matar Thereza e Elsie e não sabemos mais o que ele obrigou o anfitrião fazer… Também ficamos intrigado com a morte de Arnold e essa obsessão de Ford em recriar o amigo como anfitrião.

Na foto que ele mostra a Bernard vemos Ford, Arnold/Bernard e um 3º homem, que logo julgo ser o Homem de Preto.

É aqui que começamos a ver como os anfitriões estão começando a se rebelar… Angela mostra toda a sua voracidade para ser uma seguidora de Wyatt que mata Theddy e ameaça cada vez mais a vida do Homem de Preto, que fica chocado com os “problemas” dos anfitriões. Mesmo com Angela colocando sua vida em risco, o Homem de Preto deixa que Charlotte assuma sua função e faça o que quiser com Ford, pois ele irá até o fim na busca pelo labirinto…

Westworld

Esse problema é bem ressaltado com Stubbs indo atrás de Elsie e sendo encurralado pelos anfitriões com feição indígena… Louco para ver o que sairá disso, pois eles não seguem o comando de voz para parar.

O embate entre William e Logan é sem sal, mas nos mostra o crescimento do jovem como humano, buscando manter seu lado de forte empatia para com os anfitriões, principalmente com seus sentimentos por Dolores.

O que fica para o último episódio de Westworld é o conflito entre humanos e anfitriões e isso já é o bastante para os deixar aguçado. Queremos ver o confronto entre Dolores e o Homem de Preto, o que Maeve irá aprontar, até onde Ford é capaz de ir… Tantas coisas e queremos tudo!

Fico por aqui, comentem e to be continued