Sherlock | 4×03 – The Final Problem [Season Finale]

Depois de muito tempo que eu assisti a este 3º e último episódio da temporada de Sherlock, não sei ainda o que pensar sobre a temporada em seu total. Fato é que ela foi mais intimista, focada no desenvolvimento da relação de Sherlock e Watson, e ainda com espaço para Mycroft e a chegada de Euurus.

ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.

A trama inteira do episódio reforçou que para Sherlock é Watson quem é sua família, com direito a uma deliciosa briga com Mycroft, e prolongaram toda essa afirmação pelo episódio inteiro. Até mesmo nas dúvidas de Sherlock sobre como proceder nos jogos de Euurus, era Watson quem vinha primeiro.

Voltando um pouco, Mycroft explicou detalhadamente quem era Euurus, os jogos emocionais que ela fazia cm Sherlock, as mortes ao seu redor, as brincadeiras cheias de enigmas e o controle que ela fazia sobre as pessoas. Euurus é problemática e seu contato com Moriarty a deixou mais insana ainda, com sede de vingança não só por Mycroft que a prendeu ali, mas também por Sherlock.

Sangue esteve por todas as partes, e a emoção de Sherlock foi rasgada, com direito a ele assumir para Molly que a ama, e recebeu um “eu te amo” de volta. Euurus hipnotizou.

O problema é que focaram demais nesses jogos e ficaram nisso…

Este é ele, senhor? Sherlock Holmes?” – Policial
Você é um fã?” -Lestrade
Bem, ele é um grande homem, senhor” – Policial
Não, ele é bem melhor que isso. Ele é O grande homem” – Lestrade

No final das contas esta temporada, que tem tudo para ser a última, soou repetitiva e cansativa. Só que trouxe uma evolução palpável de seus personagens, e todos eles tiveram um bom tempo de tela, de Mary a Sra. Hudson, até mesmo Lestrade e Molly.

Mesmo com trato para uma 5ª temporada, a agenda de todos os envolvidos em Sherlock está mais do que complicada e não há o menor resquícios de quem irão retornar a série. Então nos resta esperar e aceitar que Sherlock e Watson tiveram, até aqui, o seu problema final.

Fico por aqui, comentem e to be continued