Os Cavaleiros do Zodíaco: Saintia Shô #5 | Resenha

Dinâmico, indo direto ao ponto na história que Chimaki Kuori quer contar, este 5º volume atropela a saga das 12 casas e já nos mostra o desfecho para Saga e os Cavaleiros de Ouro, mas o bacana é que no meio de tudo isso acompanhamos a força dos cavaleiros que se mantiveram fiéis a Athena, e acreditaram na história de Saori. Os Cavaleiros de Bronze aparecem, mas ainda são as Saintia as principais, com direito a Marin, Amazona de Prata de Águia, quem traz a força para elas.

O encontro de Saori com Saga é cheio de informação, há um carinho e um ódio no cavaleiro de Gêmeos que traz mais humanidade as suas escolhas e a força que teve que colocar em cima do próprio desejo para não matar sua deusa. Aphrodite é outro que vem mostrar uma devoção imensa, mas não por Saori, ou por Saga, mas pelo poder. Quando ele fala que quem tem poder, tem força e o seguirá, mostrando que o poder de Saga é mais importante do que um título que Saori ainda não mostrou possuir.

Todas as outras informações são importantes, como Katya se oferecendo na dor para abrir os olhos dos Cavaleiros de Prata e Mayuna ver o veneno do desejo de Saga saindo de seu corpo, mas é o ataque a Academia das Saintia que traz um momentão tão complicado, que é ver o Máscara da Morte, de Câncer, matar a todas as garotas, mesmo que elas não revidassem. Foi cruel e ainda não mostrou o motivo de sua armadura aceitá-lo.

Então duas vertentes acabam surgindo, uma com a linha do tempo em que Saori vai para o Santuário com Seiya, Shun, Hyoga e Shiryu, e enquanto eles travam a batalha das 12 casas que conhecemos de cor e salteado, as Saintia acabam em uma cratera próxima ao santuário, de onde uma força do mal emana. Ao fim da batalha, mostrada aqui de forma até poética, vemos o desejo de ódio de Saga sair de seu corpo e completar a transformação de Éris, quando um ser sai de dentro dela e Shoko a chama de irmã…

Acompanhar Saintia Shô tem sido uma experiência única, pois Kuori consegue fazer um trabalho delicioso com a obra de Masami Kurumada, sabendo lidar com o legado dele não mexendo diretamente com sua história, mas contando sua própria trama, enquanto o homenageia. Além disso, o trabalho editorial da JBC segue impecável.

FICHA TÉCNICA

Título: Os Cavaleiros do Zodíaco: Saintia Shô #5
Título Original: Saint Seiya: Saintia Shô #5
Autor:
 Chimaki Kuori e Masami Kurumada (ideia original)
Editora:
 JBC
Ano:
 2017
Gênero:
 Ação, Aventura
ISBN: 978-85-457-0290-0

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.