One Punch Man #1-4 | Resenha

Já lançada 4 edições a Panini Comics trouxe em seu selo Planet Manga o hit do momento, One-Punch Man. No Japão, o mangá é lançado pela Shueisha, mesma empresa de Dragon Ball e One Piece, por exemplo, e tem argumento de ONE, que lançou o personagem na web, em 2009. Para fazer a arte do mangá, o escolhido foi Yusuke Murata, que trabalhou com ONE em Dangan Tenshi Fan Club, em 2012, e Eyeshield 21.

A história de One-Punch Man é bem o que o título diz: um homem que derrota seus inimigos com apenas um soco. Este homem é Saitama, um jovem que estava desempregado e, após salvar um garoto de ser morto por um homem caranguejo, resolve se tornar herói. Em sua jornada, Saitama fica tão forte, que derrota os monstros com apenas um soco.

O mais interessante da caminhada da personagem não é a forma como ele acaba caindo de frente com seus oponentes, mas a forma como ele fica chateado por sempre ganhar com apenas um soco, tirando completamente as emoções das lutas. Lógico que isso é problema, já que outros que se dizem mais forte vem atrás dele para derrotá-lo.

Com momentos absurdos, ONE cria um herói em desenvolvimento com total falta de noção de sua força, e mesmo quando seus inimigos querem entender como chegou a ficar daquele jeito, a inocência dele é sensacional, tornando seu segredo algo “ridículo” para eles.

Assim o melhor é a explicação dada para o tamanho poder de Saitama, fazendo personagens como Genos e seus inimigos com a cara no chão ao descobrir que tudo se baseia no fato dele TODOS OS DIAS fazer:

  • 100 flexões;
  • 100 abdominais;
  • 100 agachamentos;
  • e, correr 10km.

A agilidade de como as coisas acontecem nos volumes de One-Punch Man é o ponto vital da serie, pois as tramas acabam fluindo bem, com uma dinâmica que consegue nos entreter e querer ver mais de seus personagens. Ajuda muito o carisma e inocência de Saitama diante de todas as adversidades de seu caminho de herói. Além disso, o traço de Yusuke Murata é admirável.

FICHA TÉCNICA

Título: One-Punch Man #1-4
Autor: ONE (roteiro) e Yusuke Murata (arte)
Editora: Panini Comics – Planet Manga
Ano: 2016
Gênero: Ação, Aventura