Perfil HQ | Valquíria (Marvel)

A guerreira asgardiana Brunnhilda é alguém muito esperada para vermos nos cinemas em Thor: Ragnarok, interpretada pela atriz Tessa Thompson. Nos quadrinhos a guerreira já teve algumas confusões em sua origem, que já foi contada, recontada e mudada algumas vezes, mas vamos tentar mostrar um pouco desta grande guerreira.

Mito

Na mitologia nórdica, as Valquírias eram uma classe de deusas, que serviam Odin e Freya, e buscavam os melhores guerreiros que morriam nos campos de batalha. Também eram tidas como servas dos outros deuses, responsáveis por servir o hidromel, que é a bebida dos deuses nórdicos.

Em muitos poemas nórdicos as Valquírias são descritas cavalgando, ou mesmo acompanhadas por cisnes.

Nos quadrinhos Marvel

As Valquírias no Universo dos quadrinhos da Marvel obedecem a Odin e também a deusa da morte Hela, mas sua comandante é Brunnhilda, chamada pelos humanos de Valquíria. A personagem foi criada nos quadrinhos por Steve Eaglehearth e Sal Buscema nas páginas da revista Defensores #4 em 1973.

Além das Valquírias, Brunnhilda já fez parte de outros grupos de heróis como Os Defensores, Novos Defensores, Libertadoras, Vingadores Secretos, e Defensores Sem Medo.

Melhores Histórias:

Defenders #125 a #152: Em nova fase agora chamada de Novos Defensores, essa mensal reunia as aventuras de uma nova equipe de Defensores, com Valquíria do time original agora acompanhada por Fera, Homem de Gelo, Anjo, Gárgula, a psíquica Serpente da Lua e a misteriosa Nuvem. Com um excelente desenvolvimento da personagem, tanto como heroína como deusa, podemos ver ao longo da série a própria Brunnhilda levando alguns mortos em batalha para o Valhala, assim como sua maestria em combate com sua espada Dente de Dragão até o fim da série, onde Valquíria se sacrifica para salvar o mundo.

Fear It Self: The Fearless #1 a #12 (2011/2012): Publicada no Brasil com o nome Sem Medo em dois encadernados (tanto pela editora Panini quanto pela editora Salvat), essa minissérie mostra Valquíria contra Pecado, a filha do Caveira Vermelha em busca dos martelos asgardianos caídos na Terra durante a saga Essência do Medo. Escrita por Matt Fraction, Cullen Bunn e Kyle Yost e desenhada por Mark Bagley e Paul Pelletier.

Fearless Defenders #1 a #12: Nessa mensal, ainda escrita por Cullen Bunn, vemos Brunnhilda com uma nova missão: reunir doze guerreiras da Terra para formar as novas valquírias. Com uma ótima premissa e um bom começo essa série mostra como Valquíria se sente na Terra e se relaciona com o heroísmo das mulheres da Marvel, mas infelizmente essa série não conseguiu manter o ritmo e foi cancelada na edição 12. Mas ao menos podemos ver Valquíra com grande destaque em ação com Misty Knight, Dani Moonstar, Clea, Elsa Bloodstone e Hypolita, assim como duas novas personagens: a inumana Ren Kimura e a arqueóloga Annabelle Riggs.

Que venha logo o dia 26 de outubro pra vermos a deusa guerreira nos cinemas ao lado de Thor, Hulk e Loki

Lucas Rafael Faccioli

Nerd leitor de quadrinhos. Marvete de coração, dcnauta em crescimento.