Nova HQ de Aline Lemos, Fogo Fato, estreia em outubro no Catarse

A quadrinista Aline Lemos lança dia quatro de outubro a campanha de financiamento coletivo para publicar sua nova história em quadrinhos. Fogo Fato é uma história de ficção científica e fantasia urbana sobre o amor e a exclusão na cidade.

Comecei a escrever Fogo Fato em 2016, com a vontade de abordar conflitos atuais, como a exclusão social e a mobilidade urbana, na perspectiva da ficção científica e da fantasia. Minhas referências eram o cyberpunk feminista, o realismo mágico e principalmente o passado e presente brasileiros, temas que sempre me apaixonaram. Foi difícil realizar um projeto longo como esse, apesar de toda a paixão”, apresenta a quadrinista.

Segundo Aline o projeto de 78 páginas desenhadas em nanquim demorou mais tempo para ser executada. “Os trabalhos remunerados iam sendo priorizados, os meses se passando, e a cada convulsão política do país eu tinha certeza de que minha distopia se tornaria desatualizada. Longe de mim me considerar atualizada no Brasil de 2019, em que o ritmo das desilusões é veloz.”

A história acontece na cidade de Limiar que vive uma intensa modernização sob o governo da Autoridade Ultra Gestão & Tecnologia. Essa governança implantou o milagroso sistema de transportes Bondes. Apesar dos triunfos tecnológicos, Limiar sofre com os crescentes conflitos envolvendo a população de fantasmas que passou a povoá-la misteriosamente. Neste universo, Fogo Fato acompanha a dupla de hackers Cris e Mina, uma pessoa encarnada e sua namorada fantasma, numa investigação sobre os incêndios que atingem os cemitérios da cidade. Os segredos que encontram revelam novas formas de ver o mundo, mas também trazem perigo para todos.

Fogo Fato fala das diversas formas de existir e amar em contextos de exclusão e violência. É uma história fantástica sobre a realidade de sobreviver juntos, apesar das opressões que afetam nossas subjetividades e limitam nosso poder de atuação”, explica Aline.

A Campanha

A impressão do livro será financiada coletivamente através da plataforma Catarse, na página https://www.catarse.me/fogofato. Entre 4/10 e 10/11, será possível apoiar a campanha com valores a partir de R$15, em troca de recompensas como postais, artes originais e o próprio livro em versão digital e impressa. Caso o projeto não atinja a meta, o dinheiro dos apoiadores será devolvido.

A Autora

Aline Lemos é quadrinista natural de Belo Horizonte. Desde 2014 produz publicações independentes e realiza oficinas sobre o tema. Publicou sete fanzines e o livro Artistas Brasileiras (Editora Miguilim, 2018), vencedor do prêmio HQ MIX 2019 na categoria Homenagem.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.