This is Us | 3×04 – Vietnam

This is Us parou sua trama no presente para focar no passado de Jack, e fez um episódio delicioso sobre a guerra do Vietnã e ainda nos explicou onde Jack pegou a sua referência das mãos no rosto dos filhos para acalmá-los. Este episódio além de nos apresentar a Nick, seu irmão mais novo, ainda nos apresentou seu amigo Don Robinson, com quem Kevin está entrando em contato…

ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.

O episódio começa com Jack chegando até o vilarejo onde Nick está e o surpreendendo, para então voltarmos uns meses no passado, e é nesse ritmo que o episódio se segue. Alguns meses antes o vemos fazer amigos no Vietnã e não conseguir ser transferido para a base onde está seu irmão. Ali ele faz amigos, vê Don perder sua perna em uma mina e é ali que seu amigo segura seu rosto com as duas mãos, o que nos faz lembrar de como Jack faz isso com seus filhos.

É nessas idas e vindas nas bases militares que Jack vê amigos morrerem, e conhecer pessoas a quem passa a admirar, ou querer defender, como é o caso dos jovens vietnamitas que estão no vilarejo.

Mas então voltamos 14 meses, onde vemos Nick descobrir que seu número foi chamado para ir para o Vietnã e como Jack faz o possível para ajudar o irmão a fugir desse destino, por ver uma certa fragilidade nele. Dois meses depois ele vê uma carta que Nick envia para sua mãe e toma a decisão de se alistar e tentar ir atrás do irmão.

É então que vemos saltos temporais, como Jack e Nick crianças vendo o pai bater na mãe e como eles se protegem, ou quando Jack brincando com Nick acaba quebrando seus óculos, algo que Nick simplesmente odeia, pois nunca poderá ser um Superman, sempre será Clark Kent, mas esse carinho Jack sempre acalma o irmão.

O que mais me surpreendeu foi ver Marilyn dando a luz a Nick, enquanto temos um Stanley completamente apaixonado pelo filho Jack, fazendo planos de como será com o filho que vem, o apresentando ao irmão no berçário. Ações completamente diferentes das quais ele toma mais adiante. O pai de Stanley o representa mais na ignorância atual, e o fardo de Jack sempre levou para se afastar do pai e do avô.

This is Us nos mostra as dores de Jack e apresenta sua relação com o irmão Nick, além de desenhar todo o plano de fundo de sua criação. Milo Ventimiglia, Michael Angarano, Laura Niemi e Peter Onorati estão incríveis em cena, e o roteiro deste episódio ficou com o criador da série Dan Fogelman e Tim O’Brien.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.