Perfil HQ | Hela (Marvel)

No último dia 10, o trailer de Thor: Ragnarok foi liberado e muitos tem se perguntado: quem é a mulher que aparece enfrentando Thor no último teaser? E hoje trazemos a vocês um perfil de Hela, a primeira vilã do MCU (Marvel Cinematic Universe).

O MITO

Na mitologia nórdica a deusa Hela é conhecida como a Deusa da Morte e do Submundo, em algumas literaturas seu nome é Hel, mesmo nome dado ao submundo nórdico. Segundo a mitologia, seu corpo é metade vivo e metade com o esqueleto a mostra ou a carne deteriorada, além disso ela é filha do deus Loki com Agrboda, sendo assim sobrinha de Thor e neta de Odin.

Pelas lendas ela foi obrigada por Odin ao atingir a maioridade a se tornar a deusa do Submundo, fazendo com que os fantasmas do submundo a seguissem.

NA MARVEL

Nos quadrinhos sua primeira aparição foi na revista Journey Into Mistery #102, revista onde eram publicadas as histórias de Thor, e nessa história ela sequestra a deusa Sif para tentar barganhar a deusa pelo jovem Thor, mas ao perceber a nobreza do deus do Trovão, ela libera ambos.

A base do mito de Hela se manteve, com exceção do visual meio vivo, meio morto, que foi alterado para a icônica roupa verde e preta, com um capacete marcante com chifres, ou galhos como dizem alguns. Esse visual marcante já aparece no teaser e foi um motivo de grande empolgação pra quem já conhecia a personagem, já que o visual dos personagens de quadrinhos nos cinemas muitas vezes fogem de seu conceito original e icônico.

O mito da deusa do Submundo serviu de base para transformá-la numa vilã recorrente de Thor e Asgard, com a deusa nutrindo ódio por Odin tê-la obrigada a ser a deusa do Hel.

MELHORES APARIÇÕES

Thor #199 a 201: Hela reclama o direito a alma de Odin, após o Pai Supremo morrer pelas mãos da criatura Mangog, mas Plutão, deus olimpiano (Hades que na Marvel usa o nome romano) reclama a alma do Pai Supremo, e ambos entram em batalha pela alma de Odin. Percebendo que a batalha não terminaria tão cedo a Deusa Asgardiana restaura Odin a vida, se recusando a perder sua alma para Plutão.

Thor #371: Escrita e desenhada por Walt Simonson na sua aclamada fase pelo deus asgardiano, aqui vemos Thor após perder em batalha para a Deusa da Morte, sendo ferido e obrigado a usar uma armadura para se manter vivo, devido a descumprir um acordo com a deusa, essa armadura se tornou um marco na passagem do autor e desenhista.

New Mutants #78-79: em mais um esquema para derrubar Asgard, Hela transforma as Valquírias em armas contra Odin e a cidade dourada, e afeta a nova mutante Danielle Moonstar, que tinha sido convidada a se tornar uma Valquíria em sua primeira visita a Asgard. A equipe de alunos mutantes se dirige a Asgard para ajudar sua líder e colega.

Dark Avengers #8: Danielle Moonstar mais uma vez se encontra com Hela, desta vez a mando de Ciclope, para que Dani recuperasse seu status de Valquíria. Nessa aparição podemos ver uma nova releitura da Deusa do Submundo, após o Ragnarok e Renascer dos Deuses, agora todos habitando na Terra. Hela estava morando em um cassino em Las Vegas, e é apresentada de maneira sensual e manipuladora.

Estas foram só algumas de suas aparições, mas em diversas histórias Hela aparece enfrentando Thor e outros heróis, sempre buscando angariar mais almas para seu reino, chegando até mesmo a confrontar seu pai, Loki.

Prontos para vê-la nas telas do cinema? Até a próxima pessoal!