O uniforme do Batman ao longo dos anos: uma lista!

Com mamilos à vista, um visual militar, e a nova versão usada por Robert Pattinson… o Batman já usou diversos uniformes ao longo de sua trajetória no cinema.

Assim, vamos relembrar alguns dos uniformes que o Vigilante de Gotham City já usou?

Batman (1989)

Michael Keaton in Batman (1989)
Foto: Warner Bros

Interpretado por Michael Keaton, o longa foi um dos primeiros figurinos na história recente do personagem no cinema. Lançado no final da década de 80, o filme teve direção de Tim Burton e acompanhava Brune Wayne, que após testemunhar a morte brutal de seus pais quando criança, luta contra o crime na cidade de Gotham disfarçado do herói Batman.

Mas quando um louco e deformado que se autointitula Coringa começa a controlar o submundo do crime em Gotham, Batman precisa encarar seu mais perverso inimigo para proteger sua identidade e a mulher que ama, a repórter Vicki Vale.

Batman: O Retorno (1992)

Michael Keaton in Batman Returns (1992)
Foto: Warner Bros

O retorno do personagem nos cinemas veio no começo da década de 90, com Michael Keaton de volta no papel do personagem. O uniforme do Batman não mudou muito, apenas os vilões que ele precisou enfrentar.

Dessa vez o personagem precisa enfrentar o monstruoso Pinguim, que vive nos arredores de Gotham, e diabólico empresário Max Shreck que querem vencer Batman de uma vez por todas. Porém, a secretária de Shreck, Selina Kyle, descobre os planos e se transforma na irresistível Mulher Gato que se alia na destruição de Batman.

Batman Eternamente (1995)

Val Kilmer in Batman Forever (1995)
Foto: Warner Bros

Ainda na década de 90, o Batman ganha um novo diretor Joel Schumacher e ainda um novo ator para interpretar o personagem. O ator Val Kilmer assume o lugar de Michael Keaton, e assim o personagem, claramente ganha um novo uniforme mais metalizado e que mostra as partes do corpo do personagem.

Assim, no novo filme vemos o Batman pelas as ruas de Gotham, pronto para defender a lei, mas desta vez o perigo vem em dobro.

O vilão Duas Caras conta com a sorte para se vingar de Batman e Charada é um gênio criminoso cheio de truques e ideias diabólicas. Juntos, querem descobrir a identidade secreta do Homem Morcego e destruí-lo. Batman conta com a ajuda da irresistível Dra. Chase Meridian, psicóloga especialista em duplas personalidades, e do jovem acrobata que se transforma em seu novo parceiro, Robin.

Batman & Robin (1997)

George Clooney in Batman & Robin (1997)
Foto: Warner Bros

Ainda na década de 90, o personagem ganha uma sequência só que dessa vez com George Clooney no papel, é o terceiro ator que assume o manto do Batman. E claro, o personagem ganha um novo uniforme, o icônico e polêmico… sim, aquele com os mamilos marcantes.

No longa, Batman e o Robin precisam manter sua parceria para juntos impedirem o Sr. Freeze e a Hera Venenosa de congelarem Gotham City.

Depois de ser um fracasso de crítica o personagem descansa a imagem até retornar no começo dos anos 2000.

Batman Begins (2005)

Christian Bale in Batman Begins (2005)
Foto: Warner Bros

Com uma pegada mais realista e pé chão, o diretor Christopher Nolan assume a franquia e é o primeiro a concluir uma trilogia para o personagem. Com Christian Bale como o personagem, o Batman ganha um novo uniforme mais sombrio, chapado, e sem muitos detalhes.

No filme, o jovem Bruce Wayne viaja para o Extremo Oriente, onde recebe treinamento em artes marciais do mestre Henri Ducard, um membro da misteriosa Liga das Sombras. Quando Ducard revela que a verdadeira proposta da Liga é a destruição completa da cidade de Gotham, Wayne retorna à sua cidade com o intuito de livrá-la de criminosos e assassinos. Com a ajuda do mordomo Alfred e do expert Lucius Fox, nasce Batman.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Christian Bale in The Dark Knight (2008)
Foto: Warner Bros

Batman: O Cavaleiro das Trevas, talvez seja um dos filmes mais conhecidos e importantes sobre o personagem, é aqui que o personagem faz mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria ao redor do mundo.

O ator Christian Bale retorna como o personagem, e o uniforme do Batman ganha um estilo mais militar como o do primeiro filme.

Com a ajuda de Jim Gordon e Harvey Dent, Batman tem mantido a ordem na cidade de Gotham. Mas um jovem e anárquico criminoso conhecido como Coringa ganha força e decide instaurar um verdadeiro caos na cidade. O justiceiro será testado psicologicamente e fisicamente como nunca fora antes em um confronto bastante pessoal. Cabe a Batman encontrar uma maneira de deter o sádico vilão antes que mais vidas sejam perdidas.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Christian Bale in The Dark Knight Rises (2012)

Já no início da década 10, Nolan finaliza sua trilogia e o ator Christian Bale retorna como o personagem. E claro, que o Batman tem seu visual atualizado para esse novo momento.

Após ser culpado pela morte de Harvey Dent e passar de herói a vilão, Batman desaparece. As coisas mudam com a chegada de uma ladra misteriosa, a Mulher-Gato, e Bane, um terrorista mascarado, que fazem Batman abandonar seu exílio forçado.

Batman Vs Superman (2016)

Batman v Superman: Dawn of Justice (2016)

O Batman retorna para os cinemas pelas mãos do diretor Zack Snyder numa versão mais velha, cansada, e mais violenta. Assim, Ben Affleck assume o manto do personagem e seu uniforme reflete isso.

Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Com isso, sob o manto de um Batman violento e obcecado, eles se enfrentam enquanto o mundo se pergunta que tipo de herói precisa.

Liga da Justiça (2017)

Ben Affleck in Justice League (2017)

O Batman de Ben Affleck aparece mais uma vez, e pela última vez, no filme Liga da Justiça que une os maiores personagens da DC. O uniforme usado fica menos surrado do que o visto em Batman Vs Superman, onde poucas mudanças foram feitas.

Impulsionado pela restauração de sua fé na humanidade e inspirado pelo ato altruísta do Superman, Bruce Wayne convoca sua nova aliada Diana Prince para o combate contra um inimigo ainda maior, recém-despertado. Juntos, Batman e Mulher-Maravilha buscam e recrutam com agilidade um time de meta-humanos, mas mesmo com a formação da liga de heróis sem precedentes, poderá ser tarde demais para salvar o planeta de um catastrófico ataque.

The Batman (2021)

Robert Pattinson in The Batman (2021)
Foto: Reprodução/Warner Bros

Com Matt Reeves na direção, o ator Robert Pattinson assume o manto do personagem que ganhará um novo filme nos cinemas.

O diretor liberou um teste de câmera do filme onde pudemos ver com detalhes um pouco do visual do personagem.

O longa chega em Junho de 2021.

Qual seu Batman preferido? Qual seu uniforme preferido dos cinemas? Comentem.

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales