PlayStation 4 entra no fim do ciclo de vida de acordo com Sony

Parece que foi ontem que anunciaram o PlayStation 4, parece que foi ontem que vi pela primeira vez o preço absurdo que cobraram pelo console no mercado brasileiro. E se compararmos com as versões anteriores de PlayStations e seus ciclos de vida no Brasil, de fato foi quase ontem que a geração atual chegou ao nosso mercado. Mas com a impressão que atual geração acabou de chegar, durante uma reunião com investidores, John Kodera, chefe da Sony Interactive Entertainment anunciou entre outras coisas, o fim do ciclo de vida do PlayStation 4.

E apesar do anúncio parecer no mínimo precipitado, isto não quer dizer que o console de fato vai morrer. Tanto que de acordo com o que foi divulgado, a “morte” real do PlayStation 4 será algo entre 2020 e 2021 quando um possível PlayStation 5 surgirá.

Mas da forma como foi divulgado e levando em consideração as versões anteriores dos console com o tamanho de suas bibliotecas de jogos e o valor cobrado por um PlayStation 4 quando ele saiu por aqui e a quantidade atual de jogos para o mesmo, é justificável que os donos do console de modo geral tenham sido pegos de surpresa pelo que foi divulgado.

Vale ressaltar que normalmente a Sony costuma ter uma janela de 6 à 7 anos para lançar uma nova versão do console, portanto se esfriarmos a cabeça, e analisarmos com calma, apesar do anúncio causar espanto, é natural que em reuniões com investidores role este tipo de papo.

Ainda de acordo com Kodera, já foram enviados desde 2013 mais de 79 milhões de consoles PlayStation 4 para lojas em todo o mundo.

E que apesar da provável queda de arrecadação com a venda de consoles, ele cita que a receita gerada através dos serviços como a Plus e jogos exclusivos vão cobrir a diferença.

Durante esta mesma reunião ele também afirma que apesar do PSVR estar crescendo, os resultados estão bem aquém do esperado. E que vão investir na criação de novas P.I (Propriedades Intelectuais) e buscar fortalecer a marca PlayStation até 2021.

E para 2018 e 2019 fica a promessa de muitos jogos exclusivos para PlayStation 4. Inclusive vários destes novos títulos provavelmente vão dar as caras na E3 2018.

Erick Cartman

Um cara comum que passa seu tempo livre conferindo animes, filmes, games, kdramas, séries, livros e HQ's distópicas