Perfil HQ | Vespa (Marvel)

Na última semana chegou aos cinemas o filme Homem-Formiga e A Vespa, finalmente trazendo uma das melhores vingadoras dos quadrinhos às telas do cinema.

Na versão cinematográfica temos duas Vespas, Janet Van Dyne (interpretada por Michele Pfeifer) a Vespa original e a segunda é sua filha, Hope Van Dyne (interpretada por Evangeline Lily), e neste perfil de hoje vamos falar sobre a primeira Vespa dos quadrinhos.

Origem

Criada em 1963 na revista Tales to Astonish #44, ela era retratada como a filha do patrocinador do cientista Hank Pym, que descobriu as partículas Pym para alterar seu tamanho e com isso se tornar o Homem-Formiga. Ela era sempre retratada como a garotinha rica e mimada que se apaixona pelo cientista soturno.

Nessas primeiras histórias era comum ver ela falando sobre roupas e o quanto o Dr. Pym era bonito e másculo, mesmo com ele dizendo que ela era sonsa, fútil ou sendo grosso com ela. Ela se torna a Vespa justamente pra ajudar o doutor em suas aventuras, e por não querer ficar afastada de seu pretendente. Mas o tempo passou e as histórias e as personagens evoluíram.

Nos Vingadores

Junto com Homem-Formiga, Homem de Ferro, Hulk e Thor, a Vespa foi uma das fundadoras da equipe nos quadrinhos em 1963, sendo Janet quem sugeriu o nome para a equipe. Apesar de nessa primeira década ela ainda estar sempre ligada ao Homem-Formiga, com o tempo ela se tornou uma grande heroína, chegando a liderar a equipe dos Vingadores diversas vezes.

Uma das melhores características da personagem é que com sua evolução ela se tornou uma estilista de renome, chegando a desenhar uniformes para diversos heróis tais como Magnum, Miss Marvel (hoje a Capitã Marvel) e Flama. Assim como é a heroína que mais teve uniformes na editora, já que durante as fases desenhadas por George Pérez ela aparecia em cada aventura com um uniforme diferente.

Infelizmente é também durante Vingadores que Janet se casa com um enlouquecido Hank Pym e acaba apanhando do marido. Essa relação deles, além da violência de Hank, teve diversos momentos românticos, mas nunca conseguiu durar muito tempo, sendo um dos casais que mais se separou e voltou nos quadrinhos ao longo dos anos. Atualmente estão separados, sendo que Hank está fundido a Ultron, e a Vespa, pelo que foi dito pelo autor Dan Slott, será a nova namorada de Tony Stark.

Melhores Histórias

Avengers #1 (setembro de 1963): O grande reconhecimento da Vespa como heroína ao se tornar fundadora da equipe de heróis mais poderosos da Terra. A reunião da equipe acontece para combaterem um Hulk enlouquecido por Loki.

Avengers Forever #1 a 12 (dezembro de 1998 a novembro de 1999): Essa minissérie saiu no Brasil em dois formatos diferentes, primeiro como mensal na revista Grandes Heróis Marvel Premium números 6 a 12 e segundo em dois encadernados capa dura pela Salvat. Nessa história vemos a Vespa liderando uma equipe de Vingadores deslocados no tempo, excelente história com o melhor que os vingadores e a Vespa tem a oferecer.

Até o próximo perfil e que possamos ver muito mais dessa grande heroína!

Lucas Rafael Faccioli

Nerd leitor de quadrinhos. Marvete de coração, dcnauta em crescimento.