Por que é importante ter um servidor dedicado para jogos online

Quando o assunto é hospedagem de sites, um servidor dedicado é o mais recomendado para sites e aplicações que apresentam tráfego elevado e precisam de estabilidade: como jogos online.

Mas você sabe o que é exatamente um servidor dedicado? Diferente de um servidor de hospedagem compartilhada, o chamado servidor dedicado é de uso exclusivo para o seu projeto. Por causa dessa característica, ele recebe o nome de “dedicado”.

Naquelas situações em que a hospedagem compartilhada não suporta mais a alta capacidade do tráfego do site, é quando deve entrar em cena o servidor dedicado.

Esses servidores proporcionam um serviço apenas para um cliente, conferindo uma melhor segurança e estabilidade para o site ou aplicação, evitando quedas e outras falhas como lentidão ou travamentos.

O servidor dedicado é uma das alternativas mais caras do mercado, mas dependendo do projeto, eles compensam o preço, especialmente se você quer possuir um servidor para jogos online.

Servidor para jogos online

É nítida a evolução dos games virtuais que vem ocorrendo nos últimos anos. Eles ganharam em gráficos, realismo e interatividade, beneficiando muito mais a imersão do jogador na história do game.

Além disso, outra característica ainda mais marcante, por exemplo, é a possibilidade de vários participantes jogarem em rede. Nesse caso, um gamer residente no Brasil pode jogar o mesmo jogo com um usuário que está no Japão.

Toda a tecnologia utilizada para beneficiar os gráficos e a interatividade dos atuais jogos resulta em uma significativa quantidade de tráfego.

Essa quantidade de informação necessita de um servidor com capacidade de armazenar muitos dados. Sendo assim, o servidor dedicado é o ideal.

Ele consiste em um equipamento que fica em funcionamento em tempo integral. No caso das empresas de jogos virtuais, elas utilizam esse tipo de servidor para suportar o elevado número de acessos.

A importância da localização e da latência

Se um servidor dedicado é importante para o bom funcionamento dos jogos online, o mesmo vale para a localização dele. Por isso, pense na seguinte situação:

Você inicia um jogo virtual aqui no Brasil, porém o servidor onde o jogo está hospedado se localiza nos Estados Unidos. Os dados referentes ao jogo realizarão um imenso percurso de um país ao outro.

Essa longa distância com certeza vai influenciar no funcionamento e na qualidade do game, ainda mais que a distância pode resultar em lentidão e travamentos para vários jogadores.

Além desse problema para se conectar, há também a questão da latência elevada, também conhecida como o famoso “ping”.

A alta latência é o atraso nos jogos, pois o tempo que um pacote de informações leva para chegar ao servidor e voltar para o remetente é muito grande.

Sendo assim, quanto menor for o registro de latência, melhor será o carregamento do seu jogo, evitando com isso a ocorrência de quedas de conexão.

O nível de latência mais adequado é inferior a 100ms. Porém, se o servidor estiver localizado muito longe, a medida da latência pode ser entre 100ms e 200ms, possibilitando a presença de travamentos.

Caso o envio e o retorno apresentarem muita oscilação, a qualidade do game será comprometida. Um exemplo nítido disso são as falas dos personagens apresentarem pausas e cortes.

A escolha de um servidor dedicado para jogos

Se você tem um projeto de jogos online, é importante analisar alguns detalhes na hora de escolher o seu servidor dedicado. Entre eles é possível citar.

O suporte técnico

Procure saber se a empresa de hospedagem que oferece o servidor dedicado oferece um suporte técnico de qualidade e em tempo integral.

O apoio técnico é um elemento fundamental para sanar qualquer tipo de problema que possa ocorrer com o seu site de jogos online.

Recursos oferecidos

Preste bem atenção nos recursos que a empresa de hospedagem oferece para o servidor dedicado, tais como o armazenamento de disco, a quantidade de memória RAM e tráfego mensal.

A questão do reembolso e o cancelamento

É bom saber como é a questão de devolução de dinheiro e de cancelamento diante de um problema indesejado, pois algumas empresas de web hosting possuem políticas específicas de reembolso.

Os tipos de jogos online

Com a internet influenciando vários aspectos do nosso dia a dia, é óbvio que os jogos eletrônicos não poderiam ficar de fora. Por isso, a quantidade de sites com jogos online cresceu durante as décadas recentes.

Há jogos para os mais variados públicos e preferências. Entre os tipos de jogos online mais famosos podemos encontrar:

RPG

Assim como nos jogos de RPG tradicionais, os online também permitem a interação de mais de um jogador. Entre os mais conhecidos estão World of Warcraft e Guild Wars.

Estratégia

Geralmente são jogos em equipes que configuram cenários de guerras e onde o trabalho estratégico deve ser levado em consideração em todos os momentos do jogo.

Lutas

Para quem é fã de artes marciais e jogos de luta, a série Street Fighter é um dos mais pedidos, assim como Tekken e KOF XIV que podem ser jogados online.

Conclusão

Os games já comprovaram ser ótimo entretenimento, capazes de exercitarem a memória, a criatividade e o raciocínio. Sendo assim, não é de se estranhar o enorme sucesso que eles fazem.

Portanto, quando se trata de jogos online, o ideal é o investir em um servidor dedicado. Esse tipo de servidor possui as características ideais para fazer a sua diversão ser completa

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.