Sintonia | Primeiras Impressões

No começo do ano foi anunciada mais uma produção nacional da Netflix e ela vinha com o selo KondZilla, do produtor Konrad Dantas, um dos maiores produtores da cena musical brasileira. Sintonia foi anunciada como a periferia nua e crua, e o primeiro episódio realmente nos entrega isso, uma periferia crível e cheia de sonhos, malandragem e música.

A séire ainda vem com ótimos nomes em seu elenco, como Christian Malheiros, que por conta do longa indie Sócrates, veio arrebentando em premiações, além de Mc Jottapê (Jottapê Carvalho), estrela do funk que está sob os olhos de KondZilla, e a novata que consegue roubar as atenções, Bruna Mascarenhas. Mas não só eles brilham, pois temos no elenco Vinícius de Oliveira (Central do Brasil, Se Deus Vier que Venha Armado, Santo Forte), Leilah Moreno (Antônia, O Pico da Neblina) e muitos outros.

Sintonia tem uma produção muito caprichada, mostra a periferia de dentro dela mesmo, com locações reais e momentos intensos dignos dos vídeos de grupos de WhatsApp, mas também que podem rodear qualquer programa de notícias sensasionalistas, como Brasil Urgente e Balanço Geral.

O roteiro é intenso, mas deixa momentos leves, como o relaiconamento de Doni (Carvalho) e sua mãe, que controla os momentos dele com o pai, que não quer o filho envolvido com música. Por estes momentos a série acaba nos fazendo sentir vendo uma temporada de Malhação, mas a série consegue ter o seu próprio tom.

Traz a periferia e seus bailes funks de forma interessante, coloca os vendedores ambulantes em destaque com Rita (Mascarenhas), além de nos mostrar o drama de uma garota que precisa se virar para sobreviver, já que em momento algum vemos o lado familiar dela. Sua família são seus amigos, tanto que ela fica sem chão ao perceber o sumiço da amiga e vizinha Cacau.

Agora, o drama de Nando (Malheiros) acaba sendo o mais intenso, pois querendo subir na boca em que ajuda gerenciar, acaba se colocando na linha de frente do crime, mesmo que tenta deixar Sheila e sua filha longe de suas paradas.

A série mescla bem o drama dos três que acima de tudo são amigos, e as vezes não sabem os dramas que cada um passa. O mais interessante deste episódio “Pegaram a Cacau” é a forma como tudo nos é apresentado e nos faz querer devorar mais a trama e ver os próximos episódios.

Sintonia mostra muito bem o selo Netflix e ter o selo KondZilla mostra uma produção caprichada de uma origem e realidade que o produtor conhece.

Sintonia tem 6 episódios e todos já estão disponíveis na Netflix.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.