Patente da Activision coloca jogadores novatos contra experientes para influenciar microtransações

Eu confesso que não sou muito fã de games que tenham apenas o modo multiplayer. Sou da época que não precisava ficar conectado o tempo todo para jogar e talvez por gostar de experimentar o jogo de forma mais lenta e do meu jeito o modo single player sempre me atraiu mais. Gosto de saborear o modo história, de explorar o mapa com calma, amo o fato que se minha internet cair, vou poder continuar jogando e obviamente pelo fato que eu não sou bom em alguns estilos de multiplayer. Eu tenho consciência disso, e tenho o bom senso de saber o meu lugar se não estou afim de me frustrar. Mas de vez em quando eu vou lá me arriscar com meus amigos em busca de um pouco de diversão no modo multiplayer de alguns jogos da vida, afinal, este é o objetivo na maioria dos gamers, a diversão.

Entretanto já vi casos onde esta diversão se torna frustração. Casos onde o balanço do jogo pende para quem “paga mais” e não necessariamente pelas habilidades do jogador, e quem joga já viu isso acontecendo consigo mesmo ou com algum colega e sabe que isso não é novidade. O que acaba levando alguns destes jogadores a deixarem de jogar o tal game e em muitos casos até levantarem suspeitas de que tem algo errado.

Pois, assim como eu, você provavelmente já se pegou pensando que o tal cara possa estar usando algum tipo de cheat ou que o jogo realmente favorece quem paga por itens nas conhecidas e cada vez mais comuns microtransações. Temos consciência que estas vieram pra ficar e compreendo que as empresas precisam lucrar para fazer a roda continuar a girar. Mas o ecossistema precisa ser saudável para todos.

E dentro deste tema, foi divulgado esta semana uma patente da Activision onde em teoria, o servidor propositalmente coloca um jogador novato com jogadores experientes, para que estes novatos frustrados em apenas perder, sejam induzidos a adquirir itens que vão dar aquele boost em seu personagem e quem sabe, dar uma chance de vencer os outros players.

Alguns vão dizer que se trata de uma teoria conspiratória, mas isto é real. Confira no link a tal patente que explica como o sistema funciona. Resumindo seria algo como:

“…o sistema coloca jogadores mais experientes com jogadores novatos ou sem experiência que obviamente vão perder a partida, para encorajar os mesmos a realizar compras de itens que os jogadores mais experientes da mesma partida já tem. Os itens seriam sugeridos como uma escolha inteligente por parte do novato, se este quiser ter mais sucesso em disputas futuras, e se o mesmo adquirir o item, em sua próxima partida multiplayer ele seria colocado com jogadores que não tem aquele item, assim ele teria a impressão que a compra fez toda a diferença, e por sua vez fazendo com que compre outros itens partindo deste mesmo conceito.”

A patente é de 2015 e foi apenas aprovada e disponibilizada ao público. A Activision em entrevista a Kotaku alegou que o sistema foi patenteado por um grupo independente da empresa e “que não chegou a ser implementado nos jogos“.

E o que você pensa sobre isso?

Erick Cartman

Um cara comum que passa seu tempo livre conferindo animes, filmes, games, kdramas, séries, livros e HQ's distópicas