Nova série do National Geographic tem Morgan Freeman explorando o mundo e temas como amor, rebelião, liberdade e conflitos de guerra.

O canal National Geographic estreia essa semana a produção The Story of Us com o ator Morgan Freeman em uma série de viagens onde ele explora temas como amor, rebelião, liberdade e conflitos de guerra. 

Com 6 episódios para esse novo ciclo, Freeman realiza uma viagem ao redor do mundo para conhecer novos locais, diversas e diferentes culturas e pessoas cujas vidas são traçadas de maneiras surpreendentes por várias razões, desta vez explorando temas que unem todos. Assim, The Story of Us pretende revelar a humanidade em comum e cada um dos episódios explora uma única força ou tema fundamental: liberdade, paz, amor, divisão social, poder e rebelião.

Ao longo da viagem, Freeman conhece e fala com poderosos líderes mundiais, pessoas comuns com histórias extraordinárias e muito mais. Tivemos a oportunidade de assistir ao episódio 2, onde o ator fala sobre os temas de guerras e de conflitos entre os povos desde das tribos africanas, passando pelo ritual boliviano do Tinku (onde os povos rivais brigam até sangrar para oferecer o sangue um do outro como uma forma de oferenda para os deuses) até as questões de armas nucleares e o uso de drones nas guerras.

Com um estilo documentário narrado pela voz incomparável de Freeman, The Story of Us apresenta uma série de entrevistas e fatos na medida que o ator viaja para os quatro cantos do mundo passando por Ruanda na África até os conflitos na Irlanda entre os católicos e protestantes na Europa mostrando uma realidade completamente diferente da nossa.

Confira a lista de episódios que vão ao ar todos os sábados no canal:

EPISÓDIOS

Episódio 1: A Marcha Pela Liberdade

Freeman viaja pelo mundo tentando uma maior compreensão do conceito de liberdade. Do solamento solitário e campos de trabalho forçado a tabus sociais e leis que obstruem a expressão, a liberdade parece ser uma luta constante. Como indivíduos e nações a questão é a mesma: somos realmente livres?

Episódio 2: A Luta Pela Paz

Foto: Fox Entertainment Group

Freeman viaja pelo mundo para estudar os ciclos de guerra e paz. Da batalha ritual do sagrado festival de Tinku na Bolívia ao programa de reconciliação pós-genocídio de Ruanda, este episódio explora a enorme capacidade de violência humana e a busca eterna da harmonia. O conflito pode impulsionar a inovação, mas a guerra é necessária? As barreiras físicas e o medo da destruição podem tornar o homem mais cauteloso, mas a paz é apenas a ausência de guerra?

Episódio 3: O Poder do Amor

O amor pode mudar o mundo? Freeman estabeleceu a missão de entender como essa força básica nos une como uma espécie. De orfanatos e campos de batalha a casamentos arrumados e a vida na rua, Freeman vê como o amor pode ser encontrado nos lugares mais inesperados e como essa força inspira a todos.

Episódio 4: Nós e Eles

Podemos preencher a lacuna entre “nós e eles”? Em uma época em que o mundo inteiro parece estar polarizando em campos irreconciliáveis, Freeman viaja para procurar as forças que se separam, da intolerância das diferenças ao medo dos diferentes e das possibilidades que temos de nos unirmos.

Episódio 5: O Poder de ‘Nós’

Foto: Fox Entertainment Group

É possível encontrar uma maneira de distribuir o poder de tal forma que todos possam dar sua opinião? Um presidente dos Estados Unidos explica os desafios de tomar decisões que afetam centenas de milhões de pessoas, e Freeman aprende com uma mulher africana que criou uma sociedade sem homens. Ele também explora como o aumento da internet poderia mudar essencialmente o funcionamento da democracia.

Episódio 6: O Espírito Rebelde

FOTO: Fox Entertainment Group

Freeman procura entender o que é que faz uma rebelião ser bem sucedida, o que o leva a encontrar pessoalmente com exilados, informantes, hackers e líderes de movimentos. De Berlim à Bolívia, você vê a coragem, a dedicação, o trabalho árduo e a esperança que falta para tentar mudar o mundo.

The Story of Us estreia dia 20 de janeiro às 22h30 com o episódio “A Marcha Pela Liberdade”. 

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales