A Noiva, a revolução que marcou Pernambuco e a história do Brasil

A HQ nacional A Noiva produzida pela UEON Productions acaba de receber o importante apoio de uma editora nacional: a Rico Editora. Produzida por brasileiros, para brasileiros, e com uma história brasileira, A Noiva é uma série que reconta ilustradamente sobre a Revolução Pernambucana, que ocorreu em 1817.

Livremente inspirada na obra A Noiva da Revolução, do autor Paulo Santos de Oliveira, a publicação reconta de forma poética, em letras, traços e cores, o que seria o primeiro capítulo de uma série de episódios marcantes do ciclo das revoluções em Pernambuco.

A HQ tem roteiro do dramaturgo, roteirista e diretor Eron Villar, e belíssimas ilustrações do renomado quadrinista Thony Silas – que possui desenhos para a Marvel e DC Comics no currículo. Ambos os envolvidos são pernambucanos.

Essa série é a primeira publicação da empresa UEON Productions, uma produtora de conteúdo multimídia, fundada no Recife, que promove conexão entre várias plataformas de comunicação e a linguagem contemporânea dos quadrinhos. Agora, no 4º volume, A Noiva ganha o apoio da Rico Editora, através do selo Rico Quadrinhos, voltado para incentivar a cultura das HQs no Brasil.

Nesse número, a história do quadrinho reconta como a revolução segue ganhando forças e avança para o interior de pernambuco e outros estados da região. Paraíba e Rio Grande do Norte se aliam aos patriotas, mas a poderosa Bahia se declara fiel à Coroa. No Crato, Ceará, Bárbara de Alencar e seu filho, José Martiniano, iniciam um movimento orientados pelo governo pernambucano.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.