PlayStation 4 entra no fim do ciclo de vida de acordo com Sony

Parece que foi ontem que anunciaram o PlayStation 4, parece que foi ontem que vi pela primeira vez o preço absurdo que cobraram pelo console no mercado brasileiro. E se compararmos com as versões anteriores de PlayStations e seus ciclos de vida no Brasil, de fato foi quase ontem que a geração atual chegou ao nosso mercado. Mas com a impressão que atual geração acabou de chegar, durante uma reunião com investidores, John Kodera, chefe da Sony Interactive Entertainment anunciou entre outras coisas, o fim do ciclo de vida do PlayStation 4.

E apesar do anúncio parecer no mínimo precipitado, isto não quer dizer que o console de fato vai morrer. Tanto que de acordo com o que foi divulgado, a “morte” real do PlayStation 4 será algo entre 2020 e 2021 quando um possível PlayStation 5 surgirá.

Mas da forma como foi divulgado e levando em consideração as versões anteriores dos console com o tamanho de suas bibliotecas de jogos e o valor cobrado por um PlayStation 4 quando ele saiu por aqui e a quantidade atual de jogos para o mesmo, é justificável que os donos do console de modo geral tenham sido pegos de surpresa pelo que foi divulgado.

Vale ressaltar que normalmente a Sony costuma ter uma janela de 6 à 7 anos para lançar uma nova versão do console, portanto se esfriarmos a cabeça, e analisarmos com calma, apesar do anúncio causar espanto, é natural que em reuniões com investidores role este tipo de papo.

Ainda de acordo com Kodera, já foram enviados desde 2013 mais de 79 milhões de consoles PlayStation 4 para lojas em todo o mundo.

E que apesar da provável queda de arrecadação com a venda de consoles, ele cita que a receita gerada através dos serviços como a Plus e jogos exclusivos vão cobrir a diferença.

Durante esta mesma reunião ele também afirma que apesar do PSVR estar crescendo, os resultados estão bem aquém do esperado. E que vão investir na criação de novas P.I (Propriedades Intelectuais) e buscar fortalecer a marca PlayStation até 2021.

E para 2018 e 2019 fica a promessa de muitos jogos exclusivos para PlayStation 4. Inclusive vários destes novos títulos provavelmente vão dar as caras na E3 2018.

Erick Cartman

Meu nome é Erick ( @Erick_Cartman ), cursei Administração e atualmente faço Licenciatura em Letras e Inglês. Sou um cara comum que gosta de passar o tempo livre conferindo animes, filmes, games, HQ's, kdramas, livros, séries e coisas relacionadas. Se quiser me segue lá no Twitter para trocar uma ideia ou jogar conversa fora.