This is Us | 2×17 – This Big, Amazing, Beautiful Life

E quando achamos que This is Us vai para o óbvio no episódio seguinte, eis que ele volta no tempo, faz umas cenas de transição de cair lágrimas ligando todos os eventos de seus personagens e tudo contando a vida de Deja e como ela e Shauna passaram por tanto, principalmente o peso de uma mãe colocar em cima da filha a carga de sua vida. Lyric Ross, que atriz maravilhosa, terá um futuro incrível!

ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.

O episódio trouxe o drama de Shauna, com 16 anos dando a luz a Deja e como sua avó, GG, fica em seu pé, pedindo para a neta ter mais responsabilidade, já que agora tem uma filha. O problema é que com o passar do tempo a mãe da garota se mantém dependente da avó só que ela vem a falecer. Shauna fica sozinha com a filha e começa a se envolver com pessoas problemáticas, deixando Deja com as costas pesadas tendo grandes responsabilidades.

Deja sofre, vai para casa de adoção por negligência e ela passa a sofrer com as questões da mãe, que para piorar ainda leva Lonzo e seus homens para dentro de casa. Confesso que esperava vê-la sofrendo algum tipo de abuso, mas foram mais verbais e ela viu o namorado de sua mãe ter uma ereção ao ficar sozinho com ela, o que a fez sair de perto dele.

Então a polícia acha a arma de Lonzo no carro de Shauna e ela é presa, fazendo Deja ir parar com Randall, onde entendemos ela se manter com um pé atrás, já que sofreu nas casas anteriores. Quando retorna para a mãe ela acredita que seria melhor, mas até o dinheiro que acabam precisando pedir para Randall, a mãe manda para Lonzo, pois se sente culpada, o que causa o despejo delas.

É aqui que a série volta ao tempo atual, com Deja e Shauna indo para a casa de Randall e Beth, sendo bem recebidas, Tess e Annie super animadas com o retorno da amiga. O problema é que Shauna vê as possibilidades que a filha pode ter ali e tem uma conversa incrível com Beth, sobre como ela mesma não se viu com essas oportunidades, que não tem como se manter bem imagina dar o mesmo para Deja, que merece muito, pois a única coisa que ela deu foi o peso de ser a coisa mais importante para ela.

Quando Shauna fala sobre o peso que coloca em Deja sempre que fala “eu não sei o que seria de mim sem você”, foi realmente de doer, pois transfere para a filha a sentença de manter a mãe, de ser responsável de tudo por ela. Enquanto isso vemos Deja com Randall falando que está cansada, que só quer dormir.

This is Us nos dá mais um tapa na cara de forma tão sutil e cheio de referências, é doloroso ver tudo isso, ao mesmo tempo que nos faz aprender ainda mais. Que série incrível e que elenco maravilhoso. Sterling K. Brown, Susan Kelechi Watson, Joy Brunson e Ross são maravilhosos em cena, o roteiro de Kay Oyegun acerta em cheio e a direção de Rebecca Asher é cheia de sutilezas.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.